Qual a função do Fusistor?

Perguntado por: Gonçalo Ivo Soares de Rocha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

O fusistor é um componente eletrônico destinado a proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas de corrente.

Quais os tipos de Fusistor?

Alguns deles são descritos abaixo: Resistores de fusível - Os resistores de fusível podem ser de composição de carbono, filme de metal, filme de óxido de metal, fio enrolado ou tipo de filme fino. Eles atuam como um resistor e também como um fusível. Eles têm uma classificação de tensão nominal na qual derretem.

Como funciona o pico fusivel?

Os Fusistores mais atuais, chamados de Pico-Fusível ou Chip-Fusível, tem um funcionamento diferente: o excesso de corrente é transformado em energia térmica e ou luz, depende do modelo e da aplicação também!

Como funciona Fusivel de vidro?

O fusível de vidro é descrito como um cilindro vazio, exceto pela existência do elo fusível. Eles são empregados na proteção contra sobrecorrentes e curtos-circuitos em circuitos eletrônicos, filtros de linha, estabilizadores de tensão, no-breaks e porta fusíveis veiculares.

Qual a função do varistor quando a tensão da rede está correta?

O varistor tem como sua principal característica oferecer uma alta resistência quando ele não está na sua tensão de operação, e oferecendo uma baixa resistência quando a sua tensão de operação é excedida.

O que é fusistor? Como funciona? Pico fusível

39 questões relacionadas encontradas

O que é fusível Resetavel?

Também são designados por fusíveis rearmáveis ou ressetáveis ou rearmáveis. no sentido de que, uma vez que a sobrecorrente desapareça eles voltam a condição normal de funciomamento.

Como medir a resistência de um fusível?

Gire o seletor até a marca de ? (ohms) para medir resistência elétrica, junte as ponteiras positivas e negativas e observe o visor. O resultado dessa medida deve ser parecido com o que você observará ao testar o fusível. Coloque uma ponteira em cada extremidade do fusível e observe o visor do multímetro.

Como saber se o fusível queimou?

Um fusível queimado mostrará uma resistência muito alta (infinito). Para medir a resistência de qualquer componente elétrico, ele deve ser desconectado do circuito elétrico. Você não pode medir a resistência enquanto o componente estiver conectado ou ligado.

O que acontece se colocar fusível errado?

Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro. Um fusível não pode ser adaptado.

Qual a função de um varistor no circuito?

Os VDRs são geralmente utilizados como elemento de proteção contra transientes de tensão em circuitos, tal como em filtros de linha. Montados em paralelo com o circuito que se deseja proteger, impedem que surtos de pequena duração os atinjam, por apresentarem uma característica de "limitador de tensão".

Qual a função do varistor em uma placa?

Como citado um uso muito comum do varistor é a proteção de um circuito eletrônico por sobre tensão, o jeito de fazer isso é usar o varistor para interromper o funcionamento do circuito quando a tensão aumenta.

Qual a diferença entre um varistor e um termistor?

Fosse termistor, NTC ou PTC, teria um resistência baixa, bem baixa, da ordem de 1 a 10.000 Ohms na maioria dos casos. Resistência elevada é típico de varistores, o label é típico de varistor também.. Sabe daquele ditado.. Tem aparência de megda, tem cheiro de megda, tem gosto de megda...

Como funciona um varistor de óxido metalico?

O funcionamento de um varistor consiste na síntese do óxido de zinco com os aditivos de óxido metálico, ocasionando um fenômeno denominado de efeito-varistor. ... Em geral, os varistores funcionam como uma resistência elétrica. A tensão dos varistores se modifica e não varia com a tensão aplicada.

Como saber se um resistor está aberto?

Mesmo sem saber como o resistor está ligado, podemos fazer algumas análises. – Se o valor medido no multímetro for próximo ao valor do resistor, o resistor está ok. – Se o valor medido no multímetro for maior que o valor do resistor, o resistor está aberto, ou com mau contato.

Como especificar um varistor?

Os varistores são especificados através da sua corrente nominal de surto e da sua corrente máxima de surto. Enquanto o varistor pode conduzir vinte vezes a corrente nominal, ele pode conduzir apenas duas vezes a corrente máxima.

Como saber o valor de um varistor?

No circuito o cálculo é simples: calcula-se o cicuito unifilar e coloca-se o varistor é um circuito de proteção, então calcula-se o cicuito para se aplicar o varistor.

Como usar o multímetro para medir fusível?

Ligue o multímetro e ajuste-o na configuração adequada.

Gire o seletor até a marca de Ω (ohms) para medir resistência elétrica. Antes de começar o teste, junte as ponteiras positivas e negativas e observe o visor. O resultado dessa medida deve ser parecido com o que você observará ao testar o fusível.

Como testar fusível térmico com multímetro digital?

Toque as pontas do multímetro em cada lado do fusível térmico do aparelho e observe a reação da agulha. Se ela se mover sobre o "0", o fusível térmico ainda está conduzindo electricidade para os mecanismos de aquecimento do aparelho e não necessita ser substituído.

Tem problema colocar um fusível de amperagem maior?

Mais o que pensei é... usar um fusível de amperagem maior em um menor talvez seja mais uma garantia a sobrecargas...o que realmente naum pode é usar um de amperagem menor e um maior.

O que causa a queima de um fusível?

O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.

Artigo anterior
Quanto tempo dura o curso de finanças?
Artigo seguinte
Quais são os elementos que excluem o dever de indenizar?