Quando a palavra tem dois sentidos como se chama?

Perguntado por: Juliana Neuza Araújo de Carneiro  |  Última atualização: 22. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (23 avaliações)

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas.

Qual palavra tem dois significados?

Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. As relações de homonímia são estudadas pela semântica.

Qual a palavra que tem mais significado?

Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia.

Porque uma palavra tem vários significados?

A palavra polissemia tem origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Consiste na propriedade que algumas palavras e locuções têm de expressar um conjunto de sentidos diferentes, mas que guardam relação entre si, pertencendo assim ao mesmo campo semântico.

Quais palavras são polissêmicas?

Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:
  • estetoscópio (instrumento médico);
  • eneágono (polígono com nove ângulos);
  • vulcanologista (especialista em vulcanologia).

Sentido e Significado [Prof Noslen]

43 questões relacionadas encontradas

O que é Paronímia e exemplos?

As palavras “ratificar” e “retificar” são parônimas por terem som e grafia semelhantes, mas significados distintos. Os pares de palavras nas demais alternativas não são parônimos, e sim homófonos (têm o mesmo som, mas escrita e significados diferentes).

O que é ambiguidade é um exemplo?

A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. ... Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.

O que é termo polissêmico?

A Polissemia representa a multiplicidade de significados de uma palavra. Do grego polis, significa "muitos", enquanto sema refere-se ao "significado". Portanto, um termo polissêmico é aquele que pode apresentar significados distintos de acordo com o contexto.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Qual a maior palavra do mundo com 189.819 letras em português?

É o caso do nome químico da maior proteína do mundo, conhecida como titina. A palavra possui 189.819 letras. São necessárias cerca de 3,5 horas para pronunciá-la.

Qual a maior palavra do mundo com 189.819 letras?

Existe uma palavra técnica, considerada por alguns como a maior palavra do mundo, composta por 189.819 letras: methionyl[...] serxisoleucine. É o nome químico da proteína Titina com a ordenação de todos os aminoácidos que a compõem.

O que uma palavra Homofona tem igual a outra palavra?

Palavras homófonas são palavras pronunciadas da mesma forma, mas escritas de forma diferente, apresentando significados diferentes. Assim, apresentam grafia e significação diferentes, mas possuem a mesma fonética.

Como são divididas as palavras homônimas Cite um exemplo para cada classificação?

As palavras homônimas são classificadas em: Homógrafas: são palavras iguais na grafia e diferentes na pronúncia, por exemplo: colher (verbo) e colher (substantivo); jogo (substantivo) e jogo (verbo); denúncia (substantivo) e denuncia (verbo).

Por que junto ou separado?

já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Porque no sentido de pergunta?

Porque (junto e sem acento)

Trata-se de Conjunção Explicativa ou Causal utilizada para responder a qualquer pergunta, dúvida ou questionamento. Seu efeito de sentido é equivalente a “pois”, “uma vez que”. Exemplos: Não estou vindo trabalhar porque fiquei adoecido.

O que são ambiguidade é polissemia?

Diferenças entre polissemia e ambiguidade

A polissemia refere-se a um termo que possui mais de um sentido e, por isso, depende do contexto de enunciação, pois, se estiver fora de contexto, pode provocar a ambiguidade, que consiste no duplo sentido de um enunciado.

O que é metalinguagem e exemplos?

A metalinguagem nada mais é do que a preocupação do emissor totalmente voltada ao próprio código que está sendo utilizado. ... Exemplo de metalinguagem: um quadrinho em que um personagem fala sobre o balão, forma característica da linguagem dos quadrinhos.

Como identificar ambiguidade em uma frase?

Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.

O que é uma coisa ambígua?

Ambíguo é um adjetivo na língua portuguesa que define algo que tem ou pode ter mais do que um sentido. Alguma coisa que pode ter múltiplos significados. Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações.

O que é ambiguidade resposta?

Podemos resumir o conceito de ambiguidade como um duplo sentido em uma mesma sentença ou frase. É quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.

Quais são as palavras Parônimas?

Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural.

O que é Paronimia na língua portuguesa?

[ Gramática ] Relação entre duas ou mais palavras que são muito semelhantes na pronúncia ou na escrita, mas que têm significados diferentes; qualidade de parónimo .

O que é fenômeno da Paronímia?

d) A paronímia é um tipo de alteração semântica que ocorre quando há palavras parecidas em sua estrutura fonológica, ou seja, em sua pronúncia e escrita, mas diferentes quanto à significação.

Como são divididas as palavras homônimas?

Os homônimos só são identificados pelo contexto, possuindo aspectos fônicos (som) e gráficos (grafia) e por isso são divididos em: Homógrafos heterofônicos, ou seja, iguais na escrita e diferentes no timbre ou na intensidade das vogais: rego (substantivo) e rego (verbo) ... ás (substantivo), ás (contração) e as (artigo)

Artigo anterior
O que é o decibéis?
Artigo seguinte
Quanto é 100 gramas de batata cozida?