Como trabalhar as horas na sala de aula?

Perguntado por: Valentim Mendes de Fonseca  |  Última atualização: 12. September 2024
Pontuação: 4.2/5 (43 avaliações)

Estimule os alunos a se expressarem oralmente, questione-os sobre os ponteiros do relógio, para que serve o pequeno e o grande. Após a exposição dos alunos, o professor pode falar sobre o relógio analógico, explicar sobre os ponteiros, o maior representa as horas e o menor representa os minutos.

Como ensinar as horas para os alunos?

Comece a explicação falando que o ponteiro menor é o das horas e o maior é o dos minutos. Depois mostre à criança, de preferência num relógio grande como os de parede, que a cada espaço entre um número e outro em que o maior ponteiro girar, significam cinco minutos de tempo passados.

Como trabalhar o relógio em sala de aula?

Se na sala de aula tiver algum relógio, aproveite para explorar. Compare ao relógio analógico que tem ponteiros, o digital são marcados por números. Ouça as respostas dos alunos e acrescente novos questionamentos de acordo com o conhecimento da turma. Propósito: Conhecer o relógio digital.

Qual o objetivo de ensinar as horas?

Reconhecer os sinais do tempo no dia a dia. Explorar diferentes funções dos relógios. Explorar a relação entre hora e minuto. Identificar as horas em um relógio.

Qual habilidade para trabalhar horas?

Habilidade da BNCC

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

Que horas são? - Aprender a olhar as horas - As horas e os minutos do relógio - Episódio 1

19 questões relacionadas encontradas

Qual habilidade da Bncc trabalha horas?

Habilidade da BNCC

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

Qual o objetivo de trabalhar medida de tempo?

Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário. Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

O que o professor faz na hora atividade?

A Hora Atividade é um período já pronunciado na Lei de Diretrizes e Bases – LDB, que garante ao professor tempo dentro da sua jornada de trabalho para a realização de atividades extraclasse, tais como: planejamento, organização e avaliação das atividades pedagógicas, além de estudos e atualização.

Como trabalhar medida de tempo?

Para realizar a marcação do tempo e determinar as horas, utilizamos relógios digitais ou de ponteiro. No relógio, é possível acompanhar as horas e os minutos, e, em alguns casos, também há a marcação dos segundos. Outro instrumento bastante parecido com o relógio é o cronômetro, que é utilizado em corridas.

O que colocar no objetivo de aprendizagem?

O objetivo de aprendizagem deve refletir, de forma objetiva e direta, o que se espera que os alunos sejam capazes de fazer ao final do evento. Não é possível iniciar um processo de ensino sem ter definido com clareza os objetivos de aprendizagem.

Como o professor deve trabalhar em sala de aula?

O professor deve trazer a comunidade para a sala de aula, buscando aproximar os conhecimentos comunitários dos conhecimentos acadêmicos. Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação.

Como trabalhar as horas na educação infantil?

Mas, como trabalhar as noções de tempo na escola, especificamente na Educação Infantil?
  1. Usar a rotina como aliada. ...
  2. Utilizar uma linguagem precisa. ...
  3. Tenha, em sala de aula, ferramentas que fazem referência ao tempo. ...
  4. Usar a natureza como aliada.

Como ler as horas?

O ponteiro menor é o ponteiro das horas ‍ . O ponteiro maior é o ponteiro dos minutos ‍ . Um relógio com todas as horas identificadas e marcas a cada 1 minuto. O ponteiro menor rosa aponta entre o 9 e o 10.

Como estimular os alunos em sala de aula?

Como motivar alunos desinteressados: 10 dicas práticas
  1. Estabeleça conexões significativas. ...
  2. Relacione o conteúdo com a vida real. ...
  3. Varie os métodos de ensino. ...
  4. Ofereça escolhas e autonomia. ...
  5. Desafie-os com tarefas estimulantes. ...
  6. Crie um ambiente positivo. ...
  7. Explore interesses individuais. ...
  8. Celebre o progresso.

Como transformar horas aulas em minutos?

Para transformar horas em minutos, é necessário multiplicar a quantidade de horas por 60.

Quais são as três formas de medir o tempo?

O relógio de sol, a ampulheta e o relógio são alguns instrumentos utilizados para medir-se o tempo.

Como calcular o tempo em horas?

Tomando por base a explicação acima, entende-se que para transformar minutos em horas basta dividir o valor por 60. Por exemplo, 240 minutos equivalem a 4 horas, pois 240 / 60 = 4. Já para transformar horas em minutos, basta fazer a operação contrária, ou seja, multiplicar por 60.

O que é medida de tempo Exemplos?

Existem diversas unidades de medida de tempo, por exemplo: a hora, o dia, o mês, o ano, o século. No sistema internacional de medidas a unidades de tempo é o segundo (s).

O que colocar na hora-atividade?

A hora-atividade oportuniza ao professor a condição necessária para o estudo, a discussão, a pesquisa e a publicação em educação. Esta condição é fundamental para que a construção do conhecimento em educação tenha, como ponto de partida, a realidade da sala de aula da Educação Básica.

Como deve ser cumprida a hora-atividade do professor?

A hora-atividade é o período em que o professor desempenha funções da docência, reservado a estudos, planejamento, reunião pedagógica, atendimento à comunidade escolar, preparação das aulas, avaliação dos alunos e outras correlatas, devendo ser cumprida integralmente no local do exercício.

Como professor pode trabalhar?

Outras possibilidades de trabalho para professores

É possível que o professor também atue de forma autônoma, dando aulas de reforço e aulas particulares. Além disso, também é possível optar por outra carreira além do magistério, como coordenação, supervisão e direção de escolas, instituições e colégios.

Quais são os instrumentos que servem para medir o tempo?

Page 1 of 1, 00
  • RELÓGIO ATÔMICO.
  • RELÓGIO DIGITAL.
  • RELÓGIO DE PULSO.
  • RELÓGIO DE PÊNDULO.
  • RELÓGIO DE BOLSO.
  • RELÓGIO DE ÁGUA.
  • RELÓGIO DE AREIA.
  • RELÓGIO DE SOL.

Por que organizar e medir o tempo é importante?

Uma boa gestão do tempo impacta diretamente na sua qualidade de vida. Não conseguir se organizar pode causar perda de prazos, projetos inacabados ou mal finalizados, acúmulo de demandas, queda na produtividade, estresse, noites mal dormidas, piora na qualidade dos relacionamentos.

Porque é importante medirmos o tempo?

A necessidade de contar o tempo surgiu ainda na pré-história para o atendimento às questões mais básicas de sobrevivência e, pode-se dizer, tal necessidade continua atual. Nossos afazeres, lazer, trabalho e até mesmo o sono estão atrelados à contagem de tempo para cada atividade.

Artigo anterior
Qual o valor do Auxílio Brasil para solteiro?
Artigo seguinte
É possível descontar multas do funcionário?