Onde lançar rendimentos isentos Brasilprev VGBL?

Perguntado por: Edgar Gomes Sá  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (6 avaliações)

  1. No programa da Receita Federal, selecione a opção "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis";
  2. Em "Tipo de Rendimento", clique em "3 – Capital das apólices de seguro ou pecúlio";
  3. Informe o seu CPF (e não o do titular do plano);
  4. Informe o CNPJ da Brasilprev: 27.665.207/0001-31;

Como declarar rendimentos isentos de resgates e benefícios de VGBL?

No programa da Receita Federal, vá até “Bens e Direitos“, clique em “Novo”. Depois, selecione a opção 97, referente ao VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre. É preciso informar o CNPJ da seguradora e, no campo de “Discriminação”, você deve indicar o nome da entidade, o número da conta e os dados da apólice.

Onde declarar rendimentos de previdência privada VGBL?

Como declarar VGBL

As contribuições feitas em planos do tipo VGBL devem ser informadas na ficha de "Bens e Direitos". Clique em "novo" e selecione o código 97, referente a VGBL. Informe o CNPJ da instituição financeira responsável pelo plano.

Como declarar rendimentos recebidos de previdência privada?

Para declarar resgates de planos de previdência privada PGBL deve-se acessar a ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica. Em seguida deve-se incluir as seguintes informações: Nome da fonte pagadora (seguradora ou entidade de previdência complementar);

Como declarar PGBL e VGBL no Imposto de Renda?

Se você tem um PGBL, é preciso informar quais foram as contribuições e os resgates. Já no caso do VGBL, terá de informar os resgates e também o saldo na ficha “Bens e Direitos”.

Como Declarar seu Plano de Previdência no IR - #FalaBrasilprev

27 questões relacionadas encontradas

Como declarar no imposto de renda resgate de previdência privada PGBL?

As contribuições para os planos PGBL devem ser informadas na ficha “Pagamentos Efetuados”, com o código 36 – Previdência Complementar. No campo “Valor Pago”, inclua o montante total das contribuições que realizou no ano, conforme indicado na seção “Informações Complementares” do seu Informe de Rendimentos.

Como fazer o resgate do PGBL?

O prazo para resgate do PGBL deverá obedecer ao período de carência estabelecido pelo banco, que nunca será inferior a 60 dias ou superior a 24 meses. Essa definição é dada no momento em que você fechar o contrato com a instituição de sua escolha.

Qual a melhor forma de resgate da previdência privada?

Os maiores benefícios que o resgate total da Previdência Privada tem a oferecer dependem dos próprios objetivos e do planejamento pessoal do investidor. Caso o objetivo do investimento seja adquirir um bem predefinido, uma casa, por exemplo, o resgate total pode ser a melhor opção de recebimento.

Como resgatar a previdência do Itaú?

No site do Itaú pelo computador, clique em opções de acesso, em seguida mais acessos, previdência e selecione a opção não correntista. Depois, entre com o seu CPF, RG e senha. Agora, siga o caminho: Outros produtos > Previdência > Resgatar e cancelar > Solicitar resgate.

Quanto tempo demora para resgatar a previdência privada?

10 de novembro de 2021 Redação Brasilprev Compartilhar share O resgate do seu plano de previdência é creditado em até 5 dias úteis após a data de solicitação do resgate.

Como lançar previdência privada no IRPF 2021?

Quem conta com esse produto deve declarar a Previdência no IR informando o valor das contribuições na ficha “Pagamentos Efetuados”. Há três códigos disponíveis no programa do Imposto de Renda. Eles variam de acordo com o tipo de plano escolhido. O primeiro é o de número 36.

Como declarar previdência privada no Imposto de Renda 2020?

De acordo com Paes Leme, para declarar, o contribuinte deve acessar a aba "Pagamentos Efetuados" e o código a ser inserido é o "36 - Previdência Complementar". "Os aportes em PGBL podem ser deduzidos do IR, mas limitados a 12% da renda tributável no ano, sendo considerado como um pagamento, não como um investimento.

Como declarar contribuição previdenciária oficial Imposto de Renda 2020?

No caso de quem recebeu seus rendimentos de uma pessoa física em 2020 e recolheu Imposto de Renda via carnê-leão deve preencher a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior”, no campo “Previdência Oficial”, na aba “Outras Informações”.

Artigo anterior
Porque os chineses não tomam leite?
Artigo seguinte
Como é realizado a palpação?