Como usar a quem?
Perguntado por: Bárbara Daniela Almeida Barros | Última atualização: 11. Januar 2025Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)
Uso do pronome relativo QUEM O pronome relativo quem se refere somente a pessoas ou seres personificados. Vem sempre antecedido de preposição quando tem um antecedente explícito. Este é o garoto a quem sempre amei.
Como usar a palavra quem?
Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas. Apesar disso, é válido anotar sobre o uso de prosopopeia ou animismo na literatura, quando "objetos, coisas" são personificados: "O dinheiro, de quem se fez escravo, cavou-lhe antes do tempo a sepultura."
É ela que ou é ela quem?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Para que serve o pronome quem?
O uso do pronome relativo “quem”
Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.
Como usar os pronomes relativos?
Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações.
PRONOMES RELATIVOS - QUE, QUEM, CUJO, ONDE - Aula Completa - Bem fácil I Português On-line
Quais são os 6 pronomes relativos?
O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.
Tem crase em A quem?
Antes dos pronomes relativos que, quem, cuja:
Projeto garante proteção a quem usa comércio virtual. A crase é facultativa: Antes de pronomes possessivos acompanhados de palavras femininas de sentido definido: O senador rebateu todas as críticas a/à sua emenda.
Qual o tipo de pronome de quem?
Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.
Quando o pronome quem é indefinido?
Quem é um pronome indefinido que tem usos relativos e interrogativos. Como relativo, quem implica sempre um antecedente que se pode apresentar expresso ou semanticamente incorporado. Por isso, o relativo quem nunca pode estar na origem de orações substantivas. Quem viste na minha casa é o namorado da minha filha.
E você quê ou quem?
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.
Qual o plural de quem?
Por que os pronomes relativos “que”, “quem” e “onde” são chamados de invariáveis? Porque eles não mudam, isto é, não variam. Assim, eles não têm gênero (masculino ou feminino) nem número (singular ou plural).
Como se faz a concordância do verbo com pronome quem?
Quando o sujeito da oração é o pronome relativo quem, o verbo tende a ir para a 3ª pessoa do singular, mas também pode concordar com o termo antecedente: Eu quem descobriu tudo. (ou ainda: Eu quem descobri tudo.) Não eram ele e a irmã quem estava sem comer? (ou ainda: Não eram ele e a irmã quem estavam sem comer?)
O que pode substituir a palavra quem?
2 sinônimos de quem para 1 sentido da palavra quem: 1 qual, que.
Foi ele que ou foi ele quem?
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso?
Quais são os 5 pronomes?
- Pronomes pessoais. Os pronomes pessoais indicam as pessoas gramaticais, também chamadas de pessoas do discurso (Eu, tu, ele, nós, vós, eles). ...
- Pronomes de tratamento. ...
- Pronome possessivo. ...
- Pronome demonstrativo. ...
- Pronome Indefinido. ...
- Pronomes relativos.
Sou eu que ou sou eu quem?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu). Como pronome interrogativo, quem admite verbo no singular ou plural: Quem chegou? Quem são os interessados.
Quais pronomes não admitem crase?
NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.
Como saber se a crase ou não?
A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca deve ser utilizada antes de palavras masculinas.
Quando a qual tem crase?
Usa-se a crase, ainda, antes dos relativos "que", "qual" e "quais" quando o "a" ou "as" puderem ser substituídos por "ao" ou "aos". Usa-se a crase nas indicações de horas, desde que determinadas. Chegou às 8 horas.
Quanto o dono da Nike ganha?
Quantos personagens Guilherme Briggs já dublou?