Qual a diferença entre transtorno dissociativo e Conversivo?
Perguntado por: Salvador Manuel Guerreiro | Última atualização: 9. April 2025Pontuação: 4.5/5 (64 avaliações)
No transtorno dissociativo de identidade, o indivíduo apresenta mais de uma personalidade. No transtorno conversivo, o indivíduo apresenta sintomas que não condizem com sua condição médica ou neurológica.
O que é transtorno conversivo e dissociativo?
Também conhecido como distúrbio de conversão, o transtorno dissociativo-conversivo é um transtorno mental no qual a pessoa sofre de um desequilíbrio psicológico, havendo alterações na consciência. Assim, afeta a memória, identidade, emoção, percepção do ambiente, controle dos movimentos e comportamento do portador.
O que é transtorno dissociativo?
Esse transtorno é diagnosticado quando uma pessoa passa por frequência pelos fenômenos de despersonalização, conceituado como uma sensação de desconexão consigo mesmo, e/ou desrealização, que pode ser descrito como uma desconexão com o mundo e com as pessoas, na qual tudo parece irreal.
O que é distúrbio dissociativo?
Transtorno dissociativo é um tipo de transtorno psicológico em que a pessoa apresenta alterações na consciência, memória, identidade, emoção, percepção do ambiente, controle dos movimentos e/ou comportamento, o que pode acontecer após eventos traumáticos ou de grande estresse.
O que é uma crise Conversiva?
(Transtorno conversivo)
Transtorno de sintomas neurológicos funcionais, anteriormente conhecido como transtorno conversivo, consiste em sintomas ou deficits neurológicos que se desenvolvem de modo inconsciente e não volitivamente, geralmente envolvendo a função motora ou sensorial.
#64 - Transtorno Conversivo e Dissociativo | Papo de Psiquiatra
Quais são os tipos de transtorno conversivo?
Tremor, paralisia, parestesias, distonia, tonturas, alterações da fala, visão, deglutição, alterações mnésicas, convulsões, pseudoalucinações etc.
Como identificar uma crise Conversiva?
A crise conversiva constitui um motivo de urgência, outrora mais frequente mas ainda comum, manifestando-se tipicamente com um ou mais sintomas pseudo-neurológicos de tipo motor (esfera voluntária) ou sensorial – paralisia, cegueira, surdez, mutismo, parestesias, etc., de instalação súbita e frequentemente aparatosa.
Como é uma crise dissociativa?
Esse transtorno é diagnosticado quando uma pessoa passa por frequência pelos fenômenos de despersonalização, conceituado como uma sensação de desconexão consigo mesmo, e/ou desrealização, que pode ser descrito como uma desconexão com o mundo e com as pessoas, na qual tudo parece irreal.
Qual o transtorno dissociativo mais grave?
Isso se chama amnésia dissociativa. Em casos mais sérios de transtorno de personalidade dissociativa, a pessoa não mais reconhece o local em que se encontra, nem quem ela é (esses sintomas chamam-se, respectivamente, desrealização e despersonalização).
Quais são os tipos de transtornos dissociativos?
Há quatro subtipos principais, segundo o DSM-IV: amnésia dissociativa, fuga dissociativa, transtorno dissociativo de identidade e transtorno de despersonalização7.
Como saber se está dissociando?
- Sentir mudança de identidade e, de fato, mudar.
- Falar em uma voz ou vozes diferentes.
- Usar um nome ou nomes diferentes.
- Alternar entre diferentes partes de sua personalidade.
- Sentir como se você estivesse perdendo o controle para 'outra pessoa'
Quanto tempo dura uma crise dissociativa?
A maioria das pessoas com amnésia dissociativa tem um ou mais lapsos de memória. Em geral, os lapsos duram entre alguns minutos até algumas horas ou dias, mas também podem durar anos, décadas ou a vida inteira. A maioria das pessoas não tem consciência ou tem apenas consciência parcial de que tem lapsos de memória.
Como saber se estou dissociada?
- Amnésia temporária, seja de eventos específicos ou de um período do passado;
- Lentificação dos movimentos e reflexos ou impossibilidade de se mover, semelhante a um desmaio ou um estado de catatonia;
- Perda da consciência de quem é ou de onde está;
O que é Conversiva?
A síndrome conversiva é entendida como a perda / alteração de alguma função motora ou sensorial que se assemelha com a presença de uma causa neurológica sendo responsável pelo quadro.
O que é outros transtornos dissociativos de conversão?
Trata-se de um transtorno raro no qual o paciente se queixa espontaneamente de uma alteração qualitativa de sua atividade mental, de seu corpo e de seu ambiente, estes últimos percebidos como irreais, longínquos ou “robotizados”.
Quais as características do transtorno dissociativo?
Pessoas com transtorno dissociativo podem experimentar o seguinte: Intrusões espontâneas na consciência com perda da continuidade da experiência, incluindo sentimentos de desprendimento do self (despersonalização) e/ou do ambiente (desrealização) e fragmentação da identidade.
Qual a causa do transtorno dissociativo?
Etiologia do transtorno dissociativo de identidade
Transtorno dissociativo de identidade geralmente ocorre em pessoas que experimentaram trauma ou estresse opressivo durante a infância. As crianças não nascem com um sentido de identidade unificada; ele se desenvolve de várias fontes e experiências.
Como parar uma crise dissociativa?
Não existem medicamentos específicos para o tratamento dos transtornos dissociativos, mas pode ser indicado o uso de antidepressivos ou ansiolíticos para lidar com possíveis comorbidades que podem piorar os sintomas desses transtornos.
Quanto tempo dura uma crise Conversiva?
Quanto tempo dura um transtorno conversivo? O transtorno de conversão geralmente melhorará ao longo do tempo, especialmente se a causa do estresse desaparecer. Algumas pessoas podem sofrer recorrência de sintomas (ou sintomas semelhantes) em momentos de estresse.
Como sair de uma crise Conversiva?
O tratamento do transtorno conversivo geralmente é multidisciplinar. Um dos pilares é o acompanhamento psiquiátrico, fundamentado no relacionamento médico-paciente transparente, confiável e consistente. A participação de um bom neurologista também é bem-vinda, uma vez que essa condição gera reflexos motores.
O que fazer em crise Conversiva?
Se o diagnóstico de crise conversiva estiver correto não se utiliza medicação psicotrópica mas tratamento psicanalítico que é o mais apropriado e com maior eficácia clínica e terapêutica. Procure um psicanalista para que ele faça um diagnóstico estrutural correto e confiável.
Como evitar uma crise Conversiva?
Muitas vezes, as crises conversivas estão relacionadas ao estresse, traumas emocionais ou outros fatores psicológicos, e a terapia pode ser uma parte fundamental do tratamento. O tratamento pode envolver terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia, estratégias de gerenciamento de estresse e apoio emocional.
Como diferenciar um episódio maníaco de um quadro Conversivo?
O humor elevado ou irritável pode ser classificado como mania ou hipomania, dependendo da gravidade e da presença de sintomas psicóticos. O humor elevado ou irritável grave, associado ou não a sintomas psicóticos, que causam mudanças no comportamento e funcionalidade do indivíduo, é classificado como mania.
O que é conversão na psiquiatria?
O que é a Conversão? A Conversão é uma condição em que sinais de agitação psicológica são sentidos de forma física. A condição é assim chamada para descrever um problema de saúde que começa com uma crise mental ou emocional (incidente assustador por exemplo) e converte-se para um problema físico.
O que é a dissociação borderline?
Autoimagem distorcida e completamente instável. Dissociação e sentimentos de desapego. A dissociação pode ser descrita como um fenômeno de se distanciar da realidade. O borderline passa a ter uma visão distorcida do que o rodeia.
O que fazer para a água ferver mais rápido?
Como fazer uma ação corretiva?