Como saber se a pessoa já teve hepatite?

Perguntado por: Matilde Pinheiro  |  Última atualização: 6. Mai 2024
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

Exames de sangue são úteis para identificar o tipo de vírus causador da hepatite. A sorologia pode detectar e diferenciar as hepatites A, B, C, D ou E. Além da sorologia, exames que determinam o funcionamento do fígado, tais como as transaminases AST e ALT, são muito indicados.

Como saber se já teve hepatite?

Exame Anti-HCV

É usado para detectar a Hepatite C. É preciso fazer outro exame mais sensível para identificar o RNA do vírus no sangue em caso de resultado positivo (reagente). Se o segundo resultado for negativo, apontará que o indivíduo já teve contato com o vírus e conseguiu sua recuperação.

O que acontece com quem já teve hepatite?

As infecções agudas mais comuns, isto é, as hepatites B e C, podem tornar-se crônicas e ter como consequência doenças como a cirrose e câncer de fígado. Já as hepatites crônicas podem levar anos ou até décadas para evoluírem.

Tem como ter hepatite e não saber?

As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Contudo, por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico.

Como saber se a pessoa tem hepatite B ou C?

Como é o diagnóstico? O diagnóstico da infecção pelos vírus das hepatites B ou C se inicia com a realização de testes para verificar se a pessoa teve contato como vírus (no caso da hepatite C), ou, se está com o vírus circulando (no caso da hepatite B). Esses testes podem ser feitos de duas maneiras.

Como saber se você está com hepatite? DESCUBRA Aqui! | Prof. Dr. Victor Proença – IBAP Cursos

19 questões relacionadas encontradas

Quem já teve hepatite pode pegar de novo?

É POSSÍVEL PEGAR HEPATITE C NOVAMENTE? Com certeza. Existem muitos genótipos diferentes na hepatite C, portanto, a cura de um deles não protege de uma nova infecção.

Qual é o tipo de hepatite mais perigoso?

Sem vacina, a hepatite C é a mais severa entre os vírus, com 80% de chance de ser tornar crônica após ser contraída. O surgimento dos sintomas é muito raro, mas podem aparecer cansaço, tontura, enjoo, vômito, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, além da urina escura e fezes claras.

Onde dói quando tem hepatite?

As pessoas afetadas podem ter falta de apetite, náuseas, vômitos, febre, dor na parte superior direita do abdômen e icterícia. Os médicos fazem exames de sangue para diagnosticar a hepatite e identificar sua causa.

Qual o tipo de hepatite que é contagiosa?

A principal via de contágio do vírus da Hepatite A é a fecal-oral, através do contato inter-humano ou através de água e alimentos contaminados. A transmissão do vírus da Hepatite B pode ocorrer por via parenteral ou por via sexual, portanto a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível.

Quanto tempo a hepatite mata?

Uma delas, a hepatite fulminante, é um quadro que se caracteriza pela necrose maciça e morte das células hepáticas nas primeiras seis a oito semanas da infecção. São raros os casos de pacientes com mais de 50 anos que sobrevivem a essa forma da doença.

Qual a cor da urina de quem tem hepatite?

Urina preta

Indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.

Quem teve hepatite B tem cura?

A hepatite B não tem cura. Entretanto, o tratamento disponibilizado no SUS objetiva reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte. Os medicamentos disponíveis para controle da hepatite B são a alfapeginterferona, o tenofovir e o entecavir.

É possível ter hepatite duas vezes?

As hepatites B e C podem ser mais persistentes. Em alguns casos, o vírus é eliminado, mas em outros permanece no organismo para sempre. Na hepatite A, a mais comum de todas, isso não acontece. O vírus adquirido provoca a doença ou uma infecção inaparente e é eliminado do organismo.

Quando desconfiar de hepatite?

Os principais sintomas que podem ser indicativos de hepatite são dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite, enjoos, cansaço excessivo, dor na região superior da barriga e pele e olhos amarelados, nos casos mais graves da doença.

O que leva uma pessoa a ter hepatite?

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.

Tem teste rápido para hepatite?

Teste rápido e tratamento

O teste rápido para diagnóstico das hepatites B e C pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde também é realizado o tratamento e acompanhamento. Pessoas infectadas pela hepatite C são tratadas com antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de 95%.

Qual é o tipo de hepatite que não tem cura?

A hepatite B não tem cura, mas existe vacina que faz parte do plano nacional de vacinação que previne o futuro desenvolvimento de Hepatite B.

Qual o exame para saber se tem hepatite?

Você sabe qual exame detecta hepatite? O diagnóstico da doença se baseia na pesquisa de marcadores sorológicos e, por vezes, em exames laboratoriais e de imagem complementares. Dessa maneira, pode-se identificar o tipo de vírus causador da inflamação, bem como o grau de acometimento.

Quais os sintomas de que o fígado está doente?

Os principais sintomas de problemas no fígado são:
  • Dor na região superior direita da barriga;
  • Enjoos ou tonturas frequentes;
  • Dor de cabeça recorrente;
  • Cansaço fácil e sem razão aparente;
  • Facilidade em ficar com manchas roxas;
  • Peles ou olhos amarelados;
  • Urina escura;
  • Perda de apetite;

Qual hepatite dá coceira?

Sintomas de hepatite B aguda

Dor nas articulações e urticárias vermelhas com coceira na pele (pápulas) são mais prováveis em pessoas com hepatite B que com outros vírus da hepatite. Os sintomas duram de poucas semanas até seis meses.

Quem tem hepatite têm coceira?

Sintomas de hepatite A

Pode haver sintomas de colestase (redução ou interrupção do fluxo de bile), como fezes esbranquiçadas e coceira generalizada. Os sintomas geralmente desaparecem após dois meses, mas podem continuar ou recorrer por até seis meses.

Como é a coceira da hepatite?

O prurido pode ser leve e tolerável, mas pode também causar privação do sono, fadiga, sintomas depressivos e até ideias suicidas. A coceira tende a ter maior intensidade no período noturno. Ela habitualmente é generalizada, mas pode ter distribuição específica nos membros, palmas e plantas dos pés.

Como é o olho de uma pessoa que tem hepatite?

Em um estudo de casos de pacientes com hepatite C, Bertrand observou entre os problemas oculares relacionados à doença: falta de lágrimas, irritação da superfície do olho, algumas retinopatias e predisposição para alguns tipos de tumores de mucosas, que afetam a região ao redor dos olhos.

Qual o tipo de hepatite que deixa os olhos amarelos?

Hepatite A: é transmitida por água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra; a doença fica incubada entre 10 e 50 dias e normalmente não causa sintomas, porém quando presentes, os mais comuns são febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com ...

Qual é a hepatite mais leve?

​​Hepatite A

É considerada a mais branda e que pode ter evolução benigna. Há a possibilidade de evoluir para hepatite fulminante, podendo levar a um transplante de fígado ou a óbito. Sua transmissão se dá por via oral ou fecal.

Artigo anterior
Vai fazer ou vão fazer?
Artigo seguinte
Como saudar Exu Mirim?