O que é o inconsciente?

Perguntado por: Catarina Rebeca Baptista de Tavares  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (6 avaliações)

Inconsciente, do latim inconscius, é um termo psicológico com dois significados distintos. Em um sentido amplo, mais genérico, é o conjunto dos processos mentais que se desenvolvem sem intervenção da consciência.

Qual o conceito de inconsciente?

Há, ademais, a concepção de inconsciente como adjetivo, comum na linguagem coloquial. Ela designa o conjunto dos processos mentais que não são conscientemente pensados, e até mesmo o estado mental de indivíduos privados da consciência (como por exemplo o de sujeitos desacordados).

O que é o inconsciente para Freud?

Freud localiza o inconsciente não como um lugar anatômico, mas um lugar psíquico, com conteúdos, mecanismos e uma energia específica. O inconsciente faz parte da Primeira Tópica do Aparelho Psíquico construída por Freud a partir da Traumdeutung (Interpretação dos Sonhos) publicada em 1900.

Qual é a função do inconsciente?

O inconsciente, segundo a Teoria Psicanalítica da Personalidade, desenvolvida pelo médico e psiquiatra alemão Sigmund Freud no final do século 19, é um “reservatório” de sentimentos, pensamentos, impulsos e memórias que estão fora da percepção consciente.

O que é inconsciente para a filosofia?

Inconsciente. Como adjetivo, é tudo o que não é consciente: por exemplo, a circulação do sangue ou as trocas elétricas entre os neurônios são processos inconscientes, como a quase totalidade de nosso funcionamento orgânico. "Não sabemos o que pode o corpo", dizia Spinoza.

O QUE É O INCONSCIENTE? | SÉRIE CONCEITOS EM PSICOLOGIA

25 questões relacionadas encontradas

O que é o inconsciente para Lacan?

O inconsciente lacaniano é o lugar onde a fala transferencial é mobilizada, onde o sujeito (do desejo) inconsciente se deixa ouvir e pronunciar uma verdade inédita, que escapa à simbolização.

Quais são as principais características do inconsciente?

O inconsciente não é algo aleatório sem qualquer explicação. Mas são impulsos liberados assim como o nome já diz inconscientemente. Defendendo também que há maneiras de reconhecer essas atitudes, que muitas vezes são tomadas repetidamente, que levam ao mesmo lugar, ou que são feitas com o parecer de ser por impulso.

Qual o papel do inconsciente para a psicanálise?

O que é Inconsciente Freudiano

A definição básica dada acima vai de encontro com a teoria psicanalítica de Freud. Para ele, o inconsciente seria como a caixa-preta da pessoa. Ela não seria a parte mais profunda da consciência, nem a que possui menos lógica, mas uma outra estrutura que se distingue da consciência.

Como podemos trabalhar o inconsciente?

Para esclarecer isso, confira sete modos de como acessar o inconsciente.
  1. Associação livre.
  2. Interpretando sonhos. Desejos. Medos.
  3. Analisando o significado das palavras.
  4. Observando hábitos recorrentes.
  5. Chistes. Condensação. Deslocamento. ...
  6. Lapsos.
  7. Analisando a cultura.
  8. Considerações finais sobre como acessar o inconsciente.

Quais são as formações do inconsciente Freud?

A teoria psicanalítica chama de formações do inconsciente os sintomas, os sonhos, os chistes, os atos falhos e as lembranças encobridoras. Essas formações são efeitos conhecidos dos processos psíquicos inconscientes.

Por que o inconsciente é tão importante na teoria de Freud?

De fato, ao afirmar que o inconsciente pensa, Freud desaloja a consciência de seu lugar de centro, alterando assim o privilégio conferido aos pensamentos conscientes. O cerne de sua descoberta vem demonstrar que os processos de pensamentos inconscientes se produzem à margem da consciência e dela independem.

Como acessar o inconsciente Freud?

De acordo com Freud, o acesso ao inconsciente só é possível a partir do consciente. A consciência é quem conecta o externo e o interno, fazendo isso por meio dos pensamentos, que, na visão freudiana, são um deslocamento de energia, originada da ID, dentro do aparelho psíquico.

Como surgiu o conceito de inconsciente?

A elaboração de que o inconsciente é um sistema constituído por representações associadas umas às outras de acordo com as leis do deslocamento e da condensação, de que ele se constitui na verdadeira instância onde os pensamentos se produzem, e de que esses pensamentos inconscientes podem encontrar um meio de expressão ...

Como ativar o seu inconsciente?

A técnica usada por Freud para ativar o inconsciente era a hipnose, usada como porta para dar tratamento aos pacientes. Consistia em alternar o estado de consciência da pessoa para que facilitasse a entrada no seu inconsciente.

É possível controlar o inconsciente?

É impossível ser completamente justo e imune a esse tipo de influência, mas existe um antídoto eficaz contra as distorções induzidas pelo inconsciente: saber que ele sempre está pronto para nos enganar. Se, por um lado, é impossível controlar o inconsciente de maneira consciente, é possível influenciá-lo.

Como falar com o meu inconsciente?

Dizemos aos nossos pacientes: “Fale exatamente tudo o que vier à sua cabeça. Não tenha pudores, não se preocupe com a lógica ou com o sentido, apenas deixe que as ideias invadam sua consciência e as comunique a mim. Essa é a única regra que você deve seguir. Não tem tarefa de casa, não tem exercício, nada disso.

Quais as leis do inconsciente?

O que Freud mostra nada mais é que o acaso no inconsciente é determinado e tem leis.vi Por isso Lacan propõe pensar o inconsciente como o conjunto de cadeias em que cada cadeia significante, como um anel, se articula com outra cadeia significante formando assim anéis dentro de um colar, que se articula com outro anel ...

O que é o sujeito do inconsciente?

A noção de sujeito do inconsciente representa um fundamento clínico e a base material para o tratamento psicanalítico. Apesar de Freud não teorizar sobre o sujeito, essa noção atravessa toda sua obra e é levada por Lacan para primeiro plano como uma das noções principais da psicanálise.

Como saber que o nosso inconsciente está se manifestando?

Para as abordagens psicodinâmicas, os fenômenos conscientes são apenas uma manifestação do inconsciente. Outras manifestações do inconsciente são o sonho, a histeria, atos falhos, lapsos e outras. O termo inconsciente, utilizado de forma adjetiva, pode ser usado para se referir a coisas que não estão conscientes.

Qual autor que falou primeiramente sobre inconsciente?

Na obra de Ellenberger, dentre os diversos pensadores que receberam destaque especial no tocante ao conceito de inconsciente, temos na figura de Carl Gustav Carus (1789-1869), médico e pintor, talvez o primeiro grande sistematizador do conceito de inconsciente.

Como acessar o inconsciente coletivo?

Segundo Jung, podemos chegar ao inconsciente coletivo através dos sonhos, por isso as suas investigações se concentravam no campo dos sonhos. É nesse momento que temos acesso a esse inconsciente que todos nós compartilhamos.

Quais as formas que o inconsciente se expressa?

Muitas vezes nos desentendemos com essa manifestação psíquica por que o falar do inconsciente não é usual, ele não se comunica da forma social que o consciente atua, mas ele vem trazendo imagens, sonhos, padrões comportamentais e sentimentais que nos revela que sabemos pouco, muito pouco sobre nós mesmos.

Qual a definição realizada por S Freud Da sobre consciente e inconsciente?

O consciente é a parte da mente que estamos cientes, porém Freud se interessou mais pelo inconsciente, que é uma área menos explorada e exposta. O nível consciente refere-se às experiências que a pessoa percebe, incluindo lembranças e ações intencionais. ... Percebemos a consciência como nossa e identificamo-nos com ela.

Artigo anterior
Quem vai ficar junto no final de Riverdale?
Artigo seguinte
O que pode ser dor no osso da bacia?