Quando o autor renúncia ao seu direito?

Perguntado por: Rúben Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (24 avaliações)

DA RENÚNCIA AO DIREITO
Ocorre extinção do processo com resolução do mérito quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ação, nos termos do art. 269, inciso V do Código de Processo Civil.

O que significa renunciar ao direito?

No Direito, a renúncia é a desistência de um direito por seu titular.

O que acontece quando o autor desistir da ação?

Se o autor desistir da ação quanto a algum réu ainda não citado, o prazo para a resposta correrá da intimação do despacho que deferir a desistência. Art. 317. A desistência da ação, ou a existência de qualquer causa que a extinga, não obsta ao prosseguimento da reconvenção.

Quando o autor renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação o juiz extinguirá o processo sem resolução de mérito?

Se o autor renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, haverá a extinção do processo, sem resolução do mérito. ... Se, transcorrido esse prazo, o réu não tiver constituído novo advogado, o processo prosseguirá à sua revelia.

Quando o juiz homologar a renúncia ao direito sobre o qual a pretensão se funda?

Segundo Nancy Andrighi, "decisão que homologa a renúncia ao direito em que se funda a ação tem natureza de sentença de mérito". ... Ela afirmou que o artigo 269 do Código de Processo Civil de 1973 prevê que haverá resolução de mérito quando o juiz homologar a renúncia à pretensão formulada na ação.

(AULA 12) Renúncia dos Recursos - Novo CPC

24 questões relacionadas encontradas

O que é renúncia a pretensão?

Em síntese: a renúncia à pretensão de direito material elimina o direito de ação; a desistência do processo não o atinge.”

Qual é o recurso cabível contra a decisão que homologa a renúncia a pretensão formulada na ação?

Ação rescisória é cabível para desconstituir sentença que homologa renúncia do direito discutido no processo.

Quando o autor desistir da ação?

A desistência da ação é um instituto puramente processual e que, até o momento da prolação da sentença (§ 5º, Art. 485, NCPC), permite a extinção sem resolução do mérito. Antes da citação é incondicional (Art. 485, VIII, NCPC) mas, após oferecida a contestação só poderá ser deferido com anuência do réu (§ 4º, Art.

Qual o tipo de extinção do processo de conhecimento quando o juiz homologa a desistência da ação?

485, Novo CPC, o autor da ação poderá desistir desta. E, homologada a decisão, o juízo extinguirá o processo sem resolução de mérito. No entanto, após a oferta da contestação, o consentimento do réu será necessário.

Em que hipótese a morte da parte extingue o processo?

O inciso IX impõe a extinção do processo em caso de morte da parte, no que pese, em regra, ser o processo suspenso. Porém, se a ação for personalíssima e se esta, por força de lei, é intransmissível, não haverá alternativa a não ser a extinção do processo sem a resolução do mérito.

Quem desiste da ação tem que pagar custas?

Se a desistência ocorrer antes de oferecida contestação, a parte ficará isenta do pagamento de custas e de honorários de sucumbência. A desistência apresentada nos termos do § 1o independe de consentimento do réu, ainda que apresentada contestação. (art. 1.040 do CPC).

Pode o autor desistir da ação após a citação?

Nessa ordem de ideias, antes de apresentada a contestação pelo réu, o autor poderá desistir da ação, independentemente do consentimento do réu. Após a apresentação da contestação pelo réu e antes da prolação da sentença pelo juiz, o autor poderá desistir da ação, desde que haja o consentimento do réu.

O que é homologar a desistência da ação?

É possível a homologação pelo juiz da desistência da ação, requerida pelo autor antes da citação, sem necessidade do consentimento do réu, mesmo que tenha comparecido espontaneamente aos autos e ofertado contestação, pois caso contrário seria deixar ao alvedrio do réu o direito do autor de desistir.

O que é renunciar um processo?

A renúncia ocorre quando o réu, antes de interpor o recurso adequado à espécie, manifesta que não deseja recorrer da decisão. Entretanto, esta faculdade é aberta apenas para o réu. O Ministério Público não pode renunciar do seu direito de recorrer. Ou seja, pode deixar de recorrer, mas, não pode renunciar.

O que vem depois da renúncia ao prazo?

"A desistência do recurso ou a renúncia ao prazo recursal determina, em regra, o trânsito em julgado da decisão impugnada, se não houver, vale registrar, recurso pendente de julgamento da outra parte", apontou.

O que significa renúncia ao prazo em um processo?

RENÚNCIA DE PRAZO EM FAVOR DA PARTE. Comentários: – A desistência do prazo recursal é feita geralmente em pedidos de alvará judicial e outros procedimentos, quando a parte tem interesse em que a sentença transite de imediato em julgado, para proceder, sendo o caso, ao levantamento do valor.

Qual o tipo de extinção do processo de conhecimento quando o juiz verifica a ausência de uma das condições da ação?

Em caso de ausência de qualquer uma das condições da ação, teremos a carência da ação, causa de extinção do processo sem julgamento de mérito (art. 267, VI, CPC/73).

Quando ocorre a extinção do processo?

A extinção do processo se dá com a prolação de uma sentença, conforme dispõe o artigo 316 do Código de Processo Civil. Sentenças condenatórias (que resolvem o mérito) deixaram de por fim ao processo. Isso porque, após a sentença, passa-se a fase de execução (pela sentença condenatória ser um título executivo judicial).

Quando o juiz extingue o processo cabe recurso?

O artigo 1.009 do Código de Processo Civil é expresso ao afirmar que cabe o recurso de apelação em face de sentença. Da leitura do rol constante do artigo 1015 do Novo Código de Processo Civil , verifica-se que a sentença de extinção do processo não foi contemplada em nenhum dos seus incisos.

Até quando o autor pode desistir da ação CPC?

O prazo para este ato é, no máximo, até o réu apresentar a sua contestação. Até esse momento, não há necessidade de contar com o seu consentimento. No documento que apresenta o pedido do autor para desistir do processo, também não é preciso haver fundamentação.

Pode desistir da ação antes da citação?

A desistência da ação é ato privativo do autor e enseja a extinção do processo sem resolução de mérito (CPC 267 VIII). Se a desistência ocorre antes da citação, o autor responde apenas pelas custas e despesas processuais, mas não por honorários de advogado.

Qual o procedimento para desistir de uma ação judicial?

Resposta: Para desistir da ação, é necessário que a parte ou o representante processual ingresse com uma petição na vara ou juizado onde tramita o processo.

Qual o recurso cabível contra a decisão que homologa os cálculos trabalhistas?

Este recurso o é o agravo de petição, nos moldes do art. 897, a, da CLT.

Qual o recurso cabível contra a decisão que homologa os cálculos?

O agravo de instrumento é o recurso cabível da decisão que homologa a atualização do cálculo da liquidação.

Qual recurso cabível contra decisão interlocutória na Justiça do Trabalho?

Da decisão interlocutória que julgar as impugnações aos cálculos de liquidação (§§ 2º e 3º do art. 879 da CLT), cabe agravo de petição de imediato. Contra decisão de juiz do trabalho que julgar liminarmente improcedente o pedido cabe recurso ordinário de imediato.

Artigo anterior
Onde está localizada a cidade de Éfeso?
Artigo seguinte
Qual calibre e mais potente .45 ou 9mm?