O que é ato de adjudicação?

Perguntado por: Matias Brito Loureiro  |  Última atualização: 8. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)

A adjudicação é definida como o “ato pelo qual o órgão competente para a decisão de contratar aceita a única proposta apresentada ou escolhe uma de entre as propostas apresentadas” (artigo 73.º, n.º 1 do Código dos Contratos Públicos).

O que significa realizar adjudicação?

Adjudicar é o ato de atribuir, ao vencedor do certame, o objeto da licitação.

Qual o objetivo da adjudicação?

A legislação criou a adjudicação com o intuito de facilitar a execução. Assim, é facultativo ao exequente (credor) a aquisição dos bens penhorados como forma de compensação de seu crédito.

Como funciona a adjudicação?

O que é adjudicação? A adjudicação é um ato judicial, dentro da expropriação de bens, que tem como objetivo transferir a posse de um bem de um devedor a um credor, dentro de uma execução de dívida. Com a adjudicação, a dívida é quitada a partir da transferência do bem.

O que vem depois da adjudicação?

Anteriormente a essa lei, a adjudicação era o ato final praticado pela própria Comissão de licitação, após o que vinha a homologação pela autoridade competente. Agora, os dois atos ficam fora da atuação da Comissão e passam a ser de competência da autoridade superior.

Ato de adjudicação

41 questões relacionadas encontradas

Quem faz a adjudicação?

Antes da Lei nº 14.133/2021, a adjudicação era realizada pelo pregoeiro ou pela comissão de licitação, sendo o procedimento homologado, posteriormente, pela autoridade superior.

Quando cabe à adjudicação?

A ação de adjudicação compulsória está prevista no Código Civil brasileiro, especificamente no artigo 1.418 e seguintes. Essa ação é cabível quando o indivíduo cumpre com todos os seus deveres em relação à aquisição de um imóvel e o vendedor se recusa a transferir a propriedade do imóvel para o comprador.

O que significa adjudicar um imóvel?

O que é adjudicação do imóvel? A adjudicação do imóvel é o uso de um bem material para o pagamento de uma dívida. Ou seja, a posse do imóvel é transferida do devedor para o credor como uma forma de quitação parcial ou total da dívida.

Quanto tempo demora um processo de adjudicação?

Quanto tempo demora uma carta de adjudicação? Após ser intimido, o titular do imóvel deverá manifestar ou outorgar a escritura do imóvel em até 15 dias.

O que é um imóvel adjudicado?

Imóvel adjudicado: o que significa? Imóvel adjudicado é uma casa, um apartamento ou outra edificação cujo empréstimo não foi pago devidamente e, portanto, é “devolvido” ao credor. Dessa forma, o banco ou outra instituição credora entra com o processo de adjudicação para a expropriação do bem.

Quem assina a carta de adjudicação?

A adjudicação pode ser considerada impecável e finalizada com a assinatura e lavratura do auto pelo juiz, pelo escrivão, pelo adjudicatário e se estiver presente no momento, pelo executado, destinando-se a específica carta, se for bem imóvel, ou enviando de concessão ao adjudicante, se for bem móvel, parágrafo 1º, do ...

O que fazer após a expedição da carta de adjudicação?

Dessa forma, após a expedição da adjudicação, é esperado que a transferência da posse seja realizada por força de ordem judicial. A adjudicação compulsória é prevista no art. 536 do Código de Processo Civil.

O que é adjudicação no processo civil?

A adjudicação há de ser compreendida como um ato de expropriação executiva no qual o bem penhorado é transferido para o credor ou outros legitimados (§ 5.º do art. 876 do CPC/2015), mediante requerimento expresso nesse sentido.

Qual o valor de um processo de adjudicação?

Em uma ação de adjudicação compulsória são cobrados custos processuais e honorários do advogado. Os custos processuais são pagos diretamente à Vara responsável pelo processo e costumam ser estipulados em 1% do valor do imóvel.

O que quer dizer adjudicação de herança?

A adjudicação é um procedimento jurídico que permite a transferência dos bens de uma pessoa falecida diretamente para o herdeiro único, sem a necessidade de um processo de inventário completo. Esse método é aplicável quando não há outros herdeiros ou quando os demais renunciam expressamente à sua parte na herança.

Quais os requisitos para adjudicação?

DOCUMENTOS EXIGIDOS
  • Contrato;
  • Quitação final, ou recibos que demonstrem o pagamento total das prestações;
  • Certidão de propriedade (vintenária, onde se indica a evolução da matricula);
  • IPTU atual;
  • Comprovante de notificação, constituindo o compromitente vendedor erm mora.

O que é escritura pública de adjudicação?

A adjudicação de imóvel tem o fim de obter o registro de um imóvel para o qual se tem somente uma promessa de compra e venda ou um contrato particular quitado.

O que é adjudicação de herdeiro único?

A adjudicação no âmbito do direito sucessório, refere-se à destinação de bens conferida a uma só pessoa (um único herdeiro) mediante processo de inventário judicial, podendo também ser realizado extrajudicialmente (escritura pública de inventário e adjudicação).

Quem tem preferência na adjudicação?

O art. 888 , § 1º , da CLT dispõe que o exequente tem preferência para a adjudicação, cujo requerimento poderá ser formulado no prazo de 30 dias, a teor do art.

Como anular uma adjudicação?

Adjudicação. Anulação. I - A adjudicação é anulável por ação ordinária, como os atos jurí- dicos em geral; se, porém, forem apresentados embargos à adjudicação, será ne·cessária ação rescisória para anular a decisão neles proferida.

Quando posso adjudicar um imóvel?

Segundo a Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), uma retomada de imóvel ou adjudicação ocorre somente após a segunda oferta do bem na praça de leilão. Ou seja, não exige a compra do bem. Quando ocorre a segunda oferta é que a propriedade passa a ser do agente financeiro.

Quando posso pedir a adjudicação do bem?

De acordo com a relatora, ministra Nancy Andrighi, a adjudicação é uma técnica de execução preferencial, que viabiliza de forma mais rápida o direito do exequente. Por isso, não está sujeita a um prazo preclusivo, podendo ser requerida a qualquer momento até a alienação do bem.

O que pode impedir a venda de um imóvel?

Entenda em detalhes o que impede a venda de um imóvel
  • Imóvel em inventário. Essa é uma das causas mais comuns para o impedimento de uma venda imobiliária. ...
  • Briga entre herdeiros. ...
  • Entraves com a prefeitura. ...
  • Dívidas com o banco.

Quando a adjudicação é considerada perfeita e acabada?

A adjudicação considera-se perfeita e acabada com a lavratura e assina- tura do auto pelo juiz, pelo adjudicante, pelo escrivão e, se for presente, pelo executado, expedindo-se a respectiva cada, se bem imó- vel, ou mandado de entrega ao adjudicante, se bem móvel.

Como funciona a adjudicação em inventário?

Por sua vez, a carta de adjudicação refere-se ao documento que define os bens que vão ao beneficiário. Como dito anteriormente, nesse caso há apenas um herdeiro. Ou seja, todo o patrimônio do inventário é direcionado a um sucessor, chamado de adjudicado. Também serve para formalizar o processo perante a lei.

Artigo anterior
O que fazer quando inalar produto químico?
Artigo seguinte
O que é extensão de Link?