O que é a prospecção comercial?
Perguntado por: Gustavo Melo de Neves | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (73 avaliações)
Prospecção é a etapa inicial do processo de vendas, na qual o objetivo é encontrar e qualificar potenciais clientes para a abordagem comercial.
O que é uma ação de prospecção?
A prospecção, de uma forma simples, significa ir atrás do seu potencial cliente (o chamado prospect). Definimos como potencial cliente aquele que possui características similares aos seus clientes com maior resultado e/ou possuem uma dor que a sua solução consegue resolver.
Como funciona a prospecção de clientes?
Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. Sim, o objetivo final é fazer uma venda, é claro.
Qual o principal objetivo da prospecção?
A prospecção é a parte inicial de qualquer processo de vendas. Nela, busca-se identificar pessoas ou empresas com o perfil que se deseja e depois qualificá-las para uma abordagem comercial.
Por que prospectar?
A prospecção ajuda a ampliar a base de leads da empresa, gerando um valioso banco de dados que poderá ser utilizado em ações e campanhas futuras. Pode acontecer de o contato iniciado não gerar venda, mas o atendimento ter sido tão bom que o prospect indique sua empresa para sua rede de contatos.
Checklist da Prospecção
Qual a importância de prospectar novos clientes?
Para quem ainda não sabe, prospectar clientes é uma das etapas de venda essenciais para manter a competitividade e a sobrevivência no mercado. Esse processo envolve técnicas para impactar diretamente no fechamento de novos contratos, por isso, deve ser visto como prioridade por qualquer negócio que vise ao crescimento.
Como fazer a prospecção de clientes?
- Ofereça o seu produto a quem precisa. ...
- Não misture as tarefas. ...
- Peça indicações aos clientes atuais. ...
- Olhe para o seu portfólio. ...
- Esteja on-line. ...
- Conheça o cliente. ...
- Visite feiras e convenções. ...
- Ajuste o foco.
Quem faz a prospecção de clientes?
Nas empresas que possuem essa divisão, a prospecção de clientes costuma ficar a cargo da área de pré-vendas — que conta com SDRs, ou Sales Development Representatives.
Quais são os tipos de prospecção?
- Outbound. O modelo Outbound é a forma tradicional de prospectar clientes. ...
- Inbound. Entre os tipos de prospecção atuais, o Inbound é o que está ganhando mais destaque atualmente. ...
- Referral Marketing. ...
- Canais.
O que é a prospecção de clientes?
Geralmente, no mundo do empreendedorismo, a prospecção aparece quando o assunto é clientes e serviços. Usando a definição, uma empresa está fazendo uma prospecção de clientes quando ela quer se tornar mais visível para conseguir realizar serviços, mas ao mesmo tempo procura para quem trabalhar.
O que é prospecção de alunos?
Como o próprio nome sugere, a prospecção de novos alunos consiste na elaboração de estratégias de Marketing e Vendas realizadas pelas instituições de ensino para promover a atração de potenciais alunos e, posteriormente, convertê-los em matriculados.
O que é prospecção ativa e passiva?
Em poucas palavras, na prospecção ativa, você chega até o potencial cliente sem que ele tenha solicitado um contato ou fornecido seus dados. Por outro lado, na prospecção passiva, o lead entra em contato com a sua organização ou fornece seus dados de forma espontânea, por conta própria.
Qual a diferença entre prospecção ativa e passiva?
Enquanto na prospecção ativa o cliente entra no funil por iniciativa do vendedor, na passiva a decisão é do consumidor. Nesse último caso, o benefício é que a pessoa passa por cada uma dessas etapas, muitas vezes, sem perceber e ela mesma se convence a comprar.
O que é prospecção outbound?
A prospecção Outbound já é uma velha conhecida dos vendedores. Ela nada mais é do que a tradicional venda proativa, em que o vendedor aborda um potencial cliente a partir de um contato frio, por telefone, email ou outro meio de comunicação.
Qual o principal canal ou forma de prospectar clientes?
Além do e-mail e telefone, podem ser incluídos WhatsApp, LinkedIn, e até mesmo social point( Instagram ou o Facebook). Mas é claro, não é possível abusar dessa disponibilidade, por isso utilize apenas as redes que fazem sentido real para sua empresa e para o público-alvo.
Como encontrar empresas para prospectar?
- Estude os clientes consolidados para definir qual o perfil do cliente ideal. ...
- Segmente seus clientes por meio de um bom trabalho com CRM e gestão de relacionamento com o cliente. ...
- Faça uma lista de empresas que se encaixam em seu perfil de cliente ideal.
Como fazer para captar clientes?
- Defina sua personas.
- Crie ações de marketing para cada etapa do funil de vendas.
- Use múltiplos canais de contato e vendas.
- Use as mídias sociais para pesquisar prospects.
- Estabeleça uma conversa personalizada.
- Monte uma boa proposta comercial.
Como começar a prospectar clientes?
- Estude mais uma vez seus produtos e serviços. É claro que como vendedor você conhece seus produtos. ...
- Estude (sim, de novo!) o mercado. ...
- Trace o perfil do cliente ideal. ...
- Hora de achar clientes novos! ...
- Planeje e estipule metas de como prospectar novos clientes e obter resultados.
Como fazer prospecção de clientes pela internet?
- Faça um planejamento. ...
- Foque em Inbound Marketing. ...
- Defina sua persona. ...
- Entenda sobre os produtos da empresa. ...
- Tenha metas definidas. ...
- Crie relacionamento com os contatos. ...
- Persista — mas respeite o momento do cliente. ...
- Peça indicações para seus atuais clientes.
Como fazer prospecção ativa?
- Defina um perfil do cliente ideal para prospectar. ...
- Mapeie os canais de comunicação em que os clientes estão. ...
- Produza conteúdo relevante aos clientes. ...
- Crie relação antes de fazer proposta comercial. ...
- Determine uma rotina de prospecção. ...
- Peça indicações aos clientes atuais.
O que é prospectar clientes para o departamento de marketing?
Prospectar clientes consiste em entrar em contato com consumidores em potencial. Os vendedores fazem ligações para os Leads que possuem mais qualidade e potencial de fechamento — aqueles que estão mais prontos para receberem uma oferta comercial.
O que os gatilhos mentais influenciam na venda?
Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas. ... Esses gatilhos mentais embasam muitas estratégias de marketing e vendas que você vê por aí.
O que que é ativa e passiva?
Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.
Quando prospecção ativa é mais indicado para uma empresa?
A prospecção ativa é mais recomendada para empresas que ainda não possuem um grande número de clientes e são novas no mercado. Isso porque, como já informado anteriormente, ela consegue resultados expressivos de forma bem mais rápida.
Como melhorar a prospecção passiva?
As melhores estratégias de prospecção passiva para se usar nos dias atuais. Tendo em vista a facilidade com que se pode divulgar um negócio na internet, a melhor maneira de prospectar clientes passivamente é investindo em canais digitais. O principal deles é o site, pois ele é a sua vitrine online.
O que é cedente fiduciante?
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