O que é fonte da história?

Perguntado por: Miguel Marques  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.

Quais são as fontes da história?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Como se dá o trabalho com as fontes históricas?

O trabalho com fontes históricas em sala de aula requer cuidados, pois todo documento histórico expressou uma versão de um determinado fato ou momento. Para utilizar boas metodologias, o professor precisa construir um roteiro de análise para os alunos.

Quais são as seis fontes históricas?

Fontes como mapas, pergaminhos, jornais, cartas, diários, objetos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas, ossos humanos e de animais, e ainda fontes advindas de lendas e contos antigos trazidos pela tradição oral foram deixadas pelo mundo todo e encontrá-las faz parte de um processo grandioso, no qual ...

Quais são os 4 tipos de fontes históricas?

José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

FONTES HISTÓRICAS

25 questões relacionadas encontradas

O que são fontes históricas e quais são seus tipos?

“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.

O que é uma fonte histórica como podemos estudar história com isso?

Fontes históricas são documentos ou vestígios materiais ou imateriais produzidos pelos seres humanos ao longo do tempo e indispensáveis para o historiador estudar o passado. As fontes históricas são registros do passado e utilizadas pelos historiadores para compreendê-lo.

Que tipo de fonte você produz quando faz um vídeo?

Os vídeos como fonte podem ser entendidos como fontes primárias ou secundárias, por exemplo, um vídeo documentário faz uso de fontes primárias mas é uma fonte secundária, pois pretende retratar algo do passado.

O que é uma fonte iconográfica?

É uma forma de linguagem visual que utiliza imagens para representar determinado tema. São imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade e outros, sempre importantes como fontes históricas informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidos. ...

Quais são os três tipos de fontes históricas?

Fontes escritas: certidões, documentos, livros, cartas, diários, jornais, mapas, entre outros. Fontes visuais: pinturas, fotografias, gravuras, filmes, entre outros. Fontes orais: entrevistas, gravações, depoimentos orais, canções, entre outros.

O que são as fontes orais?

A fonte oral, por alguns estudiosos, é mais do que história oral. Meihy (2007, p. 13) a define como o registro de qualquer recurso que guarda vestígios de manifestações da oralidade humana; entrevistas, gravações musicais, ou, de modo geral, tudo que é gravado e preservado e constitui um documento oral.

Quais são as fontes visuais?

São imagens, fotografias, artes, publicidades e outros, de grande importância para a história de determinada época. Esses anúncios foram fontes visuais para as pessoas daquela época.

O que é iconografia exemplos?

O termo iconografia nos remete portanto a todas as imagens que irão compor a carreira de um artista, por exemplo, ou ao conjunto de obras, sejam elas escultura, cinema, pintura, fotografia, xilogravura e etc., que integraram determinado período artístico. ... Essas imagens e desenhos são a sua iconografia.

Quais são os exemplos de fontes escritas?

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

O que são fontes materiais exemplos?

fontes materiais: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos, etc. fontes imateriais: tradicões, costumes, ritos, lendas e folclore.

Que tipo de fonte você produz quando escreve um texto?

As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano. Os historiadores entendem atualmente que tudo que é produzido pelo ser humano pode ser considerado uma fonte histórica, portanto, não só o texto escrito deve ser entendido como tal.

Que tipo de fonte é essa?

WhatTheFont é o nome de uma das ferramentas que identifica mais facilmente a fonte usada em determinado texto. Tudo o que você precisa é fazer um screenshot do trecho que contém o tipo de letra que precisa ser identificada e deixar que o WhatTheFont faça o resto.

Como o historiador pode utilizar a memória como fonte?

Isso porque, segundo Marieta Ferreira, é possível trabalhar com a memória a partir de monumentos, literatura e outros documentos: "Muitos historiadores dos Annales, embora se propusessem a trabalhar com a 'História dos homens comuns', ainda viam com muita desconfiança o trabalho com testemunhos", afirma.

O que são exemplos de fontes orais?

Alguns exemplos de fontes orais são:
  • Lendas.
  • Mitos.
  • Relatos.
  • Documentários.
  • Entrevistas.
  • Discursos.

Porque é preciso guardar as fontes históricas de maneira correta?

A preocupação com a preservação dos arquivos cresce consideravelmente em virtude da necessidade de salvaguardar a memória, instrumento primordial para o historiador. Os arquivos são espaços para busca de fontes e construção da narrativa historiográfica contribuindo também para vários campos científicos.

O que é uma linguagem iconográfica?

A Linguagem iconográfica/iconografia é um substantivo feminino da língua portuguesa e define o estudo dos assuntos representados por imagens artísticas, obras de arte, relacionando com as suas fontes e significados.

O que são símbolos iconográficos?

Trata-se da análise e interpretação de imagens, símbolos e atributos presentes em obras de arte.

O que é uma análise iconográfica?

A segunda fase do método iconológico é a análise iconográfica. Com ela podemos entender os temas abordados na imagem analisada a partir do entendimento das convenções que envolvem determinados símbolos, das narrativas sobre as imagens e das alegorias que a imagem pode apresentar.

Quando a fonte visual foi produzida?

Muitos apontam a importância das fontes visuais a partir dos anos 1960, e mesmo antes, fundamentando-se na ampliação da noção já agora consolidada de documento, em História e, portanto, na abertura de novos horizontes documentais.

O que é documento oral e visual?

Escritas: cartas, livros, bilhetes, revistas e jornais. Visuais: desenhos, álbuns, pinturas, pinturas rupestres e imagens. Orais: entrevistas, jornais na TV, documentários, filmes, séries. Cultura material: diversos objetos, habitação, artesanato, máquinas, roupas.

Artigo anterior
O que é a precipitação?
Artigo seguinte
Qual a primeira ultrassom da gestante?