Como se define a lateralidade?

Perguntado por: Mara Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

A lateralidade é a dominância lateral direita ou esquerda, dos níveis: mão, pé olho e do hemisfério cerebral. A predominância ocorre durante o processo evolutivo do ser humano e depende de fatores genéticos e ambientais.

Como a lateralidade pode ser classificada?

Eles as definem como lateralidade homogênea, lateralidade cruzada e lateralidade ambidestra. Assim sendo na lateralidade homogênea: a criança é destra ou canhota do olho, da mão e do pé. ... Já na lateralidade ambidestra, a criança é tão forte e destra do lado esquerdo quanto do lado direito.

Qual é o objetivo da lateralidade?

Objetivo Geral

Identificar as relações espaciais. Reconhecendo o lado esquerdo e direito em seu próprio corpo. Descrevendo a direção do movimento das pessoas (para frente, para trás, para cima e para baixo).

Como explicar lateralidade para educação infantil?

A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Existe a dominância de um dos lados, este apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

Qual é a importância da lateralidade?

Mas, o lado não dominante também é importante, pois auxilia no movimento global, completando-o. “A consciência da lateralidade e da discriminação de direita e esquerda ajudará a perceber os movimentos do corpo no espaço e no tempo” (NEGRINE, 1986, p.

Canhoto ou Destro? Conheça o que é "Lateralidade" e como ela é desenvolvida!

28 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da lateralidade para leitura e escrita?

CONCLUSÃO: evidencia-se que as crianças com lateralidade cruzada apresentam desempenho inferior na leitura e escrita quando comparadas às crianças com dominância lateral completa. Estes dados justificam a relevância do desenvolvimento psicomotor na infância como fator essencial no processo de aprendizagem escolar.

Qual a importância da lateralidade para aquisição da leitura e da escrita?

Não é à toa que a lateralidade tenha papel fundamental na escrita. Por um lado, a escrita põe à prova a orientação espacial, na medida em que a lança para fora do sujeito, o papel demandando uma inversão dos conceitos de direita e esquerda.

Como explicar direita e esquerda para educação infantil?

De uma maneira bem divertida trabalhamos a lateralidade com as mãos e os pés. Para facilitar foi feito uma bolinha na mão direita de vermelho e no pé esquerdo de azul, para que as crianças fixarem melhor o termo direita e esquerdo no momento do comando, por exemplo: mão esquerda no vermelho, agora no amarelo.

Como trabalhar a lateralidade?

JOGOS E BRINCADEIRAS PARA DESENVOLVER A LATERALIDADE
  • LATERALIDADE. Trabalhar noções de lateralidade.
  •  Colocar uma criança no centro. ...
  •  Brincar solicitando que apontem ou levantem as partes do corpo solicitadas. ...
  •  Estátua. ...
  •  Identificando partes do corpo. ...
  •  Desenhando o colega. ...
  •  Espelho. ...
  •  Conversa.

Qual a habilidade de lateralidade?

A lateralidade pode ser definida como a propensão que o ser humano possui em utilizar um lado do corpo em detrimento do outro em suas atividades cotidianas (SANCHES; MARTINEZ; PENALVER, 2003). Ela pode ser quantificada através de observação comportamental ou de inventário (TEIXEIRA; OKAZAKI, 2007).

Como se desenvolve a lateralidade?

Como a lateralidade é desenvolvida

As crianças desenvolvem habilidades manuais através de brincadeiras e outras atividades. Além disso, elas descobrem o que podem fazer com as mãos. Assim, as crianças começam a mostrar a lateralidade de suas mãos em tarefas funcionais.

Qual a disciplina que trabalha lateralidade?

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O que se refere à lateralidade é correto afirmar que?

A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.

O que é lateralidade indefinida?

O termo lateralidade cruzada aplica-se ao indivíduo que tem preferência pela mão de um lado do corpo e pelo olho e o pé do lado oposto. Lateralidade indefinida é usada para as crianças que ainda não estabeleceram sua preferência por um dos lados.

O que é lateralidade psicomotricidade?

A lateralidade é a área psicomotora associada à consciência de que o corpo tem dois lados, e à noção de externo e interno. É importante que seja estimulada, pois favorece o domínio do próprio corpo e a coordenação motora.

Como explicar direita e esquerda lateralidade?

A palavra Lateralidade vem do latim que significa “lado”. O nosso corpo sendo interno ou externo está divido em lados, interno, por exemplo, temos o cérebro que se divide em dois hemisférios e no externo temos as mãos, uma do lado direito e outra que fica a esquerda.

O que defende um partido de esquerda?

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.

Qual objetivo de trabalhar direita e esquerda na educação infantil?

Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar crianças em idade pré-escolar a desenvolver noções de direção (direita e esquerda) e localizar no espaço objetos e pessoas que se encontram ao seu redor.

Qual objetivo de trabalhar esquerda e direita?

Desenvolver e explorar noções de lateralidade; Melhorar a coordenação motora; Trabalhar conceitos matemáticos; Estimular a interação entre os alunos através de brincadeiras coletivas e cooperativas.

Qual a importância da Psicomotricidade na aquisição da leitura e da escrita?

As atividades psicomotoras permitem à criança conhecer o seu próprio corpo, criando condições de domínio do gesto da escrita. É indispensável criar situações nas quais a criança possa aprender a controlar seu corpo, a ter flexibilidade e agilidade com seus membros superiores, antes de dominar seu lápis.

Qual a importância da orientação espacial e temporal para aquisição da leitura e da escrita?

permite a orientação no tempo durante a realização de atividades. A ausência da orientação temporal pode causar: dificuldades na pronúncia e na escrita de palavras, trocando a ordem das letras ou invertendo-a; dificuldades na retenção de uma série de palavras dentro da sentença, entre outros.

Como trabalhar a lateralidade na sala de aula?

A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira, que consiste em uma ordem dada pela educadora: pulem para a direita, pulem para a esquerda. Assim, eles podem treinar a lateralidade saltando de um desenho para o outro.

Qual é a habilidade EF02GE10?

(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Artigo anterior
Como fazer soro caseiro para pessoas com diabetes?
Artigo seguinte
Como são classificadas as necessidades dos agentes econômicos?