Como se dá a alienação de bens públicos?

Perguntado por: Fábio Enzo Maia Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (56 avaliações)

78), cita as seguintes formas de alienação de bens públicos: “venda, doação, dação em pagamento, permuta, investidura ou alienação por investidura, legitimação de posse ou concessão de domínio”.

É possível alienação de bens públicos?

Os bens públicos por serem dotados de um fim específico, são em regra inalienáveis. Pois bem, segundo apurou-se os bens públicos quando afetados, ou seja, quando, recebem uma destinação específica, como é o caso dos bens de uso comum do povo e dos bens especiais, não podem ser alienados.

Quais as regras para alienação de bens públicos imóveis?

O art. 17 da lei 8.666/93 traz 04 regras para a alienação de bens públicos imóveis: autorização legislativa; motivação, avaliação prévia e licitação (modalidade concorrência).

Quais são as formas de alienação de bens?

A alienação de bens de propriedade privada pode ocorrer por várias formas. Alguns exemplos são? venda, doação, dação em pagamento, permuta, penhora, usucapião.

O que é uma alienação de bens?

O primeiro deles é a alienação. Trata-se da transferência de propriedade de determinado bem. Esse processo pode ser feito por meio da venda ou mesmo de negócios não onerosos (sem pagamento, como a doação). Além disso, a alienação pode ser voluntária ou compulsória (com ou sem a vontade do proprietário).

DIREITO ADMINISTRATIVO - ALIENAÇÃO DE BENS PÚBLICOS

15 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre venda e alienação?

2. a venda com reserva pode ser feita diretamente entre comprador e vendedor, enquanto na alienação há a presença indispensável de um financiador. 3. a venda com reserva se restringe a bens móveis, enquanto a alienação pode ser aplicada também para a venda de imóveis.

Como funciona a alienação de um imóvel?

Caso você deixe de pagar as parcelas, ocorre a chamada alienação, que significa transferir a propriedade de um determinado bem. Logo, um imóvel alienado é uma propriedade que foi financiada, mas que o comprador não conseguiu arcar com as parcelas e, por isso, o banco a toma e a revende para que não fique no prejuízo.

O que é alienação de exemplos?

A alienação de bens é o ato ou efeito de alienar uma propriedade ou um bem, ou seja, ceder a posse para outra pessoa. Qualquer bem pode ser alienado: móveis, imóveis ou títulos financeiros, como a alienação do direito a receber um crédito. A alienação fiduciária, que já vimos, também é um exemplo de alienação de bens.

Quais as formas de alienação de um ativo imobilizado?

A baixa de bens do ativo imobilizado pode ocorrer por uma das seguintes formas:
  • Venda do ativo imobilizado;
  • Doação;
  • Sinistro;
  • Inexistência física do bem;
  • Bem dado em pagamento de dívida;
  • Obsolescência ou sucateamento.

Quais as formas de uso do bem público?

Posto isto, a Administração Pública possui várias formas de conceder ao particular esse direito ao uso especial do bem público. São eles: autorização de uso e permissão de uso, concessão de uso, concessão de direito real de uso, concessão de uso especial para fins de moradia e a cessão de uso.

É possível afirmar que a licitação dispensada para alienação de bens públicos?

Enumera a Lei nº 8.666/93 em seu artigo 17, todas as hipóteses em que a licitação é considerada dispensada. A lista proposta é taxativa, não podendo ser modificada pelo aplicador da norma. Os casos de licitação dispensada são aqueles que dizem respeito à alienação de bens móveis e imóveis.

O que é alienação de terras públicas?

No contrato de alienação de terras públicas celebrado entre as partes foi inserida cláusula resolutiva expressa, que dispõe que havendo descumprimento de qualquer das obrigações ali assumidas, resolve-se a alienação, extinguindo-se automaticamente o direito à propriedade do imóvel, independentemente de qualquer ...

O que é alienação do ativo imobilizado?

A alienação por venda é o tipo mais comum de baixa de um ativo imobilizado, este procedimento deve ser lastreado pelos devidos documentos comprobatórios e deve-se apurar o resultado (ganho ou perda) na operação.

O que é alienação na contabilidade?

Alienação de bens é a transferência de domínio de bens de um indivíduo para terceiros. A alienação de bens é qualquer item de valor econômico de propriedade de um indivíduo, como imóveis, moto, automóvel, barco, computador, filmadora etc., ou corporação , que pode ser convertido em dinheiro .

O que é uma alienação de investimentos?

A alienação do investimento se refere ao ato de dispor de um bem/investimento pela simples venda, venda a funcionários e liquidações, por exemplo.

Quais são os tipos de alienação?

Assim, a alienação pode ser classificada em diversos tipos dos quais se destacam:
  • Alienação Social.
  • Alienação Cultural.
  • Alienação Econômica.
  • Alienação Política.
  • Alienação Religiosa.

Quais são os tipos de alienação social?

As três grandes formas da alienação (social, econômica e intelectual) são a causa do surgimento, da implantação e do fortalecimento da ideologia (CHAUÍ, 2000).

Quais os tipos de alienação moral?

Alienação moral: ocorre quando uma pessoa perde a sua autonomia ou perde seus próprios valores. Alienação na psiquiatria: frequentemente, a loucura é associada à alienação, ou seja, a condição de um indivíduo estar dissociado da realidade. Alienação de um bem: nesse caso, a alienação tem o sentido de separação.

Como funciona a alienação?

A alienação envolve duas partes: o credor, que empresta o dinheiro, e o devedor, que é quem faz o empréstimo. Depois da assinatura do contrato com a empresa credora, a posse do bem continua sendo do devedor, mas a propriedade fica atrelada à instituição que emprestou o dinheiro.

O que quer dizer Casa alienada?

O imóvel alienado , nada mais é do que uma propriedade que é utilizada como garantia para o pagamento de uma dívida. É uma alternativa bastante corriqueira no mercado imobiliário, sendo feita para quitação da unidade, onde o credor é o banco que ofereceu o financiamento ou a própria construtora.

Como funciona a alienação fiduciária de imóvel em garantia?

A alienação fiduciária é uma forma de garantia de pagamento de uma dívida. Por ela, o devedor transfere a propriedade de certo bem (aliena) ao credor. No prazo para pagamento, o bem é juridicamente pertencente ao credor. Paga a dívida, o bem volta a ser exclusivamente do ex-devedor.

É possível vender um imóvel com alienação fiduciária?

Sim, é possível vender um bem alienado, porém é necessário se assegurar de que todo o processo será realizado de maneira correta para que, tanto ocomprador quanto o vendedor saiam com respaldos jurídicos e com o conhecimento do que é a alienação fiduciária.

Porque os bens públicos não estão sujeitos a usucapião?

Mas será que de fato ninguém pode adquirir um bem público via usucapião? De plano, a resposta é NÃO. Explico. Conforme citado acima, a vedação à aquisição de bem público por meio de ação de usucapião é um preceito advindo da Constituição Federal Brasileira, portanto, constitucional.

O que é alienação gratuita?

É forma voluntária de perda da propriedade. É o ato pelo qual o titular transfere sua propriedade a outro interessado.

Quando que a licitação pode ser dispensada?

Uma licitação será dispensável quando a Administração Pública tiver discricionariedade para tal, isto é, quando tiver a opção de escolher se fará ou não o procedimento licitatório. Todas as hipóteses de dispensa estão elencadas no art. 24 da lei 8666/93 ou no art. 75 da lei 14133/21.

Artigo anterior
Quando a clara do ovo está amarela?
Artigo seguinte
Qual a melhor tração para drift?