Qual o prazo para o pagamento das verbas rescisórias?

Perguntado por: Vítor Gustavo Carvalho de Reis  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (27 avaliações)

Com a nova redação dada pela Reforma Trabalhista, o artigo 477, § 6º da CLT dispõe que, serão de 10 (dez) dias contados a partir do término do contrato de trabalho, o pagamento das verbas rescisórias, independente do tipo de rescisão efetuada, e ainda dentro desse prazo, o empregador deverá entregar os documentos que ...

Quantos dias a empresa tem para pagar a rescisão do funcionário 2021?

Conforme as leis federais, é dever dos empregadores liberar o pagamento regular do último período. É importante ressaltar, que existe uma outra redação da lei, onde é determinado o prazo de 10 dias corridos do último dia trabalhado pelo funcionário, para o pagamento da rescisão realizada pelo patrão.

Qual o prazo para a empresa pagar as verbas rescisórias?

A Lei 13.467/2017 estabeleceu que, independentemente do tipo de aviso prévio (trabalhado ou indenizado) ou de quem o concedeu (empregado ou empregador), o prazo para pagamento das verbas rescisórias será de até 10 dias contados a partir do término do contrato.

Quantos dias a empresa tem para pagar a rescisão do funcionário 2022?

Independentemente da modalidade da rescisão, a empresa tem um único prazo para o pagamento das verbas rescisórias: 10 dias contados a partir do término do contrato de trabalho, conforme previsão do art. 477 das Consolidações das Leis do Trabalho.

Quantos dias a empresa tem para liberar o fundo de garantia?

Qual o prazo para concessão da chave do FGTS? A empresa tem prazo de até 05 dias úteis, após a dispensa ou acordo de rescisão, para informar a quebra do contrato à Caixa Econômica. A CEF, então, concede a chave de identificação ao antigo empregador que assume o dever de repassá-la ao trabalhador em até 10 dias.

Prazo para pagamento das Verbas Rescisórias

22 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo a empresa tem para pagar o FGTS após a demissão?

Qual o prazo para a empresa pagar a multa do FGTS? A empresa deve pagar a multa do FGTS na demissão sem justa causa, 40%, e por acordo, 20%, e segundo o artigo 477 da CLT, o prazo é de 10 dias após o fim do contrato.

Como contar os dez dias para pagamento da rescisão?

Assim, se o aviso prévio for indenizado, a contagem de 10 (dez) dias se iniciará no dia seguinte ao do momento em que o empregado for comunicado da rescisão. Caso o aviso seja cumprido, o cômputo do prazo se abre no seguinte ao do último dia de cumprimento.

O que tem que ser pago na rescisão?

Quais benefícios o colaborador tem direito nesse tipo de demissão? Saldo de salário referente aos dias trabalhados; Férias proporcionais + ⅓ de férias proporcionais; 13º salário proporcional.

Como saber se o valor da rescisão está certo?

7 dicas para conferir o seu!
  1. Considere o motivo da rescisão. ...
  2. Veja se os valores estão proporcionais. ...
  3. Saiba o que você deve receber. ...
  4. Calcule os descontos devidos. ...
  5. Confira o aviso prévio. ...
  6. Leia com atenção o Termo de Rescisão. ...
  7. Acompanhe as informações no site do MTE.

Quais documentos devem ser entregues na rescisão?

RESCISÃO POR TÉRMINO DE CONTRATO
  • Rescisão 5 vias;
  • Carteira de trabalho;
  • Ficha atualização da CTPS;
  • Extrato do FGTS;
  • Recolhimento do mês da rescisão;
  • Chave da Conectividade Social;
  • Comprovante de depósito da rescisão;
  • Exame médico demissional;

Quando a data de pagamento da rescisão cai no domingo?

Além disso, entendeu pela aplicação do artigo 775 da CLT, que dispõe que os prazos que se vencerem em sábado, domingo ou feriado, terminarão no primeiro dia útil seguinte.

O que fazer se a empresa não deposita o FGTS?

O que fazer se a empresa não depositar o FGTS?
  1. entrar em contato diretamente com o empregador para questionar o atraso;
  2. se não funcionar, você pode denunciar anonimamente a empresa.

Onde reclamar FGTS não depositado?

O trabalhador deve ter acesso ao sistema “gov.br”, ou seja, ter o login único do governo federal. Ao entrar no site, é preciso colocar o CPF e a senha. Aí ele tem acesso ao formulário de denúncia trabalhista. O trabalhador pode buscar auxílio ainda no sindicato da sua categoria para formalizar a denúncia.

Qual a multa por não depositar o FGTS?

O cálculo do FGTS em atraso, de acordo com o artigo 22 da lei nº 8.036/90, prevê multas de 5% e 10% para empresas que não efetuam o pagamento desse benefício aos colaboradores no prazo estipulado.

Pode pagar FGTS atrasado na rescisão?

A prática de atraso ou inexistência do pagamento das parcelas do FGTS é ato ilícito e o empregador pode ser multado conforme o artigo 477 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Outra consequência bastante onerosa à empresa é a rescisão indireta por parte do trabalhador, espécie de “justa causa do empregado”.

O que é documentação rescisória?

1 - Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, devidamente atualizada. 3 - Aviso Prévio (assinado) ou Pedido de Dispensa; 4 - Extrato do FGTS para fins rescisórios emitido pela C.E.F ou via conectividade social; Caso não esteja atualizado, complementar com as guias (GFIP) dos meses que não constam no extrato.

O que acontece se eu não assinar a rescisão?

Destaca-se que o atraso na quitação das verbas rescisórias enseja aplicação da multa do art. 477 da CLT.

Quanto tempo a empresa tem para fazer a homologação?

a) AVISO PRÉVIO TRABALHADO: neste caso, o prazo para homologação da rescisão é até o primeiro dia útil seguinte ao término do aviso; b) AVISO PRÉVIO INDENIZADO: neste caso, o prazo para homologação é até o 10º dia, contado da data da notificação da demissão.

Como é pago a multa do FGTS na rescisão?

Como é feito o cálculo da multa? A multa de 40% do FGTS deve ser paga ao trabalhador como parte das verbas rescisórias. O saldo deve ser depositado na mesma conta do FGTS do trabalhador em um prazo de até 10 dias após a rescisão do contrato.

Quem tem direito à multa de 40% do FGTS?

Têm direito a multa os trabalhadores CLT: Demitidos sem justa causa: têm direito a receber o saldo do FGTS que foi depositado pelo empregador durante a vigência do contrato de trabalho mais a multa rescisória de 40% em cima desse valor total.

Como é pago a multa de 40 sobre o FGTS?

Para isso, a empresa não pagaria mais a multa de 40% do FGTS ao demitido, mas sim ao governo, que, nos primeiros 30 meses de contrato de trabalho, faria depósitos de até 16% para quem ganha até um salário mínimo. Esse percentual diminui conforme o salário seja maior.

Como calcular a multa de 40 do FGTS em atraso?

Já para calcular a multa do seu FGTS, o primeiro passo é multiplicar 40 pelo valor depositado na sua conta do FGTS , ou seja, 40x valor depositado. Logo, com o resultado divide o valor encontrado por 100. Agora sim você encontrou o valor da sua multa de 40% do FGTS.

Onde reclamar sobre o FGTS?

O telefone de contato do FGTS é 0800-724-2019 (saque imediato) e 0800-726-0207 (Caixa Cidadão). Já para assuntos relacionados ao FGTS Emergencial o telefone é 111 ramal 2. O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para sua comodidade.

Como reclamar do FGTS?

Canais de atendimento
  1. 4004 0104. Alô CAIXA (Capitais e Regiões Metropolitanas)
  2. Alô CAIXA (Demais Regiões)

Como posso calcular o valor da minha rescisão?

O cálculo do acerto trabalhista ocorre conforme as parcelas. Veja mais a seguir: Saldo de salário – Divida o salário do trabalhador por 30 e após multiplique o valor pelo número de dias trabalhador naquele mês.

Artigo anterior
Qual o significado das letras na etiqueta do pneu?
Artigo seguinte
Quais são as áreas de pesquisa?