Como funciona uma planilha eletrônica?

Perguntado por: Raúl Mateus Carneiro de Costa  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (50 avaliações)

Como funciona planilha eletrônica? Uma planilha de Excel organiza os dados na forma de tabela, sendo que cada célula pode ter uma informação específica. Nas células das planilhas eletrônicas, existe um dado diferente como, por exemplo, um número, um texto ou uma fórmula.

Como se faz uma planilha eletrônica?

É só acessar a sua conta Microsoft e clicar em Excel na lista de ícones. Clique em Pasta de trabalho em branco para criar uma nova pasta de trabalho. A pasta de trabalho é o documento que contém uma ou mais planilhas. Depois de criar uma nova, você vai ver o nome Planilha1 na parte inferior da tela.

Como são realizadas as operações em uma planilha eletrônica?

Para fazer cálculos ou digitar uma fórmula na planilha eletrônica Calc é preciso clicar dentro de uma célula, digitar o símbolo “=” e em seguida digitar a expressão que se deseja calcular acionando a tecla Enter para obter o resultado.

O que é uma célula de uma planilha eletrônica?

O elemento indicado pelo cruzamento entre uma linha e uma coluna chama-se célula. Células são o componente elementar de uma planilha eletrônica. Toda informação, como valores e fórmulas deve ser colocada em alguma célula para poder ser utilizada.

O que é uma célula?

Célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Foi descoberta em 1665 pelo matemático inglês Robert Hooke, que observou células de cortiça através do microscópio. ... Compõem a maioria dos seres vivos (protozoários, fungos, plantas e animais).

Planilhas Eletrônicas - Informática Para Concurso - Prof. Marcelo Nascimento

19 questões relacionadas encontradas

O que são células no Excel cite 2 exemplos?

CÉLULA - a unidade de uma planilha na qual você pode inserir e armazenar dados. A interseção de cada linha e coluna em uma planilha forma uma célula. Você pode inserir um valor constante ou uma fórmula em cada célula. ... CÉLULA ATIVA - é a célula exibida com uma borda em negrito, que indica que a célula está selecionada.

Quais as prioridades das operações na planilha eletrônica?

Sendo assim, sabemos que temos quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão. Porém, também devemos saber que em um cálculo a prioridade é que se resolvam primeiro as multiplicações e/ou divisões para depois resolver as adições e/ou subtrações.

Quais são as funções e comandos para trabalhar em uma planilha eletrônica?

CTRL+BARRA DE ESPAÇOS seleciona uma coluna inteira na planilha. SHIFT+BARRA DE ESPAÇOS seleciona uma linha inteira na planilha. CTRL+SHIFT+BARRA DE ESPAÇOS seleciona a planilha inteira. Se a planilha contiver dados, CTRL+SHIFT+BARRA DE ESPAÇOS seleciona a região atual.

Quais são os componentes de uma planilha eletrônica?

Elementos básicos
  • Linhas. As linhas são representadas pela numeração no canto esquerdo da planilha e podem ser ressaltadas pelas faixas horizontais ao selecionar com o cursor do mouse uma ou mais posições. ...
  • Colunas. ...
  • Células. ...
  • Células Ativas. ...
  • Intervalos. ...
  • Área (Matriz)

Como se organiza uma planilha?

Selecione todas as células, vá na aba “Dados” e clique em “Classificar”. Lá, é possível organizar a tabela da forma que você achar mais adequada.

Como criar uma tabela?

Criar e formatar tabelas
  1. Selecione uma célula dentro dos dados.
  2. Selecione Página Inicial> Formatar como Tabela.
  3. Escolha um estilo para a tabela.
  4. Na caixa de diálogo Criar Tabela, defina o intervalo de células.
  5. Marque a caixa de seleção se a tabela tiver cabeçalhos.
  6. Selecione OK.

Como preencher planilhas no Excel?

Preencher dados automaticamente nas células da planilha
  1. Selecione uma ou mais células que deseja usar como base para o preenchimento de outras células. Para uma série como 1, 2, 3, 4, 5..., digite 1 e 2 nas primeiras duas células. ...
  2. Arraste a alça de preenchimento .
  3. Caso necessário, clique em Opções de AutoPreenchimento.

Quais são os elementos básicos de uma tabela?

Elementos da tabela. A tabela é composta dos seguintes elementos: Essenciais: título, cabeçalho e corpo (células, colunas e linhas). Complementar: rodapé (notas de tabela e fonte).

Quais são os componentes das guias Excel?

Há três componentes básicos na Faixa de Opções e que é bom saber como cada um se chama para compreender como utilizá-la. São eles: Guias - Há oito guias básicas na parte superior: Arquivo, Página Inicial, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e Exibição.

Quais são os tipos de planilhas eletrônicas?

Os pacotes mais populares são o Microsoft Office e MS Works, LotusWorks, iWork, AppleWorks, WordPerfect e StarOffice/BrOffice. Os programas de planilhas eletrônicas de cada um deles são respectivamente: Spreadsheet, Lotus 123, Numbers, AppleWorks Spreadsheet, Quattro Pro e Calc.

Quais as funções das planilhas?

Planilha é uma tabela organizada em linhas e colunas que organiza informações e é capaz de realizar cálculos automáticos. Planilhas permitem analisar dados, usando outras ferramentas, como os gráficos por exemplo.

Quais são as 5 principais funções do Excel?

Mas, o Excel é um programa tão completo que fica difícil escolher as principais funções! As cinco funções são: SOMA, MÉDIA, SE, CONT.SE E SOMA.SE.

Quais são as funções mais importantes do Excel?

Afinal, quais são as principais funções do Excel?
  • Condicional.
  • Procura.
  • Data e Hora.
  • Financeiro.
  • Estatísticas.
  • Matemática.
  • Contagem.
  • Conversão.

Quais são os níveis de prioridade dos cálculos no Excel?

  • Os Níveis de Prioridade de Cálculo são os seguintes:
  • Prioridade 1: Exponenciação e Radiciação (vice-versa)
  • Prioridade 2: Multiplicação e Divisão (vice-versa)
  • Prioridade 3: Adição e Subtração (vice-versa) ...
  • Exemplo:

Qual é a ordem correta das operações matemáticas no Excel?

De acordo com esta regra o cálculo irá iniciar com a multiplicação ou divisão (caso aja as 2, seguirá a ordem esquerda para direita) e depois soma e subtração (igualmente esquerda-direita em caso de empate). Como você pode ver acima, primeiro respeitou-se os parênteses, e, depois, respeitou-se as operações matemáticas.

O que seria endereço de célula Cite um exemplo?

Descrição. Você pode usar a função ENDEREÇO para obter o endereço de uma célula em uma planilha, com base em números de linha e de coluna. Por exemplo, ENDEREÇO(2,3) retorna $C$2. Em outro exemplo, ENDEREÇO(77,300) retorna $KN$77.

O que são células em uma planilha como são identificadas?

Uma planilha é o conjunto de linhas e colunas que a formam. A intercessão das linhas e colunas forma as células, que são os campos a serem preenchidos com números, textos, valores ou fórmulas para cálculos. Note que as colunas são identificadas por letras maiúsculas.

Quais as 3 partes que constituem uma tabela?

Toda tabela é formada por:
  • Linha;
  • Coluna;
  • Célula.

Artigo anterior
Porquê usar zircônia?
Artigo seguinte
Qual o nome do buscador da Microsoft rival do Google?