Como deve ser o resguardo do parto normal?

Perguntado por: Leticia Jéssica Valente Ferreira  |  Última atualização: 10. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (34 avaliações)

Independente se o parto foi normal ou cesárea, as puérperas necessitam manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em proteínas (carnes magras, peixes, leite, queijo, ovos e leguminosas como a soja e o feijão). Por outro lado, é recomendável retirar o excesso de açúcar, sal, gordura animal e frituras.

O que não pode fazer depois de um parto normal?

Atividade extenuante e levantar pesos deve ser evitado por aproximadamente seis semanas. A atividade sexual também deve ser evitada por seis semanas. O local da incisão deve ser cuidado da mesma maneira que outras incisões cirúrgicas. Banhos de chuveiro em geral podem ser reiniciados 24 horas após a cirurgia.

Pode andar no resguardo parto normal?

Costumam ser liberadas atividades mais leves, como caminhada, musculação leve, pilates, ioga, entre outras.

Quanto tempo dura o resguardo de um parto normal?

Após o parto, as relações sexuais deverão aguardar, em média, 40 dias, tempo para o organismo da mulher se recuperar.

Quantos dias após o parto pode sair de casa?

O puerpério é o período que se inicia após o parto. Também conhecido como quarentena ou resguardo, pode se estender até a sexta ou oitava semana depois que o bebê nasce.

PÓS PARTO: O que NÃO É PERMITIDO fazer durante este período!! | Dra Jannuzzi

35 questões relacionadas encontradas

O que é considerado quebra de resguardo?

Alimentos muito gordurosos, picantes ou que possam causar gases. Uma alimentação equilibrada é fundamental para promover a cicatrização pós-parto. Evite alimentos muito gordurosos, picantes ou que possam causar gases, pois eles podem agravar desconfortos abdominais e comprometer a recuperação.

Pode agachar no resguardo?

Nesse período, os serviços considerados pesados devem ser evitados, como carregar peso, abaixar-se.

Quanto tempo leva para o útero voltar ao normal depois do parto?

11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

Estou com 15 dias de resguardo posso fazer comida?

Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

O que acontece se não repousar no resguardo?

No caso de cesárea, as mamães devem permanecer em repouso por alguns períodos do dia, afinal, o recurso não deixa de ser um procedimento cirúrgico. No entanto, o tempo de descanso não pode ser muito prolongado, já que ele aumenta o risco de ocorrência de trombose na recuperação pós-parto.

É possível engravidar com 20 dias de resguardo?

Mito! Nos primeiros 42 dias do resguardo, há pouquíssima probabilidade de engravidar, e essa hipótese continuará baixa enquanto a mulher estiver amamentando por livre demanda, (no mínimo de 3 em 3 horas) que faz com que a ovulação seja inibida.

Estou de resguardo e tive relação?

No geral, a recomendação médica é esperar cerca de 40 dias após o nascimento do bebê, tanto para parto normal quanto cesáreo. "Após uma revisão de parto em que a paciente recebe todas as orientações do médico, ela pode voltar a ter relações sexuais sem problema nenhum", explica Oliveira.

Pode limpar a casa de resguardo?

Sim. Caso não tenha ocorrido nenhuma intercorrência no procedimento o tempo de repouso relativo varia de 30 a 40 dias. Mas não abuse, e qualquer situação inesperada procure o médico.

Pode deitar de lado de resguardo?

A mulher grávida pode escolher a posição em que se sinta mais confortável para dormir, inclusive a posição conhecida como “de bruços”. No entanto, quando a mulher se deita de lado, principalmente do lado esquerdo, o fluxo sanguíneo que chega ao bebê é facilitado.

Como levantar da cama no resguardo?

Levantar da cama: Não levante com a barriga para cima. Você deve virar-se de lado e utilizando os braços, levando as pernas para fora da cama. Amamentar o bebê: A cadeira deverá ter encosto e braço de apoio, colocar um travesseiro nas costas e outro sob o braço que irá apoiar o bebê.

Como passar o puerpério sozinha?

Como se preparar para o puerpério
  1. 1 – Tenha momentos de relaxamento. Diferentes atividades que podem ser feitas durante a gravidez contribuem ainda mais com o bem-estar da mãe. ...
  2. 2 – Conte com pessoas na mesma situação. ...
  3. 3 – Prepare a geladeira e organize as tarefas da casa. ...
  4. 4 – Aceite ajuda. ...
  5. 5 – Tenha um momento para si.

O que não posso comer no resguardo?

Não fumar ou utilizar drogas ilícitas, principalmente se estiver amamentando, é outro fator de suma importância. A mamãe deve usar roupas confortáveis e aconselha-se o uso de sutiã, adequado, proporcionando maior sustentação das mamas, prevenindo flacidez, além de impedir que o “leite empedre”.

Como satisfazer o marido durante o puerpério?

Dicas para estimular a intimidade do casal no pós-parto

Ter uma rede de apoio facilita lidar com o cansaço e com as mudanças de rotina. É essencial manter a comunicação e conversar sobre o que estão passando e sentindo, principalmente a respeito de expectativas que foram criadas e a realidade de ter um bebê em casa.

Quais são os sinais e sintomas de infecção puerperal?

Os sintomas das infecções uterinas costumam incluir dor na parte inferior do abdômen ou da pelve, febre (geralmente no prazo de um a três dias após o parto), palidez, calafrios, sensação geral de doença ou desconforto e, muitas vezes, dor de cabeça e perda de apetite.

É possível engravidar com 20 dias de resguardo?

Mito! Nos primeiros 42 dias do resguardo, há pouquíssima probabilidade de engravidar, e essa hipótese continuará baixa enquanto a mulher estiver amamentando por livre demanda, (no mínimo de 3 em 3 horas) que faz com que a ovulação seja inibida.

É normal sangrar mais de 40 dias depois do parto?

Sua duração pode ser de até 40 dias e varia de mulher para mulher. A volta da menstruação dependerá do período e da frequência da amamentação. Assim, quanto maior for o período de amamentação exclusiva no peito, mais tardia será a menstruação.

Quanto tempo devo tomar sulfato ferroso depois do parto?

Da alimentação aos cuidados com a beleza, há dicas para viver da melhor forma este momento muito especial. Além desses cuidados, é recomendável durante a gestação e até o 3º mês após o parto o uso de sulfato ferroso, que é distribuído nas Unidades Básicas de Saúde.

Estou de resguardo e tive relação?

No geral, a recomendação médica é esperar cerca de 40 dias após o nascimento do bebê, tanto para parto normal quanto cesáreo. "Após uma revisão de parto em que a paciente recebe todas as orientações do médico, ela pode voltar a ter relações sexuais sem problema nenhum", explica Oliveira.

Como saber se estou com resto de placenta?

Após o parto, pequenos restos da placenta podem não ser eliminados e permanecer colados no útero, sendo importante que a mulher esteja atenta a alguns sintomas como perda de grande quantidade de sangue pela vagina, corrimento com mau cheiro, febre, suor frio ou fraqueza, por exemplo.

Qual é a cor do resto de parto?

É comum ter eventos de saída abrupta, mas com intervalos cada vez maiores. Conforme ocorre a diminuição do sangramento, ele se torna mais escurecido, com cor amarronzada, seguida por uma cor amarelada e finalmente mais esbranquiçada. Costuma cessar seis semanas após o parto.

Artigo anterior
Para que serve o Centrum Silver?
Artigo seguinte
Como saber se água está fazendo mal?