Qual o significado de conjunção aditiva?

Perguntado por: Raúl Micael de Alves  |  Última atualização: 7. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

As conjunções aditivas são palavras que ligam dois termos ou duas orações de mesma função, estabelecendo relação de adição entre elas. Quando as orações podem ser independentes uma da outra, mas estão ligadas pela conjunção, são chamadas de orações coordenadas.

O que é conjunção aditiva exemplos?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

O que é conjunção 5 Exemplos?

Então, conceituamos as conjunções como as palavras que ligam os termos entre duas ou mais orações. Representando o quadro das conjunções estão: e – nem – contudo – porém – pois – portanto – porque – mas – por isso – entretanto.

O que significa a palavra aditivas?

Aquilo que se acrescenta a algo, geralmente para alterar determinadas características (ex.: aditivo alimentar; gasolina com aditivos). 5. [ Aritmética ] Parcela de uma soma que vem depois do sinal de adição.

O que é ideia aditiva?

Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

Conjunções - Questões: FCC, CESPE/CEBRASPE, FGV, CESGRANRIO

18 questões relacionadas encontradas

Qual é o exemplo de conjunção?

Como exemplos temos “antes que”, “primeiro que”, “depois que”, “quando”, “assim que”, “desde que”, “sempre que”, “a cada vez que”, “enquanto”, entre outros.

Quando o MAS É conjunção aditiva?

O danado do mas pode nos pregar uma peça, porque em questões de língua nada é tão simples quanto parece. Assim, às vezes, ele pode dar uma ideia de adição e ser pontuado como as orações aditivas.

Qual conjunção está destacada no texto conjunção aditiva?

Conjunções coordenativas aditivas estabelecem relação de adição (positiva ou negativa). As principais conjunções coordenativas aditivas são “e”, “nem” e “também”.

O que é conjunção 10 Exemplos?

Veja alguns exemplos: apesar de, à medida que, a fim de que, à proporção que, desde que, visto que, ainda que etc. As conjunções são classificadas de acordo com o tipo de relação que estabelecem. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas.

Quais são os 3 tipos de conjunção?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Como fazer uma frase aditiva?

a) aditivas: são aquelas que dão uma ideia de sequência ou adição de fatos ou acontecimentos. Essas orações são articuladas por meio de uma conjunção aditiva (e, nem). Eu não vou comer salada, nem tomar suco.

Como identificar uma conjunção?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

Em qual frase a conjunção e tem valor aditivo?

Mulheres e elefantes nunca esquecem. - Neste caso, "e" também tem valor aditivo, ligando mulheres e elefantes pela característica comum de não esquecerem.

Por que exemplos?

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi.

Que ou que exemplos?

Usamos o “que”, sem acento, como pronome indefinido, interrogativo ou relativo, e também como advérbio ou conjunção, desde que o “que” não esteja no fim da frase: Exemplos: Que livro complicado! Que nome você escolheu?

Quais são as 10 conjunções subordinativas?

Ex: Seria mais poeta, se fosse menos político. Tudo foi planejado para que não houvesse falhas. As conjunções subordinativas classificam-se em CAUSAIS, CONCESSIVAS, CONDICIONAIS, CONFORMATIVAS, COMPARATIVAS, CONSECUTIVAS, FINAIS, PROPORCIONAIS, TEMPORAIS, e INTEGRANTES.

Quando é uma conjunção?

Na frase que indica, «Quando chegas?», a palavra quando é um advérbio interrogativo. Como conjunção, a palavra quando pode ser conjunção subordinativa: — temporal (ex.: «Quando chove, fico em casa»);

Como identificar uma oração aditiva?

As Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas são orações sequenciadas por Conjunções Coordenativas Aditivas estabelecendo uma ideia de soma, de adição, de acréscimo a uma informação trazida na oração antecedente. Veja os exemplos a seguir: Gosto de viajar de carro e de moto.

Qual é a conjunção de MAS?

A conjunção “mas” é considerada, pela gramática normativa, como uma conjunção adversativa, que serve de elemento de ligação contrapondo dois segmentos coordenados.

Quais são os dois tipos de conjunção?

As conjunções podem ser divididas em: subordinativas, as quais conectam duas orações, sendo que uma delas é fundamental para a construção do sentido completo da outra; e coordenativas, que ligam elementos independentes, ou seja, unem orações ou termos de idêntica função gramatical detentores de sentido completo.

Artigo anterior
Como descobrir se estou grávida de gêmeos?
Artigo seguinte
Porque o povo brasileiro é riquíssimo na sua formação étnica?