O que são adaptações agudas e adaptações crônicas?

Perguntado por: Mauro Gonçalo Correia de Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (6 avaliações)

RESPOSTAS CRÔNICAS ou ADAPTAÇÕES CRÔNICAS: são mudanças morfofuncionais que ocorrem nos sistemas fisiológicos à longo prazo, sendo dependente da somatória de todas as adaptações agudas e subagudas ao longo de um período de semanas, meses ou anos.

O que são adaptações crônicas?

As adaptações crônicas são aquelas que resultam da exposição sistemática a sessões de exercícios, representando as alterações morfofuncionais que diferenciam um indivíduo fisicamente treinado de um não treinado.

O que é efeito agudo e crônico?

Este, para reparar os “danos” causados pelo exercício, estimula ou suprime diversas substâncias produzidas pelo nosso corpo e essas substâncias, uma vez suprimidas ou produzidas para atingir um tecido alvo, gerarão efeitos agudos, que se estimulados repetidamente, se tornarão crônicos.

Qual a diferença entre mudanças crônicas e mudanças agudas?

Em uma reação aguda, o exercício geralmente resulta em uma resposta imediata na variável examinada. A mudança crônica tem a ver com a reação do corpo ao estímulo repetido de exercício durante um programa de treino.

O que é efeito crônico do exercício?

Efeitos fisiológicos crônicos - também denominados como adaptações, são aqueles que resultam da exposição freqüente e regular às sessões de exercícios, representado os aspectos morfo-funcionais que diferem um indivíduo fisicamente treinado, de um outro sedentário .

Sistema Cardiovascular - Respostas Agudas e Crônicas ao Exercício

31 questões relacionadas encontradas

Quais os efeitos agudos e crônicos do exercício físico?

Após análise crítica dos artigos, observamos que o exercício físico aeróbio, agudo e crônico, reduz a pressão arterial de repouso em indivíduos pré-hipertensos. Contudo, são necessárias maiores investigações acerca dos fatores que influenciam a redução pressórica nessa população.

Qual o efeito crônico do exercício na pressão arterial e freqüência cardíaca?

Em resumo, o treinamento físico de baixa intensidade diminui a hiper- tensão arterial porque provoca redu- ção no débito cardíaco, o que pode ser explicado pela diminuição da freqüên- cia cardíaca de repouso. Além disso, esta alteração na freqüência cardíaca é devida a uma diminuição no tônus simpático no coração.

Qual a diferença entre exercício aeróbio e resistido?

Ou seja, quando se faz musculação, há principalmente ganho de massa magra. No caso do aeróbio, não há estímulo para o crescimento dos músculos, melhorando-se apenas o condicionamento cardiorrespiratório.

Quais são as atividades aeróbicas e anaeróbicas?

São exemplos de exercícios aeróbicos: caminhada, corrida, ciclismo e natação. Já a atividade anaeróbica, tem como características maior intensidade e menor duração (explosão) trabalhando a velocidade e a agilidade. Visa o ganho de resistência localizada, também chamada de fortalecimento muscular.

Qual é a diferença entre atividade física e exercício físico?

Quando a atividade física é planejada e estruturada com o objetivo de melhorar ou manter os componentes físicos, como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, estamos falando do exercício físico. Nesse caso, ele geralmente é orientado por um profissional de educação física.

O que é o efeito agudo?

Exemplos de efeitos agudos incluem sudorese, aumento da freqüência cardíaca, da ventilação pulmonar, da sensibilidade à insulina e da secreção de catecolamina, em como a redução da atividade parassimpática e do fluxo sangüíneo esplâncnico.

O que são efeitos agudos imediatos?

Os efeitos agudos, denominados respostas, são os que acontecem em associação direta com a sessão de exercício; os efeitos agudos imediatos são os que ocorrem nos períodos peri e pós-imediato do exercício físico, como elevação da freqüência cardíaca, da ventilação pulmonar e sudorese; já os efeitos agudos tardios ...

O que é alongamento crônico?

Os efeitos crônicos são as mudanças nas unidades músculotendíneas e na composição do tendão alterando as suas propriedades viscoelásticas, promovendo a renovação do colágeno para suportar maior estresse, melhora da circulação sanguínea, melhora da postura e relaxamento do corpo o que diminui dores musculares.

O que são adaptações crônicas do exercício físico?

ADAPTAÇÕES CRÔNICAS: são aquelas que ocorrem após a sistemática realização de atividade física. Exemplos: bradicardia, hipertrofia muscular, aumento massa magra, aumento da potência aeróbia, aumento da densidade mineral óssea.

Quais as principais adaptações crônicas cardíacas ao treinamento aeróbio?

384, 2010) diz que “as adaptações cardiovasculares causadas pelo exercício aeróbio dinâmico se dão em sua maioria pelo aumento da atividade nervosa simpática e pela redução da parassimpática, que ocorrem principalmente por causa da ativação do comando central e de macanorreceptores musculares e articulares, essas ...

Quais são as adaptações fisiológicas?

ADAPTAÇÃO FISIOLÓGICA é: “Uma capacidade funcional que permite a integração entre fatores genéticos e do meio ambiente, resultando em RESPOSTAS FISIOLÓGICAS previsíveis, segundo critérios pré-definidos como o tipo de exercício e a DOSE DE ESFORÇO”.

Quais são as atividades anaeróbicas?

Exemplos de atividades anaeróbicas: exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade; corrida de 100 metros rasos; saltos; arremesso de peso. Exercícios de força, como pilates, ou exercícios resistidos com peso, como a musculação.

O que são exercícios aeróbios exemplos?

Os exercícios aeróbicos são aqueles em que há o uso de oxigênio para gerar energia e normalmente são realizados por um longo período e possuem intensidade leve a moderada, como corridas e pedaladas, por exemplo.

O que são anaeróbios e aeróbios?

Organismos aeróbios dependem do oxigênio para obter energia, e os anaeróbios não necessitam do oxigênio que, em certas concentrações, pode ser fatal para alguns organismos. Os organismos necessitam de energia para a manutenção de seu metabolismo.

O que é um exercício resistido?

Exercício resistido é um tipo de exercício que aumenta a força dos músculos com o levantamento de pesos ou o uso de faixas elásticas. Por enquanto, em seu programa de Reabilitação Cardiovascular, você tem feito exercícios aeróbios (caminhadas, corridas, bicicleta), que fortalecem o coração e os pulmões.

O que é um exercício aeróbico?

Exercícios aeróbicos são aqueles realizados de maneira contínua que utilizam o oxigênio como principal fonte de energia, sob a forma de adenosina trifosfato-ATP, para geração de trabalho muscular. Esses exercícios podem, seguramente, ser recomendados para pacientes com FC.

Qual a diferença de cardio e aeróbico?

O que é o cardio? O exercício cardiorrespiratório (ou aeróbico) é nada mais, nada menos, do que toda prática de atividade física que aumenta o nosso ritmo cardíaco de forma contínua por um determinado período de tempo. Bons exemplos são caminhar, correr, nadar, pular corda, andar de bicicleta, entre outros.

O que acontece com a pressão arterial durante o exercício físico?

A frequência cardíaca e a pressão arterial sistólica, durante a realização do exercício físico dinâmico, aumentam de forma linear de acordo com a intensidade do esforço, e a pressão arterial diastólica pode permanecer inalterada, aumentar ou até mesmo cair ligeiramente.

São efeitos crônicos do exercício físico sobre o sistema cardiovascular?

Os efeitos crônicos resultam da exposição regular ao exercício físico, e apresentam a hipertrofia muscular, hipertrofia ventricular esquerda e a elevação do máximo consumo de oxigênio (ARAUJO, 2001).

Porque a pressão arterial aumenta durante o exercício físico?

Isso porque, durante a prática do exercício físico há um consumo maior de oxigênio, o que faz a musculatura do coração trabalhar mais rápido para bombear o sangue.

Artigo anterior
Quem deve propor a execução fiscal?
Artigo seguinte
Qual o conceito das teorias de enfermagem?