O que é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços?

Perguntado por: Isaac Pires de Anjos  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (37 avaliações)

Contrato é obrigatório? (
Nos casos de concorrência, tomada de preço, dispensas de licitação e inexigibilidades é obrigatório o termo de contrato. Nos demais casos, podem ser usados outros instrumentos, como nota de empenho de despesa ou ordem de execução de serviço, carta-contrato, autorização de compra.

Quais os requisitos para que o licitante participe de uma tomada de preços?

(Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93). Assim, poderão participar de licitações na modalidade tomada de preços, aqueles que já estiverem cadastrados ou, os não cadastrados, desde que atendam às condições necessárias de cadastramento até três dias corridos antes da data marcada para o recebimento de todas as propostas.

Qual a diferença entre tomada de preços e concorrência?

Tomada de Preços:

É uma modalidade mais ágil que a concorrência e possui ampla publicidade. Essa modalidade pode ser utilizada para contratos de até R$ 3.300.000,00, no caso de obras e serviços de engenharia e para os demais casos, no limite de até R$ 1.430.000,00.

Quando o instrumento de contrato é obrigatório?

O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais ...

Quando se usa tomada de preços?

A modalidade de licitação por tomada de preço é utilizada para contratações de médio valor: 1,5 milhão de reais para serviços de engenharia e até 650 mil para compras e serviços de outras naturezas.

Episódio 10 - A Tomada de Preços | Série Licitações

36 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre concorrência tomada de preço e convite?

Assim consta no art. 23, § 4º quando diz que “nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência”. Portanto, entende-se que a concorrência substitui todas as outras modalidades, ao passo em que a tomada de preços abrange apenas o convite.

Quando utilizar a modalidade concorrência?

Via de regra, a Concorrência também é utilizada (independentemente do valor do contrato) nas seguintes situações:
  1. Compra de imóveis;
  2. Alienação de imóveis público;
  3. Concessão de direito real de uso;
  4. Licitações internacionais;
  5. Celebração de contratos de concessão de serviços públicos;

O que é um instrumento de contrato?

Assim, contrato é o rótulo que traduz o negócio jurídico que decorre do acordo de vontades; instrumento de contrato é o documento que materializa o acordo. Com efeito, sob o ponto de vista jurídico, na contratação pública, materializam o acordo o edital e a proposta vencedora, e não o termo de contrato.

Quando não for obrigatório o instrumento do contrato pode ser substituído dentre outros documentos pela nota de empenho de despesa?

Quando não for obrigatório, o instrumento do contrato pode ser substituído, dentre outros documentos, pela nota de empenho de despesa. A ordem de execução de serviço não é instrumento hábil a substituir o instrumento do contrato, mesmo quando este não seja obrigatório.

Quando é permitida a subcontratação?

Em princípio, a subcontratação é proibida, sendo até motivo para rescisão contratual conforme disposto no artigo 78, inciso VI, da Lei 8.666/93. No entanto, pode ser permitida, desde que tenha previsão no edital e/ou contrato.

O que é a tomada de preços?

O conceito legal de tomada de preços informa que: “é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação”.

O que é a licitação por concorrência?

Concorrência, conforme definição legal, é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto (art. 22, § 1º, Lei 8.666/93).

São modalidades de licitação concorrência tomada de preços e menor preço?

Com características próprias e únicas, as modalidades são classificadas em seis tipos, entre elas: concorrência, convite, tomada de preço, concurso, pregão e leilão, descritas de acordo com a Lei 8.666/1993. Deve-se levar em conta dois critérios antes de escolher a modalidade.

Como montar um processo de tomada de preço?

Passos: Publicação do edital; Habilitação; Classificação e julgamento das Propostas; Homologação e Adjudicação. Uma vez aprovado o edital pelo setor jurídico, o setor de licitação deverá marcar o dia e hora da sessão pública que acontecerá a tomada de preços para publicar em jornal de grande circulação.

Quem assina o edital de tomada de preços?

Quem é responsável por elaborar o edital de licitação? A Lei nº 8.666/1993, em seu art. 40, §1º, afirma que a autoridade competente deverá assinar o edital, ato, que por si só, implica responsabilização deste pelas cláusulas nele incluídas, ainda que esta não o tenha redigido.

O que é registro de preços na licitação?

O Sistema de Registro de Preços é um procedimento licitatório que serve para registrar os preços de fornecedores para compras futuras do poder público. Trata-se de uma maneira de seguir o princípio da economicidade, já que o uso desse sistema ajuda a administração a economizar dinheiro na hora das compras públicas.

Como substituir um contrato por outro?

É importante ressaltar que, os contratos só podem ser alterados por expressa vontade dos envolvidos, e, por isso, o termo aditivo deve ser assinado por ambas as partes. Além disso, só é possível aditar contratos vigentes. Sendo assim, nos casos em que o contrato já foi extinto é necessário elaborar um novo.

O que substitui um contrato?

Em ambas as situações, fica a critério da Administração substituir o “termo de contrato” por outros instrumentos que funcionam como se contrato fossem, tais como: nota de empenho de despesa, carta-contrato, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

Como substituir um contrato?

Se o valor do contrato não ultrapassar os limites da modalidade convite, então o instrumento de contrato pode ser substituído por outro instrumento que, de acordo com o dispositivo legal em comento, podem ser carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

Quais são os instrumentos contratuais?

Tipos básicos:
  • Convênios e Acordos.
  • TEDs (Termos de Execução Descentralizada)
  • Contratos Fundacionais.
  • Termo de Cooperação Técnica.
  • Protocolo de Intenções.
  • Instrumentos Internacionais.

Qual a diferença entre instrumento particular e contrato?

Existe muita diferença entre os dois? O instrumento público é realizado por um profissional do direito que exerce uma função pública, ao passo que o instrumento particular pode ser realizado por qualquer pessoa.

O que é instrumento de contrato administrativo?

Contrato administrativo ou contrato público é o instrumento dado à administração pública para dirigir-se e atuar perante seus administrados sempre que necessite adquirir bens ou serviços dos particulares. Contrato é o acordo recíproco de vontades que tem por fim gerar obrigações recíprocas entre os contratantes.

Quais as fases da licitação por concorrência?

Quais as fases da licitação concorrência?
  • Preparatória;
  • Divulgação do edital de licitação;
  • Apresentação de propostas e lances, quando for o caso;
  • Julgamento;
  • Habilitação;
  • Recursal;
  • Homologação.

Como funciona a modalidade convite?

Na modalidade convite, o edital, também chamado de “carta-convite”, “instrumento convocatório” ou, simplesmente, “convite”, não exige publicidade em diários oficiais e/ou jornais de grande circulação, sendo que tal publicidade poderá ser realizada somente pela sua afixação em local visível na própria Administração, ...

Quando a concorrência for do tipo melhor técnica ou técnica e preço o prazo mínimo para recebimento das propostas será de 45 dias?

quando a concorrência for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço", o prazo mínimo para recebimento das propostas será de 45 dias. é vedada a adoção dos tipos "melhor técnica" ou "técnica e preço" para licitações na modalidade convite.

Artigo anterior
O que é um pré câncer?
Artigo seguinte
Quantas calorias deve comer por dia para emagrecer?