São deveres fundamentais dos psicólogos assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja?

Perguntado por: Sandro Marco Paiva Correia  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (30 avaliações)

São deveres fundamentais do Psicólogo:
  • assumir responsabilidade somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoalmente e tecnicamente;
  • prestar serviços profissionais em situação de calamidade pública ou de emergência, sem visar a quaisquer benefícios pessoais;

São deveres fundamentais do psicólogo?

Art. 9º - É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

São deveres fundamentais dos psicólogos assumir responsabilidade?

Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, são deveres fundamentais do Psicólogo: A. Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente.

É dever do psicólogo assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal teórica e tecnicamente?

1º – São deveres fundamentais dos psicólogos: assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente”; assim como, “prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando ...

Quais são os princípios fundamentais do profissional psicólogo?

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Conheça quais os deveres de todo Psicólogo (Conhecendo a Psicologia)

33 questões relacionadas encontradas

Quais princípios devem orientar a prática e a conduta do psicólogo?

Para tanto, existem sete princípios fundamentais que devem orientar a atuação do psicólogo: o respeito e a promoção da liberdade, da igualdade e da integridade do ser humano; promoção da saúde e da qualidade de vida; responsabilidade social; desenvolvimento da Psicologia no campo teórico e prático; acesso da população ...

Quais são os códigos de ética do psicólogo?

  • Respeitar e promover a liberdade. ...
  • Promover saúde e qualidade de vida. ...
  • Exercitar a responsabilidade social. ...
  • Universalizar o acesso da população às informações. ...
  • Rejeitar situações em que a Psicologia esteja sendo aviltada. ...
  • Eliminar opressão, exploração e violência. ...
  • Analisar criticamente a realidade. ...
  • Aprimorar-se continuamente.

É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional?

Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

O que o psicólogo não pode fazer?

O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

Quais são os princípios fundamentais e as responsabilidades do psicólogo tendo como referência o Código de Ética Profissional do Psicólogo 2005?

Princípios fundamentais

O Psicólogo baseará o seu trabalho no respeito à dignidade e à integridade do ser humano; II. O Psicólogo trabalhará visando a promover o bem-estar do indivíduo e da comunidade, bem como a descoberta de métodos e práticas que possibilitem a consecução desse objetivo; III.

É facultado ao psicólogo?

Parágrafo Único - Fica facultado ao psicólogo o uso do Código Internacional de Doenças - CID, ou outros Códigos de diagnóstico, científica e socialmente reconhecidos, como fonte para enquadramento de diagnóstico. Art. ... 2º, alínea "m" do Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Qual ação do psicólogo é considerada infração disciplinar?

21 – As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais: a) Advertência; b) Multa; c) Censura pública; d) Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias, ad referendum do Conselho Federal ...

O que o psicólogo pode fazer?

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento dos indivíduos, atuando diretamente para realizar diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais.

Quais são as características de um psicólogo?

Dentre as principais características de um psicólogo, estão as habilidades de: manter sigilo profissional sobre os assuntos tratados em consultório; respeitar os limites da atuação; possuir e demonstrar capacidade de raciocínio abstrato; manter imparcialidade; ouvir ativamente; contornar situações adversas; e revelar ...

Como o psicólogo deve cumprir o Código de Ética profissional?

Art. 4º O Psicólogo, para ingressar ou permanecer em uma organização, considerará a filosofia e os padrões nela vigentes e interromperá o contrato de trabalho sempre que normas e costumes da instituição contrariarem sua consciência profissional, bem como os princípios e regras deste Código.

Quando é que um psicólogo pode quebrar o sigilo?

A quebra do sigilo é prevista quando a(o) Psicóloga(o), de forma fundamentada, identificar a necessidade visando ao menor prejuízo, bem como observar os casos previstos em lei (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros).

Quem o psicólogo não pode atender?

“A decisão pelo atendimento é do(a) psicólogo(a), que considerará se o atendimento interferirá negativamente nos objetivos do serviço prestado, uma vez que não há nada na regulamentação que proíba especificamente o atendimento de familiares e/ou conhecidos(as).”

Quando a terapia faz mal?

Sim. Terapia é um processo de mudança que, se conduzido de maneira inadequada, pode causar sérios danos. Exemplos extremos de consequências desastrosas que a terapia mal conduzida pode produzir são a piora dos transtornos psiquiátricos existentes e o aparecimento ou exacerbação da ideação suicida.

Qual o objetivo do sigilo profissional?

O sigilo profissional trata de uma informação a ser protegida, impõe uma relação entre privacidade e publicidade, cujo dever profissional se estabelece desde a se ater ao estritamente necessário ao cumprimento de seu trabalho, a não informar a matéria sigilosa.

O que diz o Código de Ética sobre sigilo e quebra de sigilo?

O artigo 25 do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil assim dispõe: " O sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se o seu respeito, salvo grave ameaça ao direito à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente e, em defesa própria, tenha que revelar segredo ...

Quando o sigilo profissional deve ser exposto?

Seu art. 82 traz como dever dos profissionais “manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal”(7:82).

Quais são os códigos de ética profissional?

O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. Este código é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

O que é vedado ao psicólogo?

2º – Ao psicólogo é vedado: a. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão; b.

O que configura uma conduta profissional ética na psicologia?

A ética do psicólogo diz que ele deve exercer a profissão promovendo o respeito e a liberdade. Afinal, ela se baseia no cuidado com a saúde mental, portanto, é um princípio bem importante.

O que configura uma conduta profissional?

A conduta ética profissional diz respeito ao conjunto de valores morais que conduzem os comportamentos no ambiente de trabalho e durante o exercício da profissão. Em geral, tratam-se dos mesmos princípios exigidos na convivência em sociedade. Sem isso, é impossível construir uma carreira longa e respeitada.

Artigo anterior
Como é formado o leite?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora a restituição do Imposto de Renda 2021?