Quais os sinais de trombose na perna?

Perguntado por: Constança Iara Borges Antunes Macedo  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (66 avaliações)

A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:
  • Dor no local;
  • Inchaço de somente uma das pernas, por vezes mais de 3 cm;
  • Vermelhidão da perna afetada;
  • Veias dilatadas na perna;
  • Aumento da temperatura local;
  • Dor ao toque;
  • Enrijecimento da pele.

Como é a dor de trombose na perna?

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

Quando suspeitar de trombose?

A trombose não apresenta sintomas

“Os principais sintomas são dor, inchaço e sensação de peso nas pernas”, diz Francisco Osse. Algumas pessoas notam alterações na coloração da área afetada, que pode ficar mais arroxeada ou avermelhada.

Onde se localiza a dor de trombose?

6 sinais de trombose na perna
  • A região afetada pode mudar de cor, ficando azulada ou avermelhada;
  • Dor principalmente na panturrilha, mas se espalhando para o tornozelo e o pé, pode incomodar;
  • A perna pode inchar em diferentes graus;
  • Sensação de queimação e peso constantes nas pernas;

Onde se localiza a trombose na perna?

A trombose venosa profunda (TVP) é causada pela formação de coágulos de sangue (trombos) no interior das veias profundas. Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

Sintomas da trombose na perna

17 questões relacionadas encontradas

Como a trombose aparece?

A trombose é decorrente da formação de coágulos em lugares em que não houve sangramento. É caracterizada pela formação ou desenvolvimento de um coágulo sanguíneo (trombo) responsável por causar inflamação na parede do vaso. Em geral, os trombos se formam nos membros inferiores.

O que é trombose sintomas?

A trombose é a formação de um coágulo no sangue (trombo) que obstrui ou dificulta a circulação de um vaso sanguíneo qualquer. A depender do local afetado e da extensão do quadro, os sintomas da trombose variam. Eles envolvem inchaço, vermelhidão, limitações de movimento, dor etc.

Quanto tempo a trombose se manifesta?

Esse tempo pode ser de 3 até 24 meses.

Como é a dor da trombose na panturrilha?

Deve-se suspeitar de uma trombose quando há dor na perna e essa fica inchada e dura. A trombose ocorre quando um trombo entope uma das veias das pernas, bloqueando a circulação a partir desse local.

O que significa ter dor na perna esquerda?

A dor nas pernas pode acontecer devido à má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.

Como saber se você tem tendência a trombose?

A trombose quase sempre acomete uma das pernas, ocasionando mudança na cor da pele, dor, aumento de temperatura local e inchaço. Algumas situações predispõem ao aparecimento da trombose: -Período prolongado de repouso no leito (mais do que três dias); -Fratura nas pernas ou pelve (bacia);

O que não pode fazer quando se tem trombose?

“Manter-se no peso ideal, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e evitar os fatores de risco conhecidos são os pilares da prevenção de qualquer doença e com a trombose não é diferente”.

Como saber se a trombose está piorando?

Sinais claros podem indicar o desenvolvimento de coágulos sanguíneos (trombose): Uma dor diferente da dor da cirurgia. Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando)

Qual a diferença de dor muscular com dor de trombose?

Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.

Quanto tempo dura a fase aguda da trombose?

A trombose é considerada aguda quando o tempo entre a formação do coágulo e o diagnóstico não ultrapassa 2 semanas. A partir da 3ª semana passa a ser considerada subaguda/crônica.

Como saber se uma veia da perna estourou?

Quais são os sintomas das varizes estouradas?
  1. hemorragia, caracterizada por sangramento grande, que pode ser entendido como uma complicação das varizes;
  2. hematomas ao redor, que podem ser azuis, roxos ou vermelhos;
  3. dor na região.

Como dormir quem tem trombose?

As principais recomendações para quem teve trombose são: uso de meias elásticas, evitar permanecer longos períodos em pé ou sentado, praticar atividade física (conforme liberação do vascular), sempre que possível dormir com as pernas ligeiramente elevadas e usar de sapatos confortáveis.

Quanto tempo leva para o trombo se desfazer?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

O que é trombose porque ela pode matar?

Quando o coágulo obstrui uma pequena veia da perna, causa um transtorno localizado naquela região. Quanto mais próximo do coração, ou maior a veia, maior será a gravidade da trombose e a possibilidade de matar.

Como é a vida após trombose?

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

Quem tem trombose tem que fazer repouso?

Após o diagnóstico de trombose venosa profunda, deve-se permanecer em repouso com o membro acometido levemente elevado. Ao iniciar o tratamento com um medicamento anticoagulante, o risco de embolia é reduzido somente após o medicamento atingir os níveis séricos ideiais ( concentração no sangue).

Quem está com trombose pode caminhar?

Em geral, depois da fase aguda, a maioria dos pacientes que tiveram trombose se beneficiam da atividade física. Musculação, caminhada, natação, ou outra atividade que seja do seu agrado é sempre bem-vinda, pois durante o exercício físico, as contrações musculares ajudam o funcionamento das veias.

Estou com trombose posso viajar?

Pode viajar de avião, porém deve fazer uso da meia elástica, andar durante o voo e se hidratar bem. Além disso, verificar com seu vascular se há a necessidade de fazer profilaxia com anticoagulante, pois isso depende da causa e história da sua trombose.

Qual o exame que faço para saber Tenho tendência a trombose?

"O diagnóstico da trombose depende da história do indivíduo, na qual seus fatores de risco são evidenciados, da avaliação clínica e dos resultados de exames diagnósticos. O exame mais usado é a ultra-sonografia com doppler, que avalia o estado das veias dos membros inferiores, podendo identificar eventuais coágulos.

Quem é mais propenso a ter trombose?

Pessoas que possuem algumas alterações hematológicas, conhecidas como TROMBOFILIA, apresentam maior predisposição para tromboses; assim como pacientes portadores de doenças neoplásicas.

Artigo anterior
Quantos dólares Posso comprar sem declarar?
Artigo seguinte
O que fazer para coordenar uma equipe?