Como se calcula VCM HCM e Chcm?

Perguntado por: Sebastião Fábio Coelho  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM)
A CHCM é calculada pela fórmula: CHCM = Hemoglobina ÷ Hematócrito (ou CHCM = HCM ÷ VCM).

O que significa VCM HCM e Chcm?

Os dois valores indicam basicamente a mesma coisa, a quantidade de hemoglobina nas hemácias. Quando as hemácias têm poucas hemoglobinas, elas são ditas hipocrômicas. Quando têm muitas, são hipercrômicas. Assim como o VCM , o HCM e o CHCM também são usados para diferenciar os vários tipos de anemia.

Como se calcula o VCM?

VCM: volume corpuscular médio é calculado dividindo-se o hematócrito pelo número de eritrócitos e multiplicando-se por 10. Representa o tamanho médio dos eritrócitos e sua unidade é fentolitros (fL.).

Quais são os índices Hematimetricos?

Os índices hematimétricos são parâmetros do hemograma, calculados para ajudar na interpretação do exame, fornecendo informações importantes sobre volume e quantidade dos eritrócitos e hemoglobina. São eles: VCM, HCM, CHCM e RDW.

O que significa VCM e HCM baixo?

VCM e HCM baixos: indica anemia por falta de ferro; VCM e HCM normais: indica anemia crônica, talassemia; VCM e HCM altos: indica anemia megaloblástica.

ENTENDENDO VCM HCM E CHCM - HEMATOLOGIA DE EXCELÊNCIA

16 questões relacionadas encontradas

O que é HCM baixo?

HCM baixa:

Quando os valores estão abaixo de 26 picogramas no adulto, isso indica anemia hipocrômica que pode ser causada por anemia ferropriva, devido a falta de ferro, e a talassemia, que é um tipo de anemia genética.

O que é HCM e VCM?

No hemograma, VCM, HCM e RDW são os índices hematimétricos, que servem para avaliar as características das hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos.

Quais são os índices Hematimétricos obtidos em equipamentos automatizados?

Na atualidade existem equipamentos de alta tecnologia disponíveis com inúmeros recursos, dentre eles os índices hematológicos - volume corpuscular médio (VCM), hemoglobina corpuscular média (HCM), concentração hemoglobínica corpuscular média (CHCM) - e tudo isso com resultados ainda mais rápidos, e ao mesmo tempo ...

O que é Hematimetria?

O hemograma compreende a contagem e a qualidade das células do sangue periférico: - Hemácias (glóbulos vermelhos, que tem como função transportar oxigênio e nutrientes para o corpo); Alergias e hemorragias também podem ser detectadas no hemograma. ...

Qual a relação do VCM e HCM com o tamanho e coloração dos eritrócitos?

A melhor correlação foi observada entre o VCM e o HCM (r=0,938), seguida pela correlação entre a hemoglobina e o hematócrito (r=0,926). Entre o HCM e CHCM verificou-se uma correlação de 0,669 e entre o VCM e o CHCM de 0,398.

Como calcular o Rdw no hemograma?

Como se calcula o RDW

O valor de RDW obtêm-se através da divisão do desvio padrão (DP) pelo volume corpuscular médio (VCM) multiplicado por 100 (RDW = DP / VCM x 100), sendo que o desvio padrão representa o volume dos eritrócitos ou glóbulos vermelhos.

Qual o valor normal do HCM?

Hemoglobina Corpuscular Média (HCM): Considera-se normal de 28-34 g/dL de hemácias. < 28 = Hipocromia: Anemia ferropriva; talassemias; > 34 = Hipercromia: Costuma acompanhar macrocitoses.

Como saber se estou com anemia pelo hemograma?

Para diagnosticar a anemia é necessário fazer um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina, sendo normalmente indicativo de anemia quando os valores de hemoglobina estão abaixo de 12 g/dL no caso das mulheres e 14 g/dL no caso dos homens.

O que é CHCM alto no hemograma?

CHCM alto no hemograma significa que há mais hemoglobina que o normal dentro dos glóbulos vermelhos, também chamados eritrócitos ou hemácias. Logo, essa células ficam mais escuras e são denominadas hipercrômicas. Em caso de anemia, ela também é chamada de hipercrômica.

Como calcular o HCM?

O HCM significa a quantidade média de hemoglobina por eritrócito, atualmente calculado pelo equipamento eletrônico. É obtido pela seguinte fórmula: HCM = Hemoglobina ÷ Eritrócitos.

O que é anemia megaloblástica?

Anemias Megaloblásticas são anemias causadas por uma série de distúrbios provocados pela síntese comprometida do DNA. A divisão celular é lenta, porém o desenvolvimento citoplasmático progride normalmente, de modo que células megaloblásticas tendem a ser grandes, com uma proporção aumentada de RNA em relação ao DNA.

Qual a função dos índices Hematimetricos?

Os índices hematimétricos são parâmetros de avaliação das hemácias no que diz respeito ao tamanho destas células e à distribuição da hemoglobina nestas, por isso são importantes e servem especialmente para a classificação das anemias.

O que significa a palavra eritrócitos?

Hemácias (também conhecidas por eritrócitos ou glóbulos vermelhos) são as células sanguíneas responsáveis pela cor vermelha do sangue e que exercem um importante papel na oxigenação celular dos tecidos corporais.

O que é Poiquilocitose com presença de Eliptocitos?

Poiquilocitose é um termo que pode aparecer no hemograma e que significa aumento no número de poiquilócitos circulantes no sangue, que são hemácias que possuem formato anormal. As hemácias possuem formato arrendondado, são achatadas e possuem uma região central mais clara no centro devido à distribuição de hemoglobina.

Como identificar anemia ferropriva no hemograma?

O diagnóstico da anemia ferropriva é feito por meio do hemograma, em que se observa principalmente a quantidade de hemoglobina e os valores de RDW, VCM e HCM, que são índices presentes no hemograma, além da dosagem de ferro sérico, ferritina, transferrina e saturação da transferrina.

O que é Normocitica e Normocromica?

O termo "normocítica" indica que o glóbulo vermelho (hemácia) tem um tamanho normal, enquanto "normocrômica" significa que a coloração da célula está dentro do normal. Anemia é a redução da quantidade de hemácias no sangue.

O que é o leucograma e quais critérios morfológicos são utilizados para a sua análise?

Essa análise é também conhecida por leucograma e avalia as contagens total e diferencial (valores relativo e absoluto) dos leucócitos, bem como a morfologia dos neutrófilos, linfócitos e monócitos, principalmente.

Qual a diferença entre HCM e CHCM?

O CHCM difere do HCM pelo fato de que a concentração leva em conta o volume celular e o HCM apenas relaciona a hemoglobina total com o número de eritrócitos.

O que é hipercromia no sangue?

Anemia hipercrômica: Valor maior a 31 picogramos, pode ser causada por deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico. Também pode ser causado por doença hepática e após quimioterapia. Anemia normocrômica: Valores entre 27 e 31 picogramos, indica que a causa da anemia é perda de sangue.

Como identificar anemia no hemograma infantil?

Para que o diagnóstico da anemia infantil seja feito, o médico solicitará um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina. Caso os valores apresentados pelo hemograma sejam muito baixos, geralmente abaixo de 12 g/dl, a anemia é confirmada.

Artigo anterior
Quais são microrganismos patogênicos?
Artigo seguinte
Como a cisticercose é transmitida?