Como se escreve comunico lhe?

Perguntado por: Lisandro Enzo Almeida de Cardoso  |  Última atualização: 4. August 2024
Pontuação: 4.8/5 (11 avaliações)

comunico-lhe
  1. verbo transitivo.
  2. verbo intransitivo.
  3. verbo pronominal.

É correto escrever Informo lhe?

A forma informo-lheé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de informar] . Conjugação:regular. Particípio:regular.

Quando se usa o lhe ou te?

Embora a ideia não seja fazer um trocadilho, a curta leva em conta a culta, ou melhor, a norma culta. Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

Quando usar Informar-lhes?

No caso em questão, o objeto direto é a pessoa ("informá-lo"), logo a informação está no indireto, que requer a preposição inicial ("de que a apuração seguirá..."). Caso se optasse pela outra construção, teríamos "para informar-lhes (objeto indireto) que a apuração seguirá (objeto direto, sem preposição)...".

Foi-lhe está certo?

A forma foi-lhepode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

AFINAL, O QUE É INTUIÇÃO? | Madrugada com Deus

32 questões relacionadas encontradas

O que quer dizer a palavra lhe?

1. Pronome pessoal de complemento indirecto correspondente à terceira pessoa gramatical, em substituição de complementos regidos pela preposição a; a ele, a ela, a você, ao senhor, à senhora (ex.: o carteiro ainda não lhe entregou a encomenda; vou telefonar-lhes hoje; você sabe que eu já lhe paguei tudo o que devia).

Pode usar lhe no começo da frase?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo):

O que pode substituir o pronome lhe?

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais."

Como usar o verbo informar?

O verbo informar é transitivo direto e indireto. Você pode informar alguma coisa (OD) a alguém (OI) ou informar alguém (OD) de alguma coisa (OI). Construir a frase com dois objetos indiretos é considerado erro: “Venho informar aos senhores associados (OI) das novas alterações estatutárias (OI).”

Quando o lhe vem antes ou depois do verbo?

a) Se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Exemplos: Devo esclarecer-lhe o ocorrido/ Devo-lhe esclarecer o ocorrido.

Qual é a classificação do pronome lhe?

Objeto indireto

O pronome lhe, foi originado do dativo latino que tem uma espécie de função paralela à do complemento indireto do português.

Estou te ou lhe enviando?

Estou te enviando é a forma correta.

Te é um pronome da segunda pessoa do singular, e o pronome "lhe" é terceira pessoa, e a frase está em segunda pessoa.

Como se escreve a palavra informá lá?

«Quero informá-la de que, a partir de...» é a forma correta. O verbo informar, como transitivo direto e indireto, ou seja, com o sentido de comunicar algo a alguém, implica o uso das preposições de ou sobre — «GN (grupo nominal) [Suj.] V (verbo) GN [complemento direto] GP (de, sobre) [compl.

Quem informa informa a ou ao?

Quem informa, informa alguém (OD) de alguma coisa (OI). Ou, quem informa, informa a alguém (OI) alguma coisa (OD). Outro exemplo: Informo aos senhores as novas normas do banco.

Pode usar lhe?

O “lhe” refere-se a pessoas e pode ser usado tanto no gênero feminino, quanto no masculino, contudo, como já explicitado, não exerce função de objeto direto e sim de objeto indireto.

Quais verbos não aceitam o pronome lhe?

Alguns VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS que exigem a preposição A não admitem o uso dos pronomes LHE, LHES. Só poderemos usar A ELE, A ELA, A ELES, A ELAS. Eis os verbos: ASPIRAR, VISAR, ASSISTIR (no sentido de estar presente, ver), aludir (fazer alusão, referir-se), referir-se e anuir (dar consentimento, aprovação).

Quando o pronome lhe é adjunto adnominal?

Adjunto adnominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de alguém). Exemplo: Roubaram-me as chaves. Complemento nominal: me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando complementarem o sentido de adjetivos, advérbios ou substantivos abstratos.

Quando usar o pronome oblíquo antes ou depois do verbo?

Se não tiver palavra atrativa que exija a próclise, o pronome oblíquo deverá usado depois do verbo auxiliar, nunca após o verbo principal no particípio. Tinham-me dito que você não era de confiança. Eu tinha-lhe falado sobre esse assunto.

O que atrai o pronome oblíquo?

→ Preposições

As preposições também atraem o pronome oblíquo para perto de si. Exemplos: “Até nos comentaram a respeito desse caso!” “Depois mandarei mensagem para lhes dar notícias.”

É correto dizer Desejo-te?

A forma desejo-tepode ser [masculino singular de desejo] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de desejar] . Conjugação:regular. Particípio:regular.

O que quer dizer Desejo-lhe?

Palavras relacionadas

1. Acto de desejar ou de se desejar. 2. Coisa que se deseja; coisa que se quer ter, conseguir, alcançar, etc.

Quando o pronome lhe têm valor possessivo?

O emprego do pronome “lhe” em “revigoram-lhe o lastro” imprime a esse pronome valor de possessivo, pois equivale a “revigoram seu lastro” ou, de outro modo, “revigoram o lastro da literatura”.

Artigo anterior
Quais foram as características do breve governo de Jânio Quadros em 1961?
Artigo seguinte
Em que tipo de situações é cabível a produção antecipada de provas?