Como identificar os tipos de orações subordinadas substantivas?

Perguntado por: Rafaela Clara Jesus de Barros  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (36 avaliações)

Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto.
...
Oração subordinada substantiva objetiva direta
  1. Os alunos avisaram que se atrasariam. ...
  2. Os jornalistas perguntaram quem daria a entrevista.

Quais são os tipos de orações subordinadas substantivas?

TIPOS DE ORAÇÕES SUBORDINADAS
  • Subjetiva. Exercem a função sintática de SUJEITO. ...
  • Predicativa. Exercem afunção sintática de PREDICATIVO DO SUJEITO. ...
  • Objetiva Direta. Essas orações exercem afunção de OBJETO DIRETO. ...
  • Objetiva Indireta. Essas orações exercem a função de OBJETO INDIRETO. ...
  • Completiva Nominal. ...
  • Apositiva.

Como identificar uma oração subordinada substantiva subjetiva?

As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: 1) Verbos como convém, parece, urge, consta, ocorre, acontece, entre outros: Convém que eles cheguem cedo.

O que é oração subordinada substantiva subjetiva?

Oração subordinada substantiva subjetiva

É aquela que exerce a função de sujeito da oração.

Como saber se a frase é subjetiva?

Oração subordinada substantiva subjetiva

É quando a oração exerce função de sujeito. Para encontrar o sujeito em qualquer frase, você deve fazer a pergunta “que é que…?”. Veja um exemplo: Não era permitido que as mulheres jogassem futebol.

Orações Subordinadas Substantivas [Prof Noslen]

26 questões relacionadas encontradas

O que é oração subordinada exemplos?

Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.

Como identificar as orações?

Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.

Quais são as orações subordinadas adverbiais?

Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

Quais são os três tipos de oração subordinada?

Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.

Como identificar uma oração subordinada adverbial final?

g) Orações subordinadas adverbiais finais: Expressam finalidade, objetivo ou fim. São introduzidas pelas locuções conjuntivas para que, a fim de que. Exemplo: Preparamos muita comida a fim de que todos possam se alimentar.

O que é uma oração concessiva?

São concessivas um tipo de orações/frases subordinadas adverbiais, introduzidas pelas conjunções ou locuções conjuncionais <embora, apesar de, ainda que, mesmo que, nem que>, que recebem o nome de conjunções subordinativas concessivas.

O que é frase e oração exemplos?

Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.

Como se sabe quantas orações tem em uma frase?

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.

Quais são os tipos de oração?

Tipos de orações coordenadas
  1. Oração coordenada sindética aditiva. ...
  2. Oração coordenada sindética adversativa. ...
  3. Oração coordenada sindética alternativa. ...
  4. Oração coordenada sindética conclusiva. ...
  5. Oração coordenada sindética explicativa.

Como identificar oração principal é subordinada?

A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.

Como explicar as orações subordinadas?

Orações subordinadas são orações que exercem uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu sentido e sendo dependente dela. A classificação em oração subordinada surge quando um determinado período é composto, sendo formado por duas ou mais orações.

Como separar as orações subordinadas?

A vírgula entre orações subordinadas e a principal:
  1. * Orações subordinadas substantivas:
  2. Não se recomenda o uso da vírgula entre as orações subordinadas substantivas e a oração principal. ...
  3. O uso da vírgula somente se aplica às orações subordinadas substantivas apositivas, podendo também ser demarcadas pelos dois-pontos.

Como identificar as orações em um período?

Frase, Oração e Período
  1. Frase: enunciado linguístico que possui um sentido completo.
  2. Oração: enunciado que contém um verbo ou locução verbal e que pode não apresentar um sentido completo.
  3. Período: enunciado que contém uma ou mais orações de sentido completo.

Como saber qual é a oração principal de uma frase?

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).

O que é uma oração no texto?

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.

O que pode ser considerado uma frase?

Uma frase é qualquer enunciado linguístico que possui um sentido completo. Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada. Além disso, mesmo que a frase seja formada apenas por uma ou duas palavras, é necessário que ela tenha um sentido completo.

Como identificar frases em um texto?

A Frase é um enunciado com sentido completo, ela se inicia com letra maiúscula e termina com um ponto, que pode ser o final, de exclamação ou interrogação, a depender do sentido que você quer dar. Geralmente, damos o nome de frase aos períodos, que são compostos por orações.

Como separar as orações de uma frase?

Dividir as orações (com um traço vertical), sempre antes da conjunção, ou a seguir à vírgula, quando a conjunção está no início da frase. Se a conjunção for coordenativa, todas as orações são COORDENADAS e as que têm uma conjunção tomam o nome dessa conjunção.

O que é Concessivas exemplo?

O que é Concessivo:

Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação. Exemplo: "O homem seguiu seu caminho, embora chovesse".

O que indica concessão?

Permissão para realizar algo; autorização, licença: concessão de vistos. Ação de ceder algo a alguém, de atribuir alguma coisa a alguém; outorga: concessão de pensões alimentícias.

Artigo anterior
O que posso fazer para ajudar a dislexia da minha filha?
Artigo seguinte
Quais fatores envolve o relacionamento interpessoal?