O que é uma reflexão ética?
Perguntado por: Érica Alícia Almeida Miranda Faria | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (46 avaliações)
A ética é uma reflexão (pensamento, filosofia, análise, crítica) sobre a moral, ou seja, sobre os costumes, as regras, os tabus, as tradições, as crenças, as convenções assim como sobre as técnologias que vigoram numa determinada sociedade (e numa determinada época).
Qual o objeto da reflexão ética?
A Ética tem por objeto o comportamento humano no interior de cada sociedade. O estudo deste comportamento com o fim de estabelecer os níveis aceitáveis que garantam a convivência pacifica dentro das sociedades e entre elas constitui o objetivo da Ética.
Qual a importância da reflexão ética?
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos.
Qual a definição para ética?
CONCEITO DE ÉTICA
A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.
Como era a reflexão ética grega?
A reflexão ética do mundo ocidental se iniciou na Grécia antiga, no século 5 a.C., quando as interpretações mitológicas do mundo e da realidade foram sendo desacreditadas e substituídas por teorias que privilegiavam as explicações naturais.
Ética e Moral: Saiba como diferenciar?? || O que é, Conceitos, Definições e Exemplos
Como era a ética na antiguidade grega?
Na Grécia Antiga, período que coincide com o século IV a.C., os filósofos gregos foram os primeiros a pensar o conceito de ética, associando a tal palavra a idéia de moral e cidadania. Precisavam de honestidade, fidelidade e harmonia entre seus cidadãos, porque suas cidades-Estado1 estavam em desenvolvimento.
Qual a principal característica da ética grega?
Em breve apresentação, a ética grega tem como objetivo, formar indivíduos apto à convivência em sociedade, bem como respeito a cultura e costume de regiões e sociedades. Tem como princípios fundamentais as normas legais da sociedade vigente, através de uma análise, mencionando extremos ali presente (bem e mal).
Qual é a principal função da ética?
Logo, a função da Ética é investigar e explicar o comportamento das pessoas ao longo de sua existência, visando a fixação de comportamentos “básicos” para diminuir o nível de conflitos morais dentro dos diversos setores da sociedade.
Qual a importância da reflexão e do debate acerca da ética?
E é neste ponto que a reflexão ética possui um papel crucial. A reflexão ética não é um exercício pontual ou isolado: quanto melhor estivermos preparados para pensar de forma imaginativa, crítica e ética, melhor preparados estaremos para enfrentar os dilemas da vida real sobre aquilo que devemos fazer.
Qual seria a contribuição da reflexão ética na contemporaneidade?
A ética supõe-se a necessidade da reflexão sobre valores sociais em meio a crise estabelecida reduzida ao individualismo e à competitividade, por isso, se torna necessário, mais do que nunca, uma preocupação com o social. ... Ademais, vivemos em uma sociedade globalizada, onde o mundo se tornou uma grande aldeia global.
Qual a importância da ética na vida pessoal e profissional?
Qual é a importância da ética profissional? A ética no ambiente profissional ajuda a garantir o bom andamento das atividades e é propícia à criação de um clima organizacional saudável e harmonioso. Desta forma, estabelece-se mais confiança entre os colaboradores, o que contribui para aumentar a produtividade.
É correto afirmar que a reflexão sobre a ética resulta em?
Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que a reflexão sobre a ética resulta em: R:valores e princípios que direcionam o agir profissional.
Qual o ponto de partida da ética?
1. “A ética toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princípios e normas. Como teoria, não se identifica com os princípios e normas de nenhuma moral em particular e tampouco pode adotar uma atitude indiferente diante delas.
O que é o senso moral?
Segundo Chauí, podemos dizer que o Senso Moral é a maneira como avaliamos nossa situação e a dos outros segundo ideias como a de justiça, injustiça, bom e mau. Trata-se dos sentimentos morais.
Qual é a importância da ética na ciência?
A ética é uma característica própria a toda ação humana, tendo como objetivo facilitar a realização das pessoas. A ciência envolve investigação e busca pela verdade. Na ciência temos a ética como suporte para não haver erros, pois a responsabilidade faz parte da ética e é fundamental no meio cientifico.
O que é ética e qual a sua função para a sociedade?
Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.
Qual a função da ética e da moral?
A finalidade da ética e da moral é muito semelhante: ambas contribuem para estabelecer as bases que guiam a conduta do homem e ensinam a melhor forma de agir e de se comportar dentro de uma sociedade.
Qual é a função da ética e da moral?
Tanto a ética quanto a moral são responsáveis por construir os alicerces que vão nortear a conduta do homem, definindo seu caráter e virtudes, e ensinar como ele poderá se comportar em sociedade.
Qual é a base da ética grega?
O modelo ético apresentado por Aristóteles parte do principio de que todas as ações humanas tendem a um fim, isto é, à realização de um bem especifico; mas cada fim particular e cada bem especifico estão em relação com um fim ultimo e com um bem supremo, que é a felicidade.
Quais são as concepções éticas para os gregos?
Ética Platônica: A ética, segundo Platão ( filósofo e matemático da Grécia antiga, Atenas, 348/347 a.C) deve ter por base a idéia da ordem ou da justa proporção que consiste em equilibrar elementos diversos que desemboquem no mesmo fim.
Quais os dois aspectos que constituem a ética grega?
Para designar o primeiro aspecto, Aristóteles fala de justiça distributiva, reservando ao segundo o termo justiça corretiva.
Como era a ética antigamente?
Pregavam uma vida simples, em busca da felicidade ,para isso desapegavam-se dos bens materiais, prazeres, comodidades e convenções sociais. O fim último do ser humano consiste em promover sua essência racional. É agir corretamente, praticando o meio-termo entre o excesso e a falta.
O que os filósofos antigos pensavam sobre a ética?
Dissociando o homem da sociedade, os estoicos pensavam na ética como um autocontrole individual com aceitação em relação ao que acontece e com a noção de amor ao destino. Tudo faria parte dos planos de uma razão universal. A consequência do agir, segundo esses princípios, seria a imperturbabilidade da alma.
Que filósofo presenciou a decadência de sua cidade natal na Guerra do Peloponeso?
O filósofo Thomas Hobbes, de O Leviatã, traduziu A História da Guerra do Peloponeso para o inglês em 1628.
Quais as condições necessárias para que sejamos uma pessoa ética?
O sujeito ético ou moral, isto é, a pessoa, só pode existir se preencher as seguintes condições: - ser consciente de si e dos outros, isto é, ser capaz de reflexão e de reconhecer a existência dos outros como sujeitos éticos iguais a ele; - ser dotado de vontade, isto é, de capacidade para controlar e orientar desejos, ...
Qual a diferença entre doença mental e deficiência mental?
Como acessar o menu de testes do Android?