Como solicitar efeito suspensivo de multa de trânsito?

Perguntado por: Laura Íris Jesus  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

Existem três formas: a primeira é recorrendo a uma defesa prévia num período de 15 a 30 dias antes da definição da multa. Caso não obtenha sucesso, deve-se entrar com um recurso em 1ª instância ao JARI. Em segunda instância, pode-se recorrer ao CETRAN (apenas se já tiver sido feita uma defesa preliminar ao JARI).

Como solicitar o efeito suspensivo?

Conforme o já citado art. 285, § 3° do CTB, se o recurso não for julgado em 30 dias, a autoridade que impôs a penalidade, por meio de ofício, ou por solicitação do recorrente, poderá conceder o efeito suspensivo. Veja, portanto, que o próprio condutor autuado poderá solicitar o efeito suspensivo ao formular sua defesa.

Quanto tempo uma multa pode ficar em efeito suspensivo?

Note que o § 3º deste artigo do CTB diz que poderá ser concedido efeito suspensivo ao recurso que não for julgado no prazo de 30 dias, o quer dizer que a penalidade fica suspensa até a decisão definitiva do mesmo.

Como suspender multa?

Pessoa física:
  1. requerimento de defesa ou recurso,
  2. cópia da notificação de autuação, da notificação da penalidade quando necessário, do auto de infração,
  3. documento que conste placa e o número do auto de infração de trânsito.
  4. Cópia da CNH ou de outro documento de identificação que comprove a assinatura do requerente.

O que significa efeito suspensivo em multa de trânsito?

Isso significa que, enquanto o recurso não for julgado pela autoridade de trânsito, a multa não vai gerar efeitos práticos, como a pontuação da infração na habilitação do condutor.

MULTA DE TRÂNSITO: Como solicitar o efeito suspensivo, após entrar com o recurso?

36 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer com efeito suspensivo?

Significa que foi recebido um recurso e a decisão proferida anteriormente não terá efeito até que ocorra o novo julgamento.

Como saber se a multa está suspensa?

Para começar, veja quais são os cinco passos básicos para isso:
  1. Tenha em mãos os documentos do carro e a CNH;
  2. Tenha um computador conectado à internet;
  3. Acesse o site do Detran do seu estado;
  4. Acesse a área do site reservada para consulta de multas;
  5. Digite as informações solicitadas, como placa e Renavam.

O que alegar em defesa de multa de trânsito?

IV- DEFESA DE AUTUAÇÃO E RECURSO, O QUE ALEGAR? É importante frisar que seja na defesa de autuação, seja no recurso, você se arma de um escudo contra o ataque do inimigo (Estado), onde suas alegações vão se basear no ataque utilizado pela Autoridade de Trânsito ou órgão julgador (JARI).

Como recorrer multa de 2 anos atrás?

O condutor autuado também possui um prazo para envio de sua defesa, normalmente entre 15 e 30 dias, para que o pedido de reconsideração acerca do caso seja direcionado à competência pertinente. É muito importante respeitar esse prazo, para que, da mesma forma, a possibilidade de recorrer não seja perdida.

Como provar que não estava no local da multa?

Para comprovar a impossibilidade da infração, é possível anexar documentos que a comprovem, como uma declaração do trabalho de que você não estava no local da infração naquele horário ou um recibo de pedágio de outro lugar no momento em que se registrou a infração.

Quanto tempo tem que ser julgado o recurso de uma multa?

Nos termos do artigo 285 e 288 do CTB, a autoridade de trânsito terá o prazo de 30 (trinta) dias, sem prorrogações, para julgar os recursos administrativos remetidos à JARI ou CETRAN.

Quanto tempo leva para sair a multa do sistema?

O prazo para que a multa seja quitada e atualizada no sistema é de até 15 dias úteis após a confirmação do pagamento.

Quanto tempo para recurso de multa?

Prazos para recursos

Ainda conforme a legislação brasileira, na notificação de autuação, deverá constar o prazo para apresentação de defesa prévia, que não será inferior a 30 dias, contado da data de expedição da notificação.

Como recorrer de multas antigas que chegaram agora?

O recurso pode ser fito através do preenchimento de um formulário de recurso. Dependendo do DETRAN e da Agência Municipal esse formulário pode ser encontrado pela internet. Você deve, então, redigir sua defesa, explicando da melhor forma possível a causa da multa.

Como recorrer uma multa que chegou um ano depois?

Caso o órgão autuador recuse a defesa prévia, pode-se recorrer ao recurso em primeira instância. Isso só pode ser feito após o recebimento da notificação de penalidade, segunda carta enviada ao motorista. Na notificação, que já vem com o boleto de pagamento da multa, deve constar o prazo para entrar com tal recurso.

Como pedir baixa de multa prescrita?

Como fazer?
  1. Reunir seguinte documentação: Ficha de Requerimento de Prescrição de Multa de Trânsito impressa, preenchida e assinada; cópia da notificação, frente e verso, ou documento equivalente; ...
  2. Protocolizar documentação no canal informado.
  3. Aguardar resultado.

Qual argumento usar para recorrer uma multa?

É nessa etapa que você deve explicar porque a multa que recebeu é injusta e não faz sentido. O principal argumento utilizado para recorrer, é que houve um erro formal, por parte do agente que aplicou a autuação, por exemplo. Um outro exemplo bem comum é que todos os radares devem ser checados em um período de 12 meses.

Quais os melhores argumentos para recorrer de multas?

O terceiro argumento para recorrer de multas de trânsito geralmente é o mais comum de acontecer. Trata-se de verificar a consistência do Auto de Infração de trânsito quando o órgão autuador não o faz, ou deixa de arquivar a multa por falta de algum requisito formal.

Como fazer um Termo de defesa?

Modelo para apresentação de defesa
  1. A defesa deverá ser redigida, preferencialmente, à máquina ou no computador, com margem;
  2. Em caso de defesa manuscrita, a mesma deverá ser feita com letra legível conforme modelo acima;
  3. Fazer em 02 (duas) vias;
  4. Datar e assinar;

Como ficou as multas de trânsito na pandemia?

O órgão informou que, durante a pandemia, foram represadas 17 milhões de multas na capital, aproximadamente.

O que significa multa suspensa ou cancelada?

As multas de trânsito são, geralmente, anuladas quando possuem erros formais no Auto de Infração ou na Notificação de Autuação que foi enviada ao motorista. Além disso, erros de cunho processual também incitam a anulação da multa, portanto, mesmo que você tenha cometido a infração, a multa pode ser recorrida e anulada.

O que significa agravo de instrumento com pedido de efeito suspensivo?

O efeito suspensivo é uma exceção em casos de agravo de instrumento, conforme o art. 995, caput, Novo CPC. Portanto, no efeito suspensivo, se paralisa uma decisão positiva. ... Alguns, entretanto, chegam a defender a ideia de o agravante obter uma liminar com fundamento no artigo 311 do CPC/2015, ou seja, de evidência.

O que acontece se a multa não cair em 30 dias?

O art. 281 do CTB, no inciso II do seu parágrafo único, determina que o auto de infração seja cancelado se a notificação de autuação não for enviada em até 30 dias. ... O § 3º do artigo em questão reforça que, caso esse prazo seja desrespeitado, o auto de infração deve ser arquivado.

Como saber se a multa foi paga?

O site da Polícia Rodoviária Federal (portal.prf.gov.br) disponibiliza a consulta de multas de infrações cometidas em rodovias federais, as BRs. Para isso, você deve selecionar a opção "Multas" e, depois, "Consultas e pagamentos de multas". A seguir, você deve fornecer a placa e o número do chassi e/ou RENAVAM.

Quanto tempo a JARI tem para responder um recurso?

É de conhecimento de todos que a JARI tem 30 dias para julgar o recurso a ela remetido. Isso é fato e é a previsão do artigo 285 do CTB: Art.

Artigo anterior
O que é retroatividade da norma jurídica?
Artigo seguinte
Como ocorre a formação do leite desde a sua origem?