Quando usar Refere-se ou se refere?
Perguntado por: Kelly Diana Torres de Batista | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (40 avaliações)
Na frase: “Ele relata que a palavra coração, em sua poesia, também se refere à sua namorada“, o correto é “se refere” ou “refere-se”? Próclise é a colocação dos pronomes oblíquos átonos me, te, se, o, a, os, as, lhe, lhes, nos, vos antes do verbo. Ênclise é a colocação deles depois do verbo.
Quando se usa o se?
O uso do “se” pode indicar pronome reflexivo.
Usamos o pronome para indicar uma ação que o próprio sujeito comete, ou seja, indica que a ação do sujeito se volta para ele mesmo.
O que atrai o pronome se?
Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''
Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.
Quais palavras atraem o pronome?
- Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”: ...
- Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…): ...
- Advérbios ou locuções adverbiais:
Que se torna ou que Torna-se?
Torna-se é a forma do verbo tornar conjugado na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo com conjugação pronominal. Ela torna-se uma fera quando o vê. Entender o que ele quer torna-se cada vez mais difícil.
Uso da palavra SE [Prof Noslen]
Quando não usar o pronome se?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.
Quando não usar ênclise?
Quando não usar a ênclise? Resposta: quando ocorrer na frase uma palavra que atraia o pronome para antes do verbo (ou seja, basicamente, com as regras já apresentadas sobre a próclise). Com palavras negativas: “Nunca me falaram sobre isso.” Com conjunções subordinativas: “Conforme lhe disse, não estou interessado.”
Qual a diferença entre ênclise e próclise?
A colocação correta desses pronomes em relação ao verbo faz parte da tríade denominada próclise (o pronome vem antes do verbo), mesóclise (vem no meio) e ênclise (vem depois do verbo).
Quais são os verbos no infinitivo?
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.
Quais são as regras da próclise?
- Nas orações em que aparecem as Locuções Verbais e tempos verbais compostos o Pronome aparece antes do verbo principal de depois do verbo auxiliar: ...
- Nas palavras ou Locuções com sentido negativo: ...
- Nas frases exclamativas ou interrogativas diretas: ...
- Advérbios: ...
- Pronomes Relativos:
Pode Tornar-se ou pode se tornar?
A frase pode perecer estranha, mas não está errada. Trata-se de uma ênclise do verbo auxiliar (=pode-se tornar). Essa colocação do pronome átono após o verbo auxiliar é raríssima no português do Brasil. A maioria dos brasileiros diria “Corinthians pode se tornar...” (sem hífen = próclise do verbo principal).
O que significa a palavra Torna-se?
Voltar; regressar; volver. 2. Repetir.
O que pode se ou o que se pode?
No Brasil o uso da próclise ou da ênclise é considerado facultativo desde que o verbo não se encontre no início da frase e não haja elementos que exijam uma colocação pronominal específica. Assim, é errado dizer "se pode" no início da frase, estando as seguintes frases erradas: Se pode fumar aqui?
Quando é palavra atrativa?
PALAVRAS ATRATIVAS
Palavras existem que, dentro da frase, têm poder de atração sobre os pronomes pessoais oblíquos átonos (o, a, os, as; me, te, se, nos, vos; lhe, lhes). É o que se chama de caso de próclise. A seguir, vamos expor as principais palavras atrativas de nossa língua.
Porque puxa pronome?
Obs.: se o porque for substituível pela palavra que (caso em que será explicativo), não atrairá o pronome. Exemplo: Fique quieta já, porque (que) chamaram-na de desequilibrada; Pronomes relativos (que, quem, o qual, a qual, quanto, onde, etc.). Exemplos: Onde se estabeleceu a desordem?; Eis a moça a quem me dirigi.
Quais são os tipos de pronome?
- Pronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ...
- Pronome Possessivo. ...
- Pronome Demonstrativo. ...
- Pronome de Tratamento. ...
- Pronome Indefinido. ...
- Pronome Relativo. ...
- Pronome Interrogativo.
Quais os malefícios que a química pode trazer ao meio ambiente?
O que falta ao Brasil para melhorar as exportações?