Quais são os ácidos alisantes?

Perguntado por: Bruno Santiago Oliveira  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (67 avaliações)

Os alisantes alcalinos são divididos em duas classes: os tióis (ácido tioglicólico/ tioglicolato) e os hidróxidos (de sódio, de potássio, de cálcio e a guanidina). Todos eles são liberados pela ANVISA para alisamento capilar.

Qual o melhor ácido para alisamento?

O Ácido Lático é capaz de potencializar o efeito liso garantido pelo método de alisamento, uma vez que suas propriedades intensificam o aspecto alinhado e luminoso alcançado pelas madeixas.

Quais são os produtos de alisamento?

As substâncias mais utilizadas entre os tipos de escovas definitivas são: tioglicolato, guanidina e hidróxido de sódio ou de lítio.
  • Tioglicolato. Essa substância é uma das mais utilizadas no Brasil e age remodelando os fios. ...
  • Guanidina. A guanidina também é muito utilizada para alisamentos definitivos. ...
  • Hidróxido de sódio.

Quais são os principais ativos alisantes?

Os agentes alisantes tradicionalmente e comumente utilizados são hidróxido de sódio, hidróxido de lítio, hidróxido de guanidina (formado pela reação do carbonato de guanidina e hidróxido de cálcio), tioglicolato de amônio ou etanolamina (ABRAHAM et al, 2010).

Quais são os ácidos usados nas progressivas?

ÁCIDO ACÉTICO, ÁCIDO LÁCTEO, ÁCIDO TANINO, ÁCIDO HIALURÔNICO E ÁCIDO CÍTRICO. JÁ NAS PROGRESSIVAS A QUANTIDADE DESSA SUBSTÂNCIA É MUITO MAIOR! Faz tempo que as Escovas Progressivas com Formol ganharam o mercado.

TODO ÁCIDO É ALISANTE?

24 questões relacionadas encontradas

Quais ácidos alisam cabelo?

Ácido glioxílico alisa os cabelos

Tudo porque o ácido glioxílico tem um ativo que age dentro da fibra capilar, modificando e tornando-a mais lisa. Isso possibilita que fios crespos, cacheados ou ondulados possam ficar ainda mais lisos, sem frizz e mais hidraados.

O que é progressiva à base de ácido?

A escova progressiva ácida reorganiza o interior da fibra capilar, abre as cutículas e reduz a força e elasticidade do cabelo, podendo causar cortes químicos – quando o cabelo perde sua elasticidade e quebra facilmente, como se estivesse desmanchando.

Quais são os principais ativos alisantes e quais são as diferenças entre eles?

O hidróxido de sódio tem maior poder de alisamento e, por isso, é indicado para cabelos extremamente crespos e resistentes, como os étnicos, por exemplo. Já a guanidina permite a realização de relaxamentos e alisamentos em diferentes níveis de ondulações e espessuras.

Quais são os tipos de relaxamento?

Existem duas classes de relaxamento, subdivididos em hidróxidos (guanidina) e tioglicolatos (tioglicolato de amônio).

O que é mais indicado para alisar o cabelo?

Escova progressiva: menos volume a cada aplicação

O efeito desse alisamento aumenta a cada aplicação e daí o nome: escova progressiva. Ela é indicada para quem quer alisar o cabelo ou por quem tem os fios crespos ou muito cacheados e quer ajuda para domá-los.

Qual é o alisante mais forte?

A escova definitiva, como o nome já diz, é o tipo de alisamento com os efeitos mais duradouros, em torno de 6 meses. O procedimento atua na estrutura interna dos fios e, por isso, é imprescindível que eles estejam bem hidratados antes da aplicação da química.

Qual a diferença entre ácido glioxílico e formol?

MITO – “Ácido glioxílico e formol são a mesma coisa”. Não precisa ser químico para perceber que compostos com nomes diferentes são substâncias distintas. A única coisa que estes compostos têm em comum são às moléculas igualmente pequenas, capazes de penetrar no centro da fibra capilar.

Para que serve o ácido glioxílico?

“O ácido glioxílico é um ingrediente utilizado em produtos cosméticos com a função de ajuste de pH e tamponante. Segundo dados da literatura, o ácido glioxílico submetido a altas temperaturas libera formol e isso implica risco à saúde do consumidor e do profissional do salão de beleza.

O que o ácido acético faz no cabelo?

O ácido acético é o ácido etanoico (H3CCOOH), e, portanto, o pH do vinagre é ácido, em torno de 2,9. Assim, sua aplicação nos cabelos auxilia no fechamento das cutículas, mantendo os fios saudáveis e brilhantes.

Qual o relaxamento que menos agride o cabelo?

Relaxamento com hidróxido de sódio: possui maior poder de alisamento, mas sua composição possui propriedades lipídicas que evitam o ressecamento dos fios.

Qual é o relaxamento mais fraco?

Já o relaxamento de tioglicolato é mais fraco, sendo menos eficiente. Possui forte cheiro porque é composto de enxofre e hidrogênio. Diferente da guanidina, o tioglicolato não quebra as cadeias, apenas reverte as fibras capilares para remodelar. A duração varia de 2 a 4 meses, dependendo da frequência de lavagens.

Qual o tipo de alisante que não agride o cabelo?

Vá de escova marroquina! Por ter óleo de argan em sua fórmula, o tratamento não agride os fios e ainda deixa as madeixas superhidratadas. Se você deixar a escova agir por menos tempo, ela só modela, então é ideal para quem tem cabelos crespos e cacheados e não quer perder o formato dos cachinhos.

Quais as principais diferenças dos alisantes a base de hidróxidos com os alisantes a base de Tióis?

Para as indecisas, os tioglicolatos são a melhor solução

Com o pH mais baixo que o dos hidróxidos, os tioglicolatos não machucam o couro cabeludo e, ao invés da água, usam um oxidante para neutralizar o processo e deixar o formato dos fios liso.

O que são alisantes?

Os alisantes são produtos cosméticos que modificam a estrutura química capilar para relaxar, alisar ou ondular os cabelos com duração do efeito após o enxague.

Qual a diferença de guanidina e tioglicolato?

A diferença da guanidina para o tioglicolato em relação ao modo de uso é que o tioglicolato alisa os cabelos através do calor térmico, requerendo que cada mecha seja escovada com secador e alisada com chapinha.

O que é um cabelo ácido?

Sendo o pH capilar ácido, sempre que aplicamos substâncias com pH diferente disso, alteramos a estrutura da fibra capilar. Por exemplo: quando fazemos luzes ou colorações, as escamas abrem em razão de terem pH alcalino. A reação química resultante disso deixa o cabelo poroso, áspero, sem brilho e sensibilizado.

Como saber se a progressiva e ácida?

No meio da escala fica o 7 e acima disso é um ph alcalino e abaixo de 7 é ácido. Com isso podemos concluir que o ph do nosso cabelo é acido e quando fazemos uma descoloração o ph vai para 10 ou 11, e quando é feito um alisamento à base de hidróxido de sódio ele chega a 12 ou 13.

Qual progressiva que não afina o cabelo?

A Escova Progressiva Sem Formol Itallian Trivitt Liss reduz bastante o volume e alinha os cabelos de maneira única. O principal ativo dessa progressiva é cloridrato de cisteína, que deixa os fios saudáveis, brilhantes e aumenta a resistência da fibra capilar, ao mesmo tempo que faz o alisamento.

O que o ácido hialurônico faz no cabelo?

O ácido hialurônico preenche a fibra capilar e fortalece os fios. Se o ácido hialurônico já deixa a pele bem hidratada, nos cabelos é mais do que uma hidratação: é uma revolução! O ativo age de forma preenchedora, atuando diretamente na fibra capilar. Assim, evita que a cutícula do fio fique aberta e reduz a quebra.

Como o ácido alisa o cabelo?

Tudo porque o ácido age dentro da fibra capilar modificando-a de maneira temporária deixando-a lisa. Isso possibilita os fios crespos, cacheados ou ondulados ficarem sem frizz, mais alinhados e sem volume.

Artigo anterior
Porque a independência criou uma situação estranha para Portugal?
Artigo seguinte
Como funciona carregador veicular sem fio?