Quando é preciso colocar água no radiador?

Perguntado por: Jorge Campos de Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

Algumas montadoras indicam que a primeira troca deve ser realizada com 30 mil km ou com 1 ano de uso, chegando a até 120 mil km, dependendo do aditivo usado. Jamais abra a tampa do radiador com o motor quente, o líquido pode provocar queimaduras na sua pele.

É preciso colocar água no radiador?

Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. Para fazer a reposição do líquido de arrefecimento, é imprescindível respeitar os métodos corretos: sempre com o motor a frio, nunca misturando aditivos diferentes e utilizando o aditivo indicado pelo fabricante.

Quando devo completar a água do radiador?

Geralmente, a recomendação das montadoras é para que o fluido aditivo seja trocado em intervalos de 30 mil quilômetros ou a cada 12 meses. A razão da escolha entre a quilometragem rodada e o tempo acontece porque, como grande parte dos produtos químicos, o aditivo tem prazo de validade.

O que acontece quando acaba a água do radiador?

Se faltar líquido no radiador, o motor pode fundir e você terá que levar o carro para uma oficina para passar por um serviço de retífica, algo que não é nada leve para o bolso. A situação ideal é que você não se esqueça de ocar o líquido.

O que faz a água do radiador baixa?

O nível de líquido pode diminuir por diversos motivos – o principal deles é a evaporação. Para evitar que a água evapore precocemente e enferruje o motor, é importante misturá-la com um aditivo. "Esse produto evita a oxidação da peça e combate ferrugens pequenas", afirma a profissional.

Tudo sobre a "água" do radiador

40 questões relacionadas encontradas

O que faz baixar água do radiador?

Caso o veículo esteja baixando mais do que essa quantidade por semana é bem possível que exista algum vazamento no sistema, que pode ser através das mangueiras, selos, juntas ou até mesmo pela tampa do reservatório, que deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Nesta situação é preciso procurar um especialista.

Quanto tempo deve durar a água do radiador?

As montadoras indicam um prazo de troca que fica em 30 mil quilômetros rodados ou um ano. É importante lembrar que se o reservatório de água do radiador estiver baixo, será necessário completá-lo.

Pode completar com água ou aditivo?

O correto é utilizar Água desmineralizada (ou água desionizada), pois ela não possui os sais minerais, sendo ​própria para utilização no sistema de arrefecimento. A proporção de água e aditivo dever ser aquela indicada pelo fabricante no manual do veículo, podendo variar de 40% a 60% de cada um.

Pode completar o líquido de arrefecimento?

A troca do líquido de arrefecimento só pode ser feita depois de uma limpeza completa do sistema. Há a necessidade também de ser realizada a “sangria” deste, já que não se pode ter bolhas de ar dentro do circuito, que deve ser preenchido somente com água desmineralizada e aditivo.

É correto colocar aditivo puro no radiador?

O aditivo para radiador não é utilizado puro, e sim misturado à água. A proporção entre um e outro líquido a ser utilizada também é definida pelo fabricante do veículo, assim como o prazo de troca. Além disso, a água deve ser desmineralizada, ou seja, sem minerais em sua composição.

Pode misturar líquido de arrefecimento?

Não se pode misturar dois aditivos diferentes no radiador

O fluido de arrefecimento do radiador pode trazer vários benefícios para seu carro e, por isso, é um baixo investimento que vale muito a pena!

Pode encher o reservatório do radiador?

Com relação ao abastecimento do reservatório, o líquido nunca pode ultrapassar a quantidade mínima ou máxima recomendada. “Se estiver muito vazio, o motor não será resfriado. Se estiver muito cheio, pode haver excesso de pressão e rompimento das mangueiras de conexão do radiador com o motor.”

O que é melhor colocar no radiador água ou aditivo?

“O recomendado pelo fabricante é utilizar aditivo, porque ele tem a função de proteger o sistema contra ferragens, ajuda a controlar o ponto de ebulição do líquido e evita congelamento”, afirmou Michel Amâncio.

Qual a maneira correta de colocar água no radiador?

Como colocar água no radiador: encontrando o reservatório

A tampa do reservatório do radiador deve estar no topo de um recipiente de plástico transparente com marcas MIN e MAX no lado, com os níveis de líquido existentes visíveis no interior. Abra a tampa e colocá-la de lado em um local seguro para não perdê-la.

Pode colocar água no radiador com o motor quente?

Não é aconselhável abrir o reservatório de expansão – aquele onde completamos a água – quando o motor estiver quente, pois esse reservatório funciona com pressão e pode causar sérias queimaduras.

Quais sintomas de junta do cabeçote queimada?

Se a junta do cabeçote estiver queimada você pode ter grandes problemas em um curto período.
...
O defeito na peça pode apresentar alguns sintomas como:
  • Indicação de alta temperatura no painel;
  • Fumaça excessiva nos canos de escape;
  • Redução rápida da água do radiador;
  • Velas de ignição úmidas;
  • Falhas no motor.

Como saber se a água do radiador está indo pro motor?

Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.

O que causa pressão no sistema de arrefecimento?

É um problema que pode acontecer no sistema de arrefecimento do veículo. Pode ser devido a um vazamento, quando há alguma mangueira ressecada, ou durante a colocação de água/aditivo com o automóvel ainda quente.

O que acontece se colocar muita água no reservatório do carro?

Se ainda assim o motor estiver quente, o ambiente está pressurizado e essa água pode “espirrar”, causando queimaduras graves. Já no momento da troca, é preciso retirar todo o líquido e em seguida basta colocar o novo. O volume total varia de veículo para veículo, sendo normalmente cerca de 4 litros ou mais.

É normal a água do reservatório de água subir um pouco?

Normal! A água tem que subir mesmo, porque ela aquece e tem se expandir no sistema. Como ela não tem pra onde fugir, ela sobe mesmo, dando a impressão que vai estourar o reservatório de expansão.

O que acontece se colocar água acima do nível no carro?

Se ficar acima da marca máxima, haverá uma pressão no sistema de arrefecimento, e se você deixar abaixo do nível, elevará a temperatura do motor, o que pode fundir o mesmo.

Qual a diferença das cores dos aditivos?

Apesar de servirem para a mesma função, estes dois tipos de aditivos possuem suas diferenças, que podem ser notadas desde a cor em que são comercializados (que geralmente varia entre verde, vermelho e laranja para os aditivos orgânicos, e verde para os sintéticos), até na composição e na durabilidade dos mesmos.

O que acontece se colocar só aditivo no radiador?

Mas, em geral, veículos nessas condições já apresentam uma situação crítica de corrosão no sistema de arrefecimento e simplesmente colocar aditivo no radiador pode piorar tudo. Além de alterar o ponto de ebulição da água, outra propriedade importante dos aditivos é a anticorrosiva.

Artigo anterior
Onde se passa Outlast 2?
Artigo seguinte
O que é preciso para ser Professor de Creche?