Como deve ser a conduta do psicólogo quanto ao sigilo na equipe multiprofissional?

Perguntado por: Micael Cruz de Reis  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (6 avaliações)

Art. 9º - É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

Como o psicólogo deve manejar as informações confidenciais que recebe das pessoas as quais atende Quando esse profissional está trabalhando em equipe?

Art. 6º O Psicólogo garantirá o caráter confidencial das informações que vier a receber em razão de seu trabalho, bem como do material psicológico produzido. § 1º - Em caso de demissão ou exoneração, o Psicólogo deverá repassar todo o material para seu substituto.

Em que situações o psicólogo deve preservar o sigilo profissional?

Veja alguns exemplos de situações este tipo: Quando há suspeita de risco à vida do paciente ou de terceiros. Quando há violência doméstica em curso, negligência ou abuso de incapazes. Quando o psicólogo recebe uma ordem judicial, por exemplo, se a saúde mental do paciente for questionada nos processos judiciais.

Que cuidados éticos O psicólogo deve tomar quando estiver trabalhando numa equipe multiprofissional?

Portanto, tais psicólogos devem ser cautelosos ao serem solicitados a colaborarem com outros profissionais, tendo sempre em foco que não podem assumir atividades que sejam privativas de outra profissão.

Qual o papel do psicólogo na equipe multidisciplinar?

Segundo Chiararia (2015), ao psicólogo em equipe multidisciplinar cabe atuar junto ao coletivo, às práticas preventivas e de tratamento, tendo em vista diagnosticar e compreender o conteúdo envolvido nas queixas, sintomas e patologias, assim como possibilitar estabelecer o vínculo entre o paciente e a equipe ...

O Psicólogo na Equipe Multidisciplinar: Introdução

38 questões relacionadas encontradas

O que é multidisciplinar na psicologia?

www.psicologia.pt

Para Zannon (1994), multidisciplinar indica a ação de várias profissões e especialidades sem necessariamente haver inter-relação entre as mesmas.

O que é trabalho interdisciplinar na psicologia?

Entendemos interdisciplinaridade como a incorporação dos resultados de várias disciplinas, tomando-lhes de empréstimo esquemas conceituais de análise para integrá-los, após tê-los comparado e julgado (Japiassu, 1976).

Quais os princípios éticos que o psicólogo deve se basear?

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na pro- moção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Quais os pilares fundamentais do fazer ético psicológico?

"Manter o diálogo constante é necessário para levar os princípios que a categoria definiu como pilares, tentando construir conjuntamente uma ética social pautada por esses preceitos de dignidade, respeito, integridade, bem-estar e qualidade de vida", diz.

Quais as questões éticas envolvidas no uso da Psicologia nas organizações?

Possibilidade de avaliar com precisão o desempenho de sua estrutura. Legitimidade moral para exigir comportamento ético dos empregados. Geração de lucro livre de contingências. Obtenção do respeito dos parceiros comerciais.

Em que situações o psicólogo pode quebrar o sigilo?

A quebra do sigilo é prevista quando a(o) Psicóloga(o), de forma fundamentada, identificar a necessidade visando ao menor prejuízo, bem como observar os casos previstos em lei (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Estatuto do Idoso, Declaração Universal de Direitos Humanos, entre outros).

Em quais casos o psicólogo pode quebrar o sigilo?

A quebra do sigilo profissional está prevista no Código de Ética da (o) Psicóloga (o) para casos em que a (o) paciente / usuária (o) encontra-se em situação de risco ou oferece, no momento atual, risco a terceiros.

Quando o sigilo profissional deve ser exposto?

Seu art. 82 traz como dever dos profissionais “manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal”(7:82).

Como funciona o sigilo do psicólogo?

É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional . Isso significa, de forma simples, que o psicólogo não pode expor aquilo que é relatado num atendimento psicológico.

O que é privativo do psicólogo?

§ 1º Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: a) diagnóstico psicológico; b) orientação e seleção profissional; c) orientação psicopedagógica; d) solução de problemas de ajustamento.

Como o psicólogo pode atuar frente à exclusão de pessoas que ocorre no próprio contexto familiar?

As atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.

Quais são os 3 pilares da Psicologia?

A Psicologia Positiva é sustentada por três pilares. O primeiro se refere ao estudo das emoções positivas, enquanto o segundo está voltado aos traços positivos, principalmente as forças e as virtudes. Já o terceiro corresponde ao estudo das instituições positivas, como a democracia, a família e a liberdade.

Quais são os princípios fundamentais e as responsabilidades do psicólogo tendo como referência o Código de Ética Profissional do Psicólogo 2005?

Princípios fundamentais

O Psicólogo baseará o seu trabalho no respeito à dignidade e à integridade do ser humano; II. O Psicólogo trabalhará visando a promover o bem-estar do indivíduo e da comunidade, bem como a descoberta de métodos e práticas que possibilitem a consecução desse objetivo; III.

Qual a ética dos psicólogos?

A ética do psicólogo diz que ele deve exercer a profissão promovendo o respeito e a liberdade. Afinal, ela se baseia no cuidado com a saúde mental, portanto, é um princípio bem importante.

Quais são os princípios básicos da psicologia?

A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos: variáveis orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação, etc.)

Quais os princípios básicos da psicologia?

Funções mentais como sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, motivação, aprendizagem e etc, são caracterizadas na psicologia como “Processos Psicológicos Básicos”.

Quais são os princípios primordiais da psicologia?

São princípios da psicologia: Construção e desenvolvimento do conhecimento. Atuar em diferentes contextos visando promover a qualidade de vida. Múltiplos referenciais e interfaces do conhecimento psicológico.

Por que a psicologia é uma ciência interdisciplinar?

( ) A Psicologia Social é considerada uma ciência interdisciplinar, pois une explicações de diferentes áreas do conhecimento, objetivando compreender o homem em seu contexto social.

O que é transdisciplinaridade na psicologia?

A transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.

Quanto a interdisciplinaridade?

A interdisciplinaridade, segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”.

Artigo anterior
Como colocar o botão Liga-desliga?
Artigo seguinte
O que danifica mais coloração ou descoloração?