Em quais situações o contrato de aprendizagem pode ser encerrado?

Perguntado por: Manuel Magalhães de Barros  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (35 avaliações)

O término do contrato se dará pelo fim do prazo estipulado, quando o aprendiz completar 24 anos, ou ainda, antecipadamente, nas hipóteses de desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz, falta disciplinar grave, ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo ou a pedido do aprendiz.

Em quais situações o contrato de aprendizagem pode ser rescindido?

O contrato de aprendizagem também poderá ser rescindido antecipadamente nas seguintes hipóteses: desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz; falta disciplinar grave; ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo; ou.

Quando o aprendiz pode ser desligado?

São hipóteses de rescisão de contrato de Aprendiz:

Desempenho insuficiente ou inadaptação do Aprendiz; Falta disciplinar grave; Ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo; A pedido do Aprendiz.

Por que o contrato de aprendizagem não pode ser prorrogado?

O contrato de aprendizagem pode ser prorrogado? Não, porque o contrato de aprendizagem, embora pertencente ao gênero dos contratos de prazo determinado, é de natureza especial.

Quais as hipóteses de extinção do contrato de aprendizagem cite pelo menos três exemplos?

Quais as hipóteses de extinção do contrato de aprendizagem?
  • I – Término do seu prazo de duração;
  • II – Quando o aprendiz chegar à idade-limite de 24 anos, salvo nos casos de aprendizes com deficiência;
  • III – Ou, antecipadamente, nos seguintes casos:

Aula 15 Rescisão do contrato de aprendizagem

19 questões relacionadas encontradas

São hipóteses de extinção do contrato de aprendizagem exceto?

A referida IN estabelece que as regras dos artigos 479 e 480 da CLT não se aplicam às hipóteses de extinção do contrato de aprendizagem, exceto na hipótese de fechamento da empresa em virtude de falência, encerramento das atividades da empresa e morte do empregador constituído em empresa individual, em que o aprendiz ...

Quais são as principais características dos contratos de aprendizagem Jovem Aprendiz?

Define-se o contrato de aprendizagem como um contrato especial de trabalho, ajustado por escrito e por prazo determinado, não superior a 2 anos em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 e menor de 24 anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o ...

Pode estender contrato de aprendiz?

Contrato de jovem aprendiz pode ser renovado? Não. Por ser um programa que se baseia em um aprendizado progressivo e por tempo predeterminado, o contrato do jovem aprendiz pode durar no máximo dois anos, sem possibilidade de prorrogação. A exceção, aqui, é para pessoas com deficiência.

É possível renovar contrato de menor aprendiz?

Extinto o contrato pelo término do seu prazo ou ocorrendo a sua rescisão antecipada, o empregador deve contratar novo aprendiz, pois o contrato de aprendizagem não admite prorrogação nem renovação.

Qual o prazo máximo permitido para um contrato de jovem aprendiz?

Nota: O contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficiência. A jornada de trabalho do aprendiz é de no máximo 6 (seis) horas diárias (art.

Pode efetivar aprendiz antes do término do contrato?

Igualmente peculiar é a possibilidade de extinção do contrato de trabalho de menor aprendiz, que somente pode se efetivar através das hipóteses do rol taxativo do artigo 433 da CLT, não sendo possível ocorrer em nenhuma outra circunstância.

Quais as únicas possibilidades em que um Jovem Aprendiz possui estabilidade no emprego?

APRENDIZ. De acordo com o entendimento atual do TST, a estabilidade é garantida à gestante, mesmo quando sua admissão ocorreu por meio de contrato de experiência. Exegese da Súmula nº 244, III, desta Corte.

O que é rescindir o contrato de trabalho?

A rescisão de contrato de trabalho é a formalização do fim do vínculo empregatício, ou seja, aponta o término da relação de trabalho por vontade do empregado ou do empregador.

Quais estabelecimentos estão dispensados do cumprimento da cota de aprendizagem?

Destaca-se que ficam excluídos da base de cálculo da cota de aprendizes os empregados: Com função que exige ensino em nível técnico ou superior. Com cargos de direção, gerência ou de confiança (necessário ter gratificação e não ter controle de jornada). Com contrato temporário.

Quais as implicações da continuidade do aprendiz na empresa após o término do contrato de aprendizagem?

1) As implicações pela continuidade do aprendiz na empresa após o término do contrato é que o contrato passa a vigorar como contrato de prazo indeterminado, com todos os direitos dele decorrentes.

Quais as regras para contratação de menor aprendiz?

Quem pode ser jovem aprendiz?
  • tenham entre 14 e 24 anos, exceto no caso de portadores de deficiência;
  • estejam cursando o ensino fundamental, médio ou já tenham concluído o ensino médio;
  • sejam portadores de deficiências de qualquer idade.

Como fica o contrato de jovem aprendiz na pandemia?

Projeto desobriga empresas de contratar aprendizes durante pandemia ou calamidade. O Projeto de Lei 2692/21 altera a Consolidação das Leis do Trabalho para suspender a obrigatoriedade de empresas contratarem aprendizes durante a pandemia de Covid-19.

O que diz a lei da aprendizagem sobre os intervalos dos aprendizes?

A Lei 10.097/2000 afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Quais os requisitos de validade do contrato de aprendizagem profissional?

Tem como requisitos formais de validade: anotação na CTPS; matrícula e freqüência do aprendiz à escola, caso não tenha concluído o ensino fundamental; inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica; percepção do salário mínimo hora se ...

Quanto um jovem aprendiz ganha no final do contrato?

O salário de um jovem aprendiz pode variar conforme sua jornada de trabalho e horas semanais. Atualmente, os valores mínimos são estabelecidos por lei, de forma que podem ser maiores a depender da empresa. Confira: Para 20 horas semanais: R$516,66.

Qual o papel do aprendiz no contrato de aprendizagem?

Diante do contrato de aprendizagem gerar vínculo de emprego, o aprendiz faz jus a diversos direitos trabalhistas, como salvo condição mais favorável, direito ao salário mínimo hora, férias, vale-transporte, recolhimento de FGTS e verbas rescisórias semelhantes às do contrato trabalho por prazo determinado.

Quais as principais diferenças existentes entre contrato de aprendizagem e contrato de estágio?

Ou seja, por esta primeira diferença básica de conceito, o estagiário não gera vínculo empregatício e o aprendiz segue as regras da CLT com algumas modificações. A relação de estágio não exige a anotação na carteira de trabalho. O vínculo, os direitos e os deveres das partes são documentados em um termo de compromisso.

Quais são as obrigatoriedades quais são os direitos do aprendiz Qual a diferença entre um contrato CLT convencional e um contrato CLT de aprendizagem?

Os Jovens Aprendizes têm direito ao vale-transporte — assim como é uma obrigatoriedade para com os contratados no regime CLT — para ir ao trabalho. No entanto, também pode ser feito o desconto de 6% sobre esse benefício na remuneração do aprendiz. Além disso, ele também tem direito a férias.

Quais são as teorias de aprendizagem?

Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.

O que diz o 2º do art 6º da Lei do aprendiz?

2º Conforme determina o art. 429 da CLT, os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a contratar e matricular aprendizes nos cursos de aprendizagem, no percentual mínimo de cinco e máximo de quinze por cento das funções que exijam formação profissional.

Artigo anterior
Como se escreve às 18 00hs?
Artigo seguinte
O que significa mvp no futebol?