O que é o decibéis?

Perguntado por: Camila Luna Moura Macedo  |  Última atualização: 22. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (67 avaliações)

O decibel é uma unidade de medida relativa, adimensional, correspondente à décima parte de um bel, que expressa o rácio de uma grandeza física em relação a um nível de referência especificado ou implícito, expressa numa escala logarítmica de base 10.

O que são os decibéis?

Unidade de medida do nível do som, da intensidade sonora, do nível de pressão acústica. A adição logarítmica dos níveis sonoros, por bandas de oitavas, permite obter o nível global de um ruído em decibéis. ...

O que é decibéis audição?

A perda auditiva é medida em decibéis (dB). Esse valor representa o nível mais baixo que você ou seu filho pode ouvir. O nível de audição pode ser medido para sons de tom puro e para sons de fala e pode ser verificado para ambos os ouvidos (bilateral) ou para cada ouvido individualmente (unilateral).

O que é 10 decibéis?

Ao expressar uma relação de potência, cada nível é definido como dez vezes o logaritmo na base 10, ou seja, uma mudança na potência por um fator de 10 corresponde a uma mudança de nível de 10 dB.

O que equivale a 70 decibéis?

75 dB Carro Ligado – é o volume médio dentro de um carro com motor ligado, vidros fechados e carros passando perto. 70 dB – Aspirador Moderado. 60 dB – Conversação alta. 50 dB – Conversação normal.

O que é decibel? | Questão com teoria completa

29 questões relacionadas encontradas

Quantos decibéis é considerado alto?

De acordo com a Associação Americana de Fonoaudiologia, qualquer barulho acima de 90 decibéis é considerado “extremamente alto” e prejudicial aos ouvidos humanos.

O que significa 60 decibéis?

A proporção de ondas é medida em decibéis, que nada mais é do que a intensidade da energia ou onda sonora propagada pelo ar. Em uma biblioteca, por exemplo, é comum encontrarmos ondas que variam entre 30 e 40 decibéis; uma máquina de lavar roupas chega a 60; um aspirador chega a 70 decibéis.

O que equivale a 60 decibéis?

Sussurros giram em torno de 30 dB, enquanto que uma conversa normal já alcança aproximadamente 60 dB. Um bebê gritando alto pode, como uma motocicleta, atingir 80 dB. Quem gosta de ir a discotecas está exposto ao mesmo nível de ruído (até 110 dB) gerado por um martelo pneumático ou uma serra circular.

Como se mede a audição?

O exame de audiometria é feito por meio de um equipamento chamado audiômetro, dentro de uma cabine acústica ou em uma sala acusticamente tratada (sala isolada). O paciente coloca um fone e os profissionais avaliam a menor intensidade que o indivíduo ouve cada som apresentado (em diferentes frequências).

Qual a medida de som prejudica a audição?

Para referência, a exposição a níveis de som acima de 85 decibéis (igual a um cortador de grama, por exemplo) pode causar possíveis danos aos ouvidos por mais de duas horas seguidas. Já a exposição a sons de 105 a 110 decibéis pode causar danos em apenas cinco minutos.

Como medir perda auditiva?

Para saber qual o grau de perda de audição o exame de audiometria geralmente é o mais utilizado. A audiometria avalia qual a menor intensidade em que a pessoa é capaz ouvir tons puros. Média menor ou igual a 20 dBNA. Pode existir discreta perda sem implicação social.

Qual a diferença entre decibéis e Hertz?

DECIBEL E HERTZ

Enquanto o decibel mensura a altura do som, a unidade hertz (Hz) contabiliza a frequência do som, ou seja, o número de ciclos de uma onda sonora por segundo. ... Já a frequência baixa, possuem menos ciclos por segundo, sendo os sons mais graves.

Qual o decibéis som permitido por lei?

Já a Norma Brasileira (NBR) 10151:2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabelece que a emissão de ruídos em zonas residenciais não deve ultrapassar os 55 decibéis no período diurno (entre 7h e 20h) e 50 decibéis no período noturno (das 20h às 7h).

O que equivale a 80 decibéis?

até aos 80 dB (verde), não há qualquer risco para o ouvido, qualquer que seja o tempo de exposição; ... acima de 115 dB (castanho), os ruídos impulsivos (muio bréves) provocam imediatamente lesões irreversíveis.

Quantos decibéis é permitido em área residencial?

A Norma Brasileira (NBR) 10.151/2000, desenvolvida pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), também é usada para regulamentar a Lei do Silêncio, controlando o ruído em áreas residenciais da seguinte forma: até 55 decibéis para o período das 7h às 20h (diurno);

O que corresponde a 55 decibéis?

São 55 decibéis para o período diurno, das 7h às 20 horas. E 50 decibéis para o período noturno, das 20h às 7 horas. “Cuidado com o barulho porque já passam das 22 horas”. ... Se o dia seguinte for domingo ou feriado o término do período noturno não deve ser antes das 9h.

Quais os níveis sonoros permitidos socialmente?

Os limites de ruído suportados pelo ser humano equivalem ao intervalo de intensidade sonora entre 20 e 140 decibéis (dB).

Quantos decibéis é prejudicial?

A morte das células auditivas é lenta e irreversível. A partir dos 60 decibéis (o mesmo que uma conversa normal), o som já é suficiente para agredir o restante do organismo e também prejudicar o equilíbrio emocional.

Quanto maior o Hertz?

Quanto maior o número de ciclos, medidos em Hertz (Hz, a mesma unidade usada para medir os ciclos de um processador), maior a frequência do som. ... O ouvido humano sadio consegue ouvir sons dentro de uma faixa de frequência entre 20 Hz e 20.000 Hz (ou 20 kHz).

Quantos decibéis é recomendado?

O limite seguro de som contínuo para o ouvido é de 80 decibéis. Segundo a especialista em saúde do ouvido, Tanit Sanchez, os fones e outros aparelhos sonoros devem ser usados com o volume até a metade para evitar prejuízos à audição.

Quantos decibéis tem um fone de ouvido?

Os fones de ouvido alcançam 110 dB, em média, e é muito comum escutarmos o que outras pessoas ouvem em seus fones nas ruas, nos ônibus e nos metrôs. Essa exposição contínua pode causar danos à audição irreversíveis.

O que corresponde a 45 decibéis?

Nesta NBR, consta como aceitáveis os níveis de ruído do barulho entre 35 a 45 decibéis (um choro de bebê, por exemplo, já chega neste nível) nos dormitórios e entre 40 a 50 decibéis na sala de estar, por exemplo.

Quanto mais Hz no som melhor?

A única coisa que essas duas grandezas da física têm em comum é que elas possuem uma relação com o som.
  • Frequência (hz)
  • SUB-GRAVE (20-40hz): Preenche o ambiente e é mais sentida do que ouvida, requer muita energia e transdutores de alta qualidade.
  • GRAVE (40-160hz): Torna o som no ambiente mais envolvente.

Artigo anterior
Quais as cores da estação Primavera-verão 2021?
Artigo seguinte
Quando a palavra tem dois sentidos como se chama?