Como saber se o átomo é estável ou instável?

Perguntado por: Valentim Filipe Ribeiro de Coelho  |  Última atualização: 9. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (35 avaliações)

O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada. Exemplo: Façamos a distribuição eletrônica do oxigênio (O), que possui oito elétrons em seu estado natural.

Quando um átomo é estável?

Para atingir tal estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência.

Qual a diferença entre um átomo estável é instável?

Muitos átomos se tornam estáveis quando sua camada de valência está preenchida com elétrons ou quando eles satisfazem a regra do octeto (por ter oito elétrons de valência). Se os átomos não têm esse arranjo, eles "vão querer" alcançá-lo ganhando, perdendo ou compartilhando elétrons através das ligações.

O que é um átomo instável?

O núcleo de um átomo é instável quando ele apresenta um número de prótons maior ou igual a 84. Porém, existem algumas exceções, pois há átomos que apresentam um número de prótons menor que 84 e mesmo assim são instáveis, como: Césio (Cs): apresenta 55 prótons em seu núcleo.

O que acontece com um átomo instável?

Por emissão de partículas ou de energia do núcleo, um átomo instável troca, ou decai, para uma forma mais simples. Por exemplo, um isótopo radioativo de urânio, o 238, decai até se tornar chumbo 206.

DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA - DIAGRAMA DE PAULING

27 questões relacionadas encontradas

Como átomos instáveis sofrem decomposição formando átomos estáveis?

Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis. A radioatividade é a capacidade de alguns elementos de emitir energia na forma de partículas ou radiação eletromagnética.

Quantos elétrons o oxigênio precisa para ficar estável?

Oxigênio. Com seis elétrons na camada de valência, o oxigênio só fica estável quando as ligações químicas reúnem mais dois elétrons.

Porque o hidrogênio se estabiliza com 2 elétrons?

Cada um dos hidrogênios está satisfeito, porque eles estão seguindo a regra do dueto. Esses dois elétrons nessa ligação estão ao redor do hidrogênio e do alumínio. Sendo assim, do ponto de vista do hidrogénio, ele tem um dueto completo. E o mesmo acontece com esse hidrogênio.

Quais elementos seguem a regra do octeto?

(1) Expansão do octeto:

Ocorre somente com átomos de elementos não metálicos do terceiro período em diante, ou seja, que possuem três ou mais camadas eletrônicas. Isso porque esses átomos possuem orbitais d vazios que podem acomodar 10, 12 ou mais elétrons.

O que diz Teoria de octeto?

De maneira geral, a teoria do octeto ocorre: “quando são formadas ligações químicas entre átomos diferentes e estes mesmos elementos tendem a partilhar elétrons para completar seus octetos".

Quantos elétrons o enxofre precisa para ficar estável?

* O enxofre possui 16 elétrons, o que dá a seguinte configuração eletrônica no estado fundamental em ordem de camada eletrônica: 2 – 8 – 6. Portanto, ele tem seis elétrons na camada de valência e precisa receber mais dois elétrons para ficar estável.

Qual é o modelo de Dalton?

A teoria atômica de Dalton descreve o átomo como uma partícula esférica, maciça e indivisível, ideia que ficou conhecida como modelo da “bola de bilhar”. Dalton nasceu em Eaglesfield, um pequeno povoado da Inglaterra, tendo sido filho de tecelão e estudado na escola dos Quarks.

O que garante a estabilidade do núcleo do átomo?

Para que um núcleo seja estável, é preciso que a repulsão elétrica entre os prótons seja compensada pela atração entre os núcleons devido à interação nuclear. Entretanto, um próton repele todos os outros prótons do núcleo, já que a interação eletromagnética é uma interação de longo alcance.

Quantas ligações o hidrogênio pode fazer?

Nas ligações covalentes (interage com ametais ou com ele mesmo), realiza apenas uma ligação simples.

Quantos elétrons para se tornar estável?

Assim, um átomo que completa a última camada de sua eletrosfera com oito elétrons adquire as características de um gás nobre, ou seja, torna-se estável.

Quando o hidrogênio fica estável?

A estabilidade do átomo de hidrogênio é alcançada quando ele recebe um elétron na camada de valência (a camada mais externa de um átomo).

Como saber quantos elétrons o átomo precisa?

Em um átomo neutro, o número de elétrons é igual ao número de prótons, então é fácil determinar o número de elétrons pelo número atômico. Além disso, a posição de um elemento na tabela periódica - sua coluna ou grupo e sua fileira ou período - nos dão informações muito úteis sobre como esses elétrons estão organizados.

Quem é mais estável o2 ou o3?

Gás oxigênio: é o mais estável e está presente no ar que respiramos, se apresenta como um gás incolor e inodoro. Gás ozônio: é mais instável e nos protege da radiação ultravioleta, através da chamada “camada de ozônio”. Características físicas: possui coloração azul e um cheiro desagradável.

Quantos elétrons o nitrogênio precisa para ficar estável?

No caso, o nitrogênio se estabiliza com 7 elétrons na última camada.

Como o hidrogênio se estabiliza?

Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade. É uma exceção à Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência.

O que são átomos estáveis exemplos?

O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada. Exemplo: Façamos a distribuição eletrônica do oxigênio (O), que possui oito elétrons em seu estado natural.

Quais os 3 elementos mais radioativos?

Nesse caso, podemos citar o Astato e o Frâncio. Devido a sua larga utilização em usinas nucleares e tratamentos de câncer, os principais elementos radioativos são: Urânio-235, Cobalto-60, Estrôncio-90, Rádio-224 e Iodo-131 pois tendem a aparecer com maior frequência no nosso cotidiano.

Qual nível de radiação é perigoso?

Em grandes doses, acima de 100 mSv (milissievert), a radiação provoca danos nos tecidos humanos, o que leva a um risco maior de desenvolvimento de câncer. Inclusive, calcula-se que uma exposição acima de 5.000 mSv levaria à morte em poucos dias.

Artigo anterior
Porque Herbalife faz mal?
Artigo seguinte
Quais são as consequências da Conjuração Baiana?