Como é feito o gás cloro?

Perguntado por: Marcos Hugo Reis Lopes Gomes  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (28 avaliações)

O cloro é produzido pela passagem de corrente elétrica através de uma solução de salmoura tratada (sal comum dissolvido em água). Este processo é chamado de eletrólise. Os outros produtos gerados são a soda cáustica (hidróxido de sódio ou NaOH) e o hidrogênio (H2).

Como é feito o gás de cloro?

O processo de produção do cloro/soda consiste na passagem de uma corrente elétrica em salmoura de cloreto de sódio, obtendo-se como resultado o cloro (Cl2), a soda (NaOH) e o hidrogênio (H2). O gás cloro é tóxico e foi usado nos combates da Primeira Guerra Mundial.

Como é feito o gás cloro para que serve?

Indicado para o tratamento em estações e também em indústrias de alimentos e bebidas, o gás cloro possui elevado poder biocida e oxidante, o que o torna capaz de penetrar nas membranas celulares, remover biofilmes e inativar os micro-organismos.

O que o gás cloro pode causar?

Os principais sintomas do gás cloro são irritação na pele e nos olhos, complicações no sistema respiratório, dor de cabeça, inquietação e sensação de sufocamento.

O que é um gás cloro?

À temperatura ambiente e pressão atmosférica, o cloro é um gás oxidante, não inflamável, altamente tóxico, corrosivo na presença de umidade, de cor amarela esverdeada e com odor desagradável e altamente irritante. O cloro gasoso é 2.5 vezes mais denso que o ar atmosférico e apesar de não ser inflamável, suporta chama.

Produção do Gás Cloro - Chlorine Gas Production

31 questões relacionadas encontradas

O que é cl2 na química?

O gás cloro (Cl2) é tóxico e irritante, tal condição fez com que fosse utilizado como arma química durante a 1ª Guerra Mundial. Esse gás provoca irritação no trato respiratório e na pele, retenção de água nos pulmões, lacrimejamento e quando inalado em grandes quantidade pode levar até a morte.

Como o gás cloro age no corpo humano?

Exposição humana e efeitos na saúde

O cloro reage com substâncias orgânicas, principalmente em meio aquoso onde pode formar ácidos tóxicos, exercendo efeito direto em tecidos do trato respiratório e causando irritação nos olhos, com lacrimejamento, tosse, dor de cabeça, falta de ar e sensibilidade à luz.

O que faz o cloro explodir?

O cloro, especificamente, deve ser guardado em local arejado e protegido do sol, pois a mistura de produtos químicos envolvendo cloro e condições externas como umidade e temperatura, podem causar explosões.

Quais são os exemplos de mau uso do cloro?

Quais são os perigos da manipulação do cloro?
  1. Intoxicação. O gás cloro é tóxico e venenoso. ...
  2. Queimaduras. No estado líquido, o cloro tem grande potencial para gerar queimaduras quando entra em contato com a pele de um trabalhador. ...
  3. Danos ambientais. A sustentabilidade é um assunto em alta hoje em dia.

Qual é mais forte água sanitária ou cloro?

Já a água sanitária, mesmo tendo menor concentração de cloro, pode reagir com compostos de origem orgânica e ácidos, causando intoxicação proveniente do gás liberado.

Qual é a função do cloro?

O cloro é uma substância utilizada para oxidar a matéria orgânica proveniente dos mananciais e que possam aparecer na rede de distribuição. Isso significa que ele elimina ou impede que bactérias, vírus e protozoários causadores de doenças surjam e se multipliquem no percurso da estação de tratamento até as residências.

Qual é a função do cloro no corpo humano?

Cloro: encontrado no líquido extracelular, age com o sódio e ajuda no equilíbrio dos líquidos do corpo e na manutenção do pH. É um dos componentes do ácido clorídrico do estômago.

Porque o gás cloro é corrosivo?

Como acontece o processo corrosivo causado pelo cloro? Os sais e o cloro presentes na água da torneira e em alguns aditivos passam por uma reação química com o alumínio presente no motor do veículo.

Como é feito o cloro de piscina?

Bom, para se livrar dos patógenos da água da piscina, deve-se introduzir um agente desinfetante, sendo o mais popular o elemento cloro, na forma de compostos químicos como hipoclorito de cálcio (um sólido) ou hipoclorito de sódio (um líquido).

Quais os perigos da água sanitária?

O hipoclorito de sódio libera Gás Cloro, que pode causar irritação das vias respiratórias, danos aos olhos e dores de cabeça. Além disso, também pode provocar outro malefícios a saúde, como: intoxicações, provocar queimaduras na pele e ser extremamente nocivo quando ingerido.

Quais os riscos do mau uso dos produtos de limpeza?

Os 6 problemas gerados pelo mau uso de produtos químicos utilizados na limpeza profissional
  1. A escolha do produto errado. ...
  2. Contaminação direta e indireta de pessoas. ...
  3. A contaminação do meio ambiente. ...
  4. Atenção às quedas. ...
  5. A composição dos produtos. ...
  6. Produtos registrados.

Faz mal beber água com cloro?

Nas concentrações encontradas na água potável, o cloro não é tóxico para os humanos. Muitos municípios adicionam cloro à água para ajudar a matar organismos prejudiciais, como vírus e bactérias, que podem nos deixar doentes se os ingerirmos.

O que fazer quando se inala muita água sanitária?

O que fazer quando inalar água sanitária? Se a inalação de água sanitária acontecer em ambiente fechado, saia do local imediatamente e vá para um espaço bem ventilado. Ao menor sinal de mal-estar, procure ajuda médica em uma unidade de saúde com pronto atendimento.

O que é bom para desintoxicação de água sanitária?

Se houver apenas contato com a pele ou os olhos, recomenda-se lavar a região com água corrente fria. Mas caso o desconforto seja decorrente da inalação, deve-se ir para um local bem ventilado, como próximo a uma janela, varanda ou quintal, respirar e aguardar alguns minutos.

Como o cloro oxida?

Combina-se facilmente com a maior parte dos elementos. É ligeiramente solúvel em água (uns 6,5 g de cloro por litro de água a 25 °C) formando, em parte, o ácido hipocloroso, HClO. Na maioria dos numerosos compostos que forma apresenta estado de oxidação -1. Também pode apresentar os estados de oxidação +1, +3, +5 e +7.

Qual é a valência do cloro?

Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência.

O que é o cloro no sangue?

Cloretos, cloro ou cloremia é uma análise laboratorial usada para avaliação de distúrbios do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico. O médico pode solicitar o teste no sangue ou na urina e podemos ter resultados com hipocloremia ou hipercloremia.

Quantos elétrons tem o Cl?

O cloro é um elemento químico de símbolo Cl e número atômico 17 (17 prótons e 17 elétrons), com massa atômica 35,5 u. Este elemento está situado na série química dos halogênios (grupo 17 ou 7A).

Porque o Bombril enferruja na água sanitária?

Se este ficar branco é por causa do hipoclorito de sódio, um agente oxidante forte que, em contato com os pigmentos do tecido, os oxida fazendo com que eles percam as cores originais.

O quê corroe alumínio?

De acordo com a termodinâmica o alumínio deveria ser um metal reativo, com baixa resistência à corrosão. ... O óxido de alumínio se dissolve em muitas substâncias químicas, principalmente em ácidos fortes e álcalis. Quando o filme é removido, o metal se corrói rapidamente por dissolução uniforme.

Artigo anterior
Como tratar granuloma nas cordas vocais?
Artigo seguinte
O que é a psicose para a psicanálise?