Como tratar granuloma nas cordas vocais?

Perguntado por: Cristiano Alexandre Amorim de Silva  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

O tratamento se baseia no afastamento dos fatores irritativos (fumo e álcool), tratamento clínico do refluxo faringolaríngeo e fonoterapia em casos selecionados. Lesões recorrentes podem necessitar de tratamento cirúrgico.

Como tratar granuloma vocal?

O tratamento clínico do granuloma de processo vocal, segundo a literatura, pode incluir tratamento empírico para RLF, corticosteróide inalatório e fonoterapia6,9-11. Em relação ao controle do RLF, o tratamento com inibidor de bomba de prótons (IBP) se mostra mais eficiente em relação ao anti-histamínico H212.

O que causa granuloma nas cordas vocais?

Sua principal causa é abuso vocal crônico— gritar, falar alto, cantar em voz alta ou usar uma frequência anormalmente baixa. Granulomas das pregas vocais ocorrem na glote posterior adjacente aos processos vocais da cartilagem aritenoide. Eles podem ser bilaterais ou unilaterais.

Como tratar granuloma na garganta?

Trata-se de lesão benigna da laringe causada por algum fator agressor, como intubação, cirurgia de laringe e refluxo faringo-laríngeo. O seu tratamento consiste na remoção do fator agressor, o que muitas vezes é o suficiente para a sua redução e desaparecimento. Em alguns casos pode ser feita a remoção cirúrgica.

Como tratar lesões nas cordas vocais?

​Existem diversas opções de tratamento comuns para as lesões nas pregas vocais, que são: repouso vocal, terapia de voz, fonomicrocirurgia.

Nódulos nas cordas vocais: causas e tratamento | Dr. Rogério Dedivitis

37 questões relacionadas encontradas

O que é bom para melhorar as cordas vocais?

Hidratação. Cantores precisam manter seus corpos hidratados, de modo que as delicadas cordas vocais possam ter flexibilidade. A dica aqui é beber de dois a três litros de água ao longo do dia. Prefira, nesse caso, água em temperatura ambiente em vez de gelada.

O que é bom para recuperar a voz?

Algumas dicas para tratar a rouquidão em casa são:
  1. Beber bastante água. ...
  2. Descansar a voz. ...
  3. Usar um umidificador. ...
  4. Mascar chicletes. ...
  5. Fazer gargarejo com água morna e sal. ...
  6. Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes. ...
  7. Evitar substâncias que irritam a garganta. ...
  8. Fazer exercícios para as cordas vocais.

O que é um granuloma na garganta?

O granuloma vocal é uma lesão benigna secundária ao processo de cicatrização de um trauma na região posterior da prega vocal. Os fatores traumáticos são intubação orotraqueal e tensão muscular exagerada para falar. Fatores associados são tabagismo, refluxo faringolaríngeo e etilismo.

Como curar pólipos na garganta?

A maioria dos pólipos deve ser cirurgicamente removida para recuperar a voz natural da pessoa. Cirurgia ou tratamentos a laser são usados para papilomas das cordas vocais. Os médicos às vezes administram medicamentos antivirais para casos graves.

O que causa pólipo na garganta?

Um pólipo da garganta é um crescimento em forma de bolha nas cordas vocais tipicamente causadas pelo uso excessivo ou excessivo da voz. Fumar e condições médicas que afetam o ácido do estômago também podem contribuir para os pólipos.

O que causa granuloma na vagina?

O granuloma de cúpula vaginal é uma reação de corpo estranho ao material utilizado na cirurgia, geralmente fio de sutura. É um achado comum depois de cirurgia em vagina, desde perineoplastia a histerectomia. A maior parte das pacientes é assintomática.

Como é feita a cirurgia de granuloma?

O granuloma pode ser retirado com anestesia local apenas, ou com auxílio de uma sedação por meio de anestesista. Isso dependerá do tamanho do granuloma e de sua profundidade. O tempo de recuperação varia entre cada paciente mas costuma ser rápido e pouco doloroso.

Pode estourar granuloma?

O granuloma de corpo estranho pode permanecer seco se não estiver inflamado ou infectado e eventualmente ser expulso do corpo se estiver próximo da superfície. É aquele que "sai sozinho". O problema é que muitas vezes ele se inflama e/ou infecta.

O que é bom para granuloma?

Como é feito o tratamento
  1. Curetagem e cauterização: a lesão é raspada com um instrumento chamado cureta e o vaso sanguíneo que a alimentava é queimado;
  2. Cirurgia laser: remove a lesão e queima a base para que não sangre;
  3. Crioterapia: é aplicado frio na lesão para matar o tecido e fazê-lo cair sozinho;

Como tratar um granuloma no piercing?

Uma rotina de limpeza adequada e o uso de soro fisiológico já auxiliam no desaparecimento dessas bolinhas. Pode ser também que haja irritação devido às mãos sujas em contato com o local. Evite tocar essa região constantemente e girar a joia sem necessidade.

Quanto custa uma cirurgia nas cordas vocais?

O valor do procedimento varia conforme a região. De acordo com o otorrinolaringologista Thiago Zago, na cidade de Mogi Guaçu, em São Paulo, onde foram realizadas as cirurgias de Verônica e Valéria, o preço varia entre R$ 5 mil e 10 mil.

Como é feita a cirurgia de pólipo na garganta?

Como é realizada a cirurgia? A cirurgia é feita sob anestesia geral. A cirurgia é feita por via transoral, ou seja, introduz-se um tubo no interior da boca do paciente, até que este alcance a laringe, então a cirurgia é realizada com o auxílio de um microscópico cirúrgico.

Qual a diferença entre tumor e pólipo?

É um tumor benigno, pois o pólipo não causa metástase e não cresce para invadir outro órgão”, explica Dr. Samuel. Devido a essa transição entre célula normal e cancerígena, o pólipo precisa ser removido, pois cerca de 30% dos pólipos podem se tornar tumores malignos, caso não sejam removidos.

Como saber se tenho nódulos vocais?

Os sintomas de calo nas cordas vocais são voz rouca ou com falhas, dificuldade para falar, tosse seca frequente, irritação da garganta e perda do volume da voz.

O que são os granulomas?

A doença granulomatosa crônica é uma doença decorrente de imunodeficiência de tipo hereditária, em que existe uma disfunção nos fagócitos (um tipo de glóbulos brancos do sangue).

Quais os sintomas de câncer nas cordas vocais?

Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer melhor resultado do tratamento e deve ser buscado com a investigação dos seguintes sinais e sintomas:
  • dor de garganta.
  • rouquidão.
  • alteração na qualidade da voz.
  • dificuldade de engolir.
  • sensação de "caroço" na garganta.
  • nódulo (caroço) no pescoço.

O que é papiloma Laringeo?

Papilomatose laríngea é neoplasia benigna mais freqüente nas crianças, causada pelo HPV, principalmente subtipos 6 e 11 e caracteriza-se pela presença de lesões proliferativas exofíticas e recidivantes sobre a mucosa das vias aérea, em especial na laringe. Forma de Estudo: Clínico prospectivo.

O que é que é bom para lubrificar as cordas vocais?

A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. "Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada", afirma a fonoaudióloga Sonia Salama.

O que fazer se o granuloma estourar?

Aplicando uma pomada tópica sobre a ferida. Vá ao médico para conseguir uma receita. Dependendo de seu caso, o médico pode preferir não receitar um tratamento se achar que o machucado passará por conta própria. Outra possibilidade é o médico receitar uma pomada para passar no granuloma.

Como tirar granuloma da unha?

O tratamento é realizado com a assepsia correta do granuloma, com Laser de Baixa Potência e ozonioterapia. A reparação tecidual depende da resposta de cada organismo, mas também do cuidado pessoal de cada paciente. No caso das unhas encravadas serem o fator desencadeante do granuloma, estas devem ser tratadas.

Artigo anterior
Qual o consumo do Fiat Pulse 13 CVT?
Artigo seguinte
Como é feito o gás cloro?