Como justificar a falta na prova do Encceja 2019?

Perguntado por: Daniel Lopes de Branco  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (52 avaliações)

Situações como assalto ou furto, acidente de trânsito, casamento ou união estável, morte na família e maternidade são algumas entre as aceitas pelo Inep como justificáveis para a ausência ao exame.

Como fazer justificativa do Encceja?

Como justificar ausência Encceja 2022?
  1. Vá até à página do participante, Clicando aqui;
  2. Selecione a opção de “Justificativa de ausência”;
  3. Faça login no sistema, informando a sua senha e CPF;
  4. Preencha o formulário com todos os dados solicitados;
  5. Envie os documentos para justificar a ausência;
  6. Finalize o procedimento.

Tem como fazer a prova do Encceja outro dia?

Os interessados devem solicitar a reaplicação até sábado, 4 de setembro, pelo Sistema Encceja. Será necessário anexar documentos médicos ou declaração informando o problema logístico. Os documentos precisam ser anexados em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Pode faltar a prova do Encceja?

O participante que não compareceu para realizar as provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscreveu deverá justificar a ausência para inscrever-se gratuitamente no Encceja 2021, ou seja, a inscrição gratuita na próxima edição do exame só poderá ser realizada a partir da justificativa.

Quem faltou no Encceja 2019 pode fazer em 2022?

Se você quer participar do Encceja em 2022, se inscreveu e não participou da edição de 2021, deverá justificar sua ausência. Caso contrário, terá que pagar uma taxa. Por isso, fique atento na justificativa de ausência no Encceja 2021!

JUSTIFICATIVA ENCCEJA: Faltei na prova, e agora?

20 questões relacionadas encontradas

Quem não fez a prova do Encceja 2019?

Inscritos que não justificaram a ausência no Encceja 2019 ou tiveram a justificativa reprovada deverão pagar o valor de R$ 40, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Nesses casos, a inscrição no Encceja 2020 será confirmada somente mediante o pagamento da GRU.

Quem faltou no Encceja 2019 pode fazer em 2020?

Nesses casos, será necessário justificar a ausência para inscrever-se gratuitamente no Encceja 2021, ou seja, a inscrição gratuita na próxima edição do exame só poderá ser realizada a partir da justificativa.

Quem não conseguiu fazer a prova do Encceja?

Quem não conseguiu fazer a prova do Encceja – o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - nesse domingo (29), porque estava com problemas logísticos ou sintomas de doenças infectocontagiosas, pode solicitar a reaplicação do exame a partir desta segunda-feira (30).

Como remarcar a prova do Encceja?

1.6 O participante que não comparecer para a realização das provas de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja Nacional 2020 e quiser realizar uma nova inscrição no Encceja Nacional 2021, deverá justificar sua ausência no sistema de inscrição de 2021.

Como fazer a reaplicação da prova do Encceja?

Regras para a reaplicação do Encceja 2020

Basicamente, as regras de reaplicação do exame são as mesmas do Encceja regular. Ou seja, apenas quem tem acima de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental e de 18 anos que não concluíram o ensino médio na idade certa podem participar.

Como remarcar prova do Encceja 2021?

É importante destacar que as novas datas da Prova do Encceja 2021 não vão alterar o processo de inscrição. Ou seja, quem está inscrito segue com o seu cadastro normal até o dia do exame.

Quantas questões tem que acertar no Encceja?

O participante deve atingir, pelo menos, 100 pontos em cada prova, ou seja, ele precisa acertar mais ou menos 12 questões em cada prova.

Como se inscrever no Encceja pela segunda vez?

Inscrição Encceja
  1. Passo 1: Acesse o site oficial do Encceja, clicando aqui;
  2. Passo 2: Vá até à página de inscrição e Informe seu CPF e data de nascimento;
  3. Passo 3: Preencha o formulário com os dados solicitados;
  4. Passo 4: Agora, é importante informar se você precisa de atendimento especializado;

Quem perdeu o Encceja 2021?

Se você perdeu as inscrições do Encceja 2021 precisa procurar outras opções neste ano. Como acontece todos os anos, existem algumas opções diferentes mas você precisa ter cuidado. Muitas plataformas prometem chances de terminar os estudos na pandemia de forma online, mas podem trazer muita dor de cabeça para você.

Qual o valor da multa do Encceja?

Muitos inscritos no encceja 2021 não justificaram ou tiveram justificativas reprovadas, e eles ou elas devem pagar o valor de R$40 para ressarcir ao INEP. O pagamento deve ser feiro via boleto. Se você não pagar isso, sua inscrição não será confirmada.

Qual o valor da taxa do Encceja?

A inscrição no Encceja 2022 é gratuita? A participação no Encceja é voluntária, sendo assim, não precisa se preocupar com o pagamento de nenhuma taxa. A inscrição é totalmente gratuita e deve ser realizada no site do Encceja no período estipulado pelo MEC.

Tem segunda chamada do Encceja?

Vai ter dois ENCCEJA em 2021? ... Primeiramente, é bom saber que 2021 NÃO TERÁ 2 ENCCEJA! A edição de 2020 foi adiada para abril de 2021, e deve ser a única prova da modalidade a ser aplicada no ano atual.

Quantas vezes posso me inscrever no Encceja?

Todos os interessados poderão inscrever-se diversas vezes até finalizarem os estudos. É necessário, a partir deste ano, que todos os candidatos inscritos compareçam às provas ou terão que pagar pela inscrição no ano seguinte – caso não faça uma justificativa.

Quem ficou em uma matéria no Encceja?

Também chamado de declaração parcial de proficiência do Encceja, esse documento permite que, ao tentar obter o diploma na próxima edição do exame, o participante elimine as disciplinas nas quais já passou. Então, será necessário fazer a inscrição do Encceja apenas nas disciplinas que faltam.

Como saber se a justificativa do Encceja foi aceita?

Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 que justificaram ausência na edição de 2019 podem conferir o resultado da solicitação no Sistema Encceja.

Qual o valor da taxa do Encceja 2021?

Tudo indica que o Inep não vai mudar nenhum detalhe sobre a prova: o exame segue sendo gratuito e voltado para todos os interessados com idade mínima de 15 anos (Fundamental) ou 18 anos (Médio). Por isso não acredite em mensagens que dizem que o Encceja 2021 vai ser pago.

Como se cadastrar no Encceja 2022?

Inscrição no INEP Encceja 2022
  1. Vá até o site o INEP Encceja;
  2. Seleciona a opção “Inscrições Encceja 2022”;
  3. Agora informe o seu CPF e data de nascimento;
  4. Clique na figura solicitada;
  5. Selecione a opção “Enviar”;
  6. Agora inicie sua inscrição informando todos os dados solicitados pelo sistema;

Qual o site do Encceja 2022?

Como consultar o local da prova do Encceja 2022

Passo 1: Acesse o site Encceja, na plataforma INEP, clicando aqui; Passo 2: Selecione a opção “Página do Participante” e acesse o portal com seu CPF e Senha. Passo 3: Pronto, você terá acesso não só o local da prova, mas todas as outras informações referentes a avaliação.

Quantas questões precisa acertar para passar no Encceja 2021?

Número de Questões para passar no Encceja 2021

O total de cada prova é de 200 pontos e você precisa tirar 100 para passar. De acordo com os professores, quem acertar mais de 15 questões com certeza vai conseguir obter uma nota acima de 100 pontos.

Como pedir a reaplicação da prova?

O pedido deve ser feito pela página do participante no site do Inep. A reaplicação vai ocorrer em 9 e 16 de janeiro de 2022. No mesmo dia, realizarão as provas alunos que tiveram isenção em 2020 e pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.

Artigo anterior
E cobra caninana ou Cainana?
Artigo seguinte
Qual Jetta tem 211 cv?