Quais os tipos de decaimento?

Perguntado por: Vasco Mário Reis de Fernandes  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 5/5 (35 avaliações)

Os decaimentos podem ser de três tipos: alfa, beta e gama. Cada um deles corresponde à uma partícula radioativa diferente, que altera o núcleo do átomo emissor de acordo com suas características.

Quais são os tipos de decaimento espontâneo?

Reações de Decaimento
  • As reações nucleares ocorrem em átomos instáveis. No decaimento alfa, ocorre a emissão de uma partícula que tem estrutura formada por dois prótons e dois nêutrons. ...
  • O urânio decai para tório mais energia. Não pare agora... ...
  • Decaimento Alfa. ...
  • Decaimento Beta (elétron) ...
  • Decaimento Beta (pósitron)

O que é o decaimento radioativo?

Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável. O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade.

Quais são os tipos de radioatividade?

A radioatividade apresenta-se com duas formas diferentes de radiações: partícula — alfa (α) e beta (β); e onda eletromagnética — raios gama (γ).

Como ocorre o decaimento?

O decaimento radioativo natural ocorre quando o núcleo do átomo de algum elemento químico é instável e, então, ele como que “se parte”, liberando radiações eletromagnéticas e desintegrando-se.

Tipos de decaimento

34 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a transição nuclear?

O decaimento mais simples é a emissão de raios gama, que representam uma transição nuclear de um estado excitado para um estado de mais baixa energia. ... Quando um núcleo radioativo emite espontâneamente uma partícula transforma-se em um nuclídeo diferente.

O que é tempo decaimento?

O processo de decaimento radioativo, sinônimo para tempo de meia-vida (t1/2) ou período de semidesintegração (P), é o fenômeno estatístico que permite prever por quanto tempo determinada quantidade de átomos produzirá emissões radioativas.

O que é radiação natural é artificial?

A radioatividade natural é a que acontece espontaneamente em elementos da natureza que emitem as partículas alfa e beta, e os raios gama. ... Já a radioatividade artificial acontece quando há o bombardeamento de um átomo com partículas aceleradas, como a alfa, a beta, o nêutron o próton e outros.

Quais são os principais tipos de radioatividade quais as características de cada tipo?

Tipos de Radioatividade

A radioatividade das partículas Alfa, Beta e das ondas Gama são as mais comuns. O tipo de radiação determina o poder de penetração na matéria, que são, respectivamente, baixa, média e alta.

O que é radiação alfa beta é gama?

Radiação alfa (α): também chamada de partículas alfa ou raios alfa, são partículas carregadas por dois prótons e dois nêutrons, sendo, portanto, núcleos de hélio. ... Radiação beta (β): raios beta ou partículas beta, são elétrons, partículas negativas com carga – 1 e número de massa 0. Radiação Gama (γ): ou raios gama.

Como ocorre o decaimento radioativo exemplos?

Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico. ... Diante disso, o núcleo se rompe, por não conseguir comportar essas cargas repelentes.

O que é uma substância radioativa?

Elementos radioativos são aqueles cujos átomos apresentam a capacidade de eliminar radiação (energia) alfa, beta ou gama, de forma espontânea, a partir do seu núcleo (que apresenta prótons e nêutrons).

O que é emissões radioativas?

REAÇÕES NUCLEARES NATURAIS

Ocorrem em núcleos instáveis, mais conhecidos como radioativos, que se modificam espontaneamente para adquirir maior estabilidade. Nessa transformação, partículas são emitidas do núcleo com grande velocidade. É o que chamamos de emissões radioativas.

O que significa urânio 235?

Isto é feito porque o urânio-235 (U-235) é altamente fissionável, enquanto o urânio-238 (U-238) é bem mais estável, o que permite controlar a energia produzida na reação em cadeia através da proporção entre eles. Usinas nucleares usam uma proporção de 3% de U-235 e 97% de U-238. ... Já as bombas atômicas usam 90% de U-235.

Como funciona o decaimento beta?

A emissão beta , desintegração beta ou decaimento beta é o processo pelo qual um núcleo instável pode transformar-se em outro núcleo mediante a emissão de uma partícula beta. A partícula beta pode ser um elétron, escrevendo-se β-, ou um pósitron, β+. Um terceiro tipo de desintegração é a captura eletrônica.

O que é núcleo pai é núcleo filho?

NÚCLEONS - São os prótons e/ou neutrons, isto é, são as partículas que compõem os núcleos. NÚCLEO PAI - É o precursor imediato de um núcleo filho. VEJA produto filho. NUCLÍDEO - É cada diferente tipo de átomo caracterizado por seu número de massa, número atômico e estado de energia de seu núcleo.

Quais as 3 principais partículas radioativas com suas características?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Quais as características da radiação ionizante?

Radiação ionizante é toda forma de radiação que carrega energia suficiente para arrancar os elétrons dos átomos. Ela pode ser produzida de forma natural ou artificial, bem como pode ter natureza eletromagnética ou corpuscular, ou seja, ser formada por partículas como elétrons, núcleos atômicos etc.

Qual é a diferença entre fissão é fusão nuclear?

Fissão é o processo de forçar a divisão de um átomo para formar dois outros, mais leves. A reação também libera energia e um nêutron livre. ... Fusão é o processo de colidir dois átomos propositalmente para formar um terceiro, mais pesado. A reação libera energia e, dependendo de quais forem os reagentes, um nêutron livre.

Como podemos diferenciar a radiação natural da artificial?

Radioatividade natural ou espontânea: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente. Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.

Quais são os elementos radioativos naturais e artificiais?

Os elementos presentes nas séries naturais são os isótopos de: urânio, tório, rádio, protactínio, actínio, frâncio, radônio e polônio. Outros elementos que apresentam radioatividade, embora em mínima quantidade, na natureza são: trítio (hidrogênio com massa 3u), carbono-14 e potássio-40.

Quais são as fontes de radiação natural?

As fontes naturais da radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre, encontrados em locais como no solo, nas rochas, nos materiais de construção, na água potável e no próprio corpo humano. Em relação à exposição às radiações por fontes naturais, o radônio merece destaque.

Como calcular o tempo de decaimento?

Utilizar a definição de meia-vida, que é o período em que uma amostra perde metade da sua radiação. Assim, se temos 100% de uma amostra, após uma meia-vida, restarão 50% dela. Após mais uma meia-vida, haverá 25% dela. Em outras palavras, passaram-se duas meias-vidas no decaimento da amostra de 100% para 25%.

Como calcular tempo de decaimento?

Lei de decaimento radioativo: N = Ne- λt

A taxa de decaimento nuclear também é medida em termos de meia-vida . A meia-vida é a quantidade de tempo que um determinado isótopo leva para perder metade de sua radioatividade. Se um radioisótopo tiver meia-vida de 14 dias, metade de seus átomos terá decaimento em 14 dias.

Qual a meia-vida desse isótopo?

O conceito de meia-vida é dado como o tempo necessário para que metade do número de átomos de uma amostra de determinado isótopo radioativo se desintegre. ... Isso significa que se tivermos uma amostra desse isótopo radioativo igual a 10 mg, após 12 anos, essa massa se reduzirá para 5 mg.

Artigo anterior
Porque 86 bits?
Artigo seguinte
O que acontece se não pagar o valor total da fatura do cartão de crédito?