Como é realizado a palpação?

Perguntado por: Alexandre Tomé Vieira  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (42 avaliações)

A palpação é uma forma de diagnóstico por pressão. O profissional utiliza a mão ou os dedos para pressionar a superfície do corpo do paciente.

Como é feita a palpação?

A palpação deve ser realizada com a mão direita, alternando a pressão exercida até se obter a melhor sensação tátil. Inicialmente, a palpação deve ser feita com a palma da mão e, ao acharmos o que desejamos, limitamos com as polpas digitais.

Como é feita a palpação na fisioterapia?

A palpação é realizada através das polpas digitais utilizando-se de movimentos suaves e precisos. Basicamente as técnicas utilizadas para a palpação são o deslizamento sobre a pele utilizando os dedos indicadores e polegares.

Quais as técnicas de palpação?

- Mãos em garra – para palpação de órgãos profundos; - Em forma de pinça – utilizando o polegar e o indicador; - Digitopressão: comprimir uma área corporal utilizando a polpa digital do indicador ou polegar; - Palpação bimanual – uma das mãos aproxima a estrutura que será examinada pela outra.

O que avalia a palpação?

A palpação assim como a inspeção, percussão e ausculta é uma das propedêuticas utilizadas na avaliação manual de suma importância para os achados anatômicos e detecção de possíveis assimetrias e disfunções. A terapia manual vem sendo muito utilizada para abordagens de avaliação manual e tratamento fisioterapêutico.

Técnica: Palpação obstetrica

26 questões relacionadas encontradas

O que se avalia na inspeção?

Na inspeção geral, o paciente deve ser examinado de frente, de costas e de ambos os lados. Deve-se atentar para a postura, simetria corpórea, atitudes e capacidade de movimentação. Deve-se tomar distância suficiente para se ter visão global do indivíduo.

Qual o objetivo da anatomia Palpatoria?

O estudo da Anatomia Palpatória vem resgatar o olhar do corpo humano a partir do toque permitindo ao profissional captar informações das estruturas em movimento, como a contração e o relaxamento, o alongamento e o encurtamento e também o comportamento das inserções de fáscias musculares, tendões e bainhas nervosas e ...

Como avaliar a palpação?

Importância da palpação: durante o diagnóstico

A palpação é uma parte importante do exame físico. Com ela se sente a textura, o tamanho, a consistência e localização de certas partes do corpo com as mãos. Além de se poder também determinar áreas dolorosas. Assim como qualificar a dor sentida pelos pacientes.

Quais técnicas utilizamos para uma adequada realização do exame físico?

Para realização do exame físico utilizamos quatro técnicas básicas: a inspeção, a ausculta, a palpação e a percussão. Nestas técnicas utilizamos nossos sentidos de visão, audição, tato e olfato. A inspeção é a mais importante de todas as técnicas, por isso deverá ser utilizada no início de cada fase do exame físico.

Quais são os principais sistemas a serem avaliados no exame físico?

As técnicas usadas no exame físico vão exigir do profissional o uso de quatro dos seus cinco sentidos: visão, tato, audição e olfato. Essas técnicas são divididas em inspeção (visão e olfato), ausculta (audição), palpação (tato) e percussão (tato e audição).

Como fazer exame físico de um paciente na fisioterapia?

Primeiro, a inspeção, onde o paciente será observado pelo fisioterapeuta, a fim de identificar alterações na estrutura óssea e outros aspectos. Depois, acontece a palpação, em que o profissional deve verificar em um exame de toque algumas regiões do paciente em que pode ou não ter notado alguma alteração.

Como se faz uma avaliação postural?

Posição do paciente

O posicionamento de seu paciente irá falar muito sobre a sua possível lesão e/ou patologia. Por isso, no momento de realizar a avaliação postural dele você deve posicioná-lo de forma na qual você consiga dar a volta por seu corpo. Lembre-se de não mexê-lo para não alterar a suas influências tônicas.

Quais são as fases da avaliação fisioterapêutica?

Este se constitui de quatro etapas: inspeção estática, inspeção dinâmica, palpação, e ausculta pulmonar 5.

Como fazer a palpação abdominal?

A técnica é digito-digital, em que o examinador posiciona uma das mãos sobre o abdome e percute com o dedo indicador.
  1. Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas);
  2. Percussão normal: macicez hepática no hipocôndrio direito; timpanismo no espaço de Traube, timpanismo nas demais regiões.

Como deve ser feito o exame físico?

O Exame Físico se trata de um conjunto de técnicas para a avaliação física de um paciente. Essas técnicas são utilizadas por profissionais da saúde que visam diagnosticar algum mau funcionamento, doença, anormalidades, etc. O conjunto de manobras é formado pela Palpação, Inspeção, Percussão e Auscutação.

Como palpar Ictus?

A) palpação em decúbito dorsal; B) palpação em decúbito lateral esquerdo; C) localização do ictus cordis, contando-se os espaços intercostais a partir do segundo espaço (ângulo de Louis). Observe que, em A e B, a palpação do ictus é simultânea com o pulso carotídeo.

Como realizar exame físico de enfermagem?

Enfermagem: três etapas para realizar exames físicos
  1. Inspeção. De acordo com Ariadne, a inspeção consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. ...
  2. Palpação. “O toque no corpo é o que confirma a existência de dor local”, explica a profissional do Hospital São Camilo. ...
  3. Ausculta.

O que são técnicas propedêuticas?

Na área da saúde, especificamente na medicina e em áreas clínicas, a propedêutica caracteriza um conjunto de técnicas para levantar dados e diagnósticos iniciais. As técnicas utilizadas envolvem observação, palpação, medida de temperatura e outros exames simples e inespecíficos.

Como descrever a avaliação do paciente?

a avaliação inicial inclui uma análise do estado de saúde do paciente, através de um exame físico e histórico de saúde. A avaliação psicológica determina o estado emocional do paciente (por exemplo, se ele se encontra deprimido, com medo, agressivo, e se pode ferir a si próprio e os outros).

Qual a diferença entre inspeção e palpação?

➢ Inspeção: avaliar o corpo quanto à forma, cor, simetria, odor e presença de anormalidades; ➢ Palpação: avaliar temperatura, estado de hidratação, textura, forma, movimento, áreas de sensibilidade e pulsação.

Como estudar anatomia Palpatória?

Anatomia palpatória: Conheça as partes do corpo ligadas ao músculo alvo. A primeira orientação é saber quais partes do corpo estão ligadas ao músculo alvo do exame palpatório. Ter esse conhecimento é o primeiro passo necessário porque dá a localização geral de onde colocar os dedos durante a palpação.

Qual a importância do conhecimento anatômico para o fisioterapeuta?

Dessa forma, ressalta-se a importância da anatomia na fisioterapia e, por conta do grande estudo dela, pode-se melhorar a qualidade de vida dos pacientes e, com isso, ajuda-los a melhorar o desenvolvimento do corpo, contribuindo na prevenção de patologias e evitando a má formação das estruturas do corpo.

Qual a forma de estudo da anatomia sistêmica?

→ Anatomia sistêmica: estuda os sistemas do corpo humano, tais como o digestório e o circulatório. Ela não se preocupa com o todo, realizando uma descrição mais aprofundada das partes que compõem um sistema. → Anatomia regional ou topográfica: estuda o corpo humano por regiões, e não por sistemas.

O que devemos avaliar durante a inspeção e palpação da cabeça?

- Inspecione e palpe o crânio: observar tamanho e formato, palpar couro cabeludo observando nódulos, depressões ou protrusões anormais Presença de movimentos involuntários. Cabelos: cor, textura, distribuição, higiene.

Artigo anterior
Onde lançar rendimentos isentos Brasilprev VGBL?
Artigo seguinte
Quem pode entrar no if?