Como saber se a empresa tem substituição tributária?

Perguntado por: Daniel Hugo de Lopes  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (25 avaliações)

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

Como saber se a empresa é substituta tributária?

Para saber se a mercadoria ou serviço que sua empresa comercializa está sujeita à substituição tributária, você deve consultar a legislação local, normalmente disponibilizada no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado.

Como saber se a empresa e substituto ou substituído?

1) Contribuinte Substituto: é aquele eleito para efetuar a retenção e/ou recolhimento do ICMS; 2) Contribuinte Substituído: é aquele que, nas operações ou prestações antecedentes ou concomitantes é beneficiado pelo diferimento do imposto e nas operações ou prestações subsequentes sofre a retenção.

Qual a diferença de substituído e substituto?

O Substituto Tributário é o contribuinte eleito para efetuar a retenção e o recolhimento do tributo devido nas operações subsequentes. O Substituído Tributário é o contribuinte que recebe a mercadoria ou o serviço com o tributo já retido e/ou recolhido pelo substituto tributário.

Qual a diferença entre substituto é substituído?

Os demais envolvidos na cadeia de circulação da mercadoria, ou seja, aqueles que receberão a mercadoria do substituto e sofrerão a retenção, são chamados de substituídos. Em poucas palavras, o contribuinte substituído é aquele que recebe a mercadoria já com o ICMS, retido ou recolhido pelo contribuinte substituto.

EP04 – Mercadorias sujeitas a ST - Entenda a ST “Substituição Tributária” de uma vez por todas!

19 questões relacionadas encontradas

Como saber se uma nota fiscal tem substituição tributária?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

Como consultar classificação tributária de uma empresa?

O Regime Tributário, Regime de Apuração, ou Regime de Recolhimento pode ser consultado tanto no SINTEGRA quanto no Cadastro Centralizado de Contribuintes.

Quando é substituto tributário?

Substituição: o contribuinte em determinada operação ou prestação é substituído por outro que participa do mesmo negócio jurídico. Este é o caso, por exemplo, do industrial que paga o tributo devido pelo prestador que lhe provém o serviço de transporte.

O que é um substituto tributário?

Como o próprio nome sugere, a substituição tributária é um regime no qual apenas um contribuinte de toda uma cadeia é responsável pela arrecadação do ICMS (o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), livrando outras empresas dessa ...

Quando o tomador e substituto tributário?

Para prestação de serviços à substitutos tributários é necessário a indicação do imposto retido (GINFES) O erro E200 - Este tomador é um substituto tributário. ... Quando o Tomador for substituto tributário é necessário que o imposto seja retido.

Em quais situações não se aplica a substituição tributária?

Os Estados estão autorizados a não aplicar o regime de substituição tributária nas operações destinadas aos seus territórios, quando realizadas entre estabelecimentos de empresas interdependentes, exceto se o destinatário for varejista.

Como saber a classificação tributária da empresa para o eSocial?

Conferindo a Classificação Tributária da empresa
  1. Acesse Empresa - Empresa e selecione a empresa.
  2. Na aba Geral verifique o que está informando no campo Class. Tributária.
  3. Lembrando que empresas do SIMPLES NACIONAL devem utilizar as classificações do tipo 01, 02 e ou 03.

Como alterar a classificação tributária de uma empresa no eSocial?

Selecione a empresa desejada e clique em Editar (ENTER); 1.3. Acesse a aba Folha de Pagamento, em eSocial e aba Cadastrais; 1.4.
...
Informe a Classificação Tributária de acordo com a Tabela 8 do anexo I dos leiautes do eSocial;
  • Faça reabertura da folha através do evento S-1298: ...
  • Gerar o evento S-1000: ...
  • Retificação do S-1200:

Como mudar a classificação tributária no eSocial?

Como efetuar o ajuste caso precise alterar a Natureza Tributária
  1. Acesse a aba Empresa - Empresa;
  2. Selecione o cadastro da Empresa;
  3. Na aba Geral; ajuste a informação do campo Class. Tributária;
  4. Clique em Gravar.
  5. Após os ajustes acesse o Menu "Meu Gerente" e verifique que essa pendência não será mais apresentada.

O que é Lotacao tributária para o eSocial?

O que é lotação tributária

Trata-se de uma condição diferenciada de tributação que acontece através da informação prestada ao governo a respeito de quem receberá o FPAS (Fundo da Previdência e Assistência Social) pago por determinada empresa.

Quem é isento de substituição tributária?

Não ocorre a ST em relação à pessoa física, já que esta, por ser consumidor final, não revenderá mais a mercadoria. A substituição tributária, portanto, somente é válida para pessoa jurídica.

Quem é isento da ST?

Quando não se aplica a Substituição Tributária do ICMS

Exemplo: Saída de fabricante de bebidas para outra indústria de bebidas. b) às transferências interestaduais promovidas entre estabelecimentos do remetente, exceto quando o destinatário for estabelecimento varejista.

Quem tem isenção de ST?

1.2.

A partir de 1-1-2019, somente a redução da base de cálculo do ICMS pode ser aplicada. Os varejistas não optantes pelo Simples Nacional na vigência da isenção utilizavam Código de Situação Tributária (CST) terminado em 40, que representa operação com isenção.

Quando uma empresa é substituto tributário ISS?

No regime de substituição tributária existem as figuras do substituto e do substituído: a) Substituto: é o responsável por reter e recolher o imposto incidente na prestação de serviço; b) Substituído: é o prestador de serviço, aquele que desenvolve a atividade que constitui o fato gerador do imposto. Base legal: art.

O que é empresa substituta tributária ISS?

O que é o ISS Substituto ? ... Ocorre quando o tomador de determinados serviços retém do prestador o valor do ISS que este recolheria aos cofres municipais, tornando-se neste momento, Contribuinte Substituto, com a obrigatoriedade de recolher o referido ISS, no prazo determinado pela Lei.

Quando o ISS é de responsabilidade do tomador?

Via de regra, o imposto é devido ao município do prestador. ... No caso do ISS, essa responsabilidade pode ser atribuída ao tomador do serviço, que, ao invés de pagar 100% do preço do serviço ao prestador, ele retém o valor relativo ao imposto, e o recolhe diretamente à Secretaria de Fazenda.

De quem é a responsabilidade pelo recolhimento do ISS?

É que, como a responsabilidade pelo imposto é de cada prefeitura e do DF, as localidades podem conferir isenção do ISS para qualquer atividade. Por isso, antes de qualquer coisa, sempre consulte a legislação do município em que você irá atuar.

De quem é a responsabilidade do recolhimento do ISS?

O prestador deverá recolher o ISS para o Município do estabelecimento do tomador; e. O Município de destino poderá atribuir ao tomador a responsabilidade pela retenção e pelo recolhimento desse imposto.

Quem recolhe o ISS tomador ou prestador?

Devem pagar ISS todas as empresas prestadoras de serviços que se enquadram nas obrigações da lei 116/2003 e os profissionais autônomos prestadores de serviços. As empresas, além de recolher o ISS, têm obrigação de efetuar o pagamento de outros impostos.

Quem paga ISS retido?

Na retenção, o ISS é pago no local da prestação, e deve ser recolhido pelo tomador (o contratante). As exceções previstas se aplicam principalmente às atividades de construção civil, mas não apenas a elas e, em caso de dúvidas, vale sempre a pena consultar a Lei Complementar 116/2003.

Artigo anterior
Quanto custa o celular de Anitta?
Artigo seguinte
Qual o feminino de Shinobi?