Como funciona o desconto do PGBL no Imposto de Renda?
Perguntado por: Rui Pinto Sousa | Última atualização: 8. September 2024Pontuação: 4.2/5 (43 avaliações)
A dedução é feita sobre a base de renda tributável pela Receita Federal. Na prática, portanto, o valor investido em um plano PGBL pode ser descontado da base de cálculo de cobrança do Imposto de Renda — com valor limite de 12% do total da renda tributável ao longo de 2023.
Como funciona a dedução do Imposto de Renda no PGBL?
Vale a pena ter PGBL se você faz a declaração do Imposto de Renda completa. Como ele tem uma limitação de 12% na dedução de aportes da renda anual tributável, é recomendado que o beneficiário não aplique mais do que essa quantia. O valor destinado ao PGBL deve ser informado na Ficha “Pagamentos Efetuados”.
Como calcular o desconto do IR com o PGBL?
As contribuições feitas ao PGBL são dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Renda (IR), limitadas a até 12% da renda bruta anual tributável do contribuinte. Isso significa que o valor das contribuições ao PGBL pode ser subtraído da renda total do indivíduo antes de calcular o imposto devido.
Como descontar previdência privada no Imposto de Renda?
- declare o PGBL na seção “Pagamentos Efetuados” do programa da Receita Federal pelo código “36 — Previdência Complementar”;
- informe o CNPJ e o nome completo da seguradora ou da entidade de Previdência Privada em que você contratou o plano;
Como pagar menos IR com PGBL?
É possível optar pela regra regressiva na aplicação da alíquota do IR. Dessa forma, quanto mais tempo o dinheiro permanecer investido no PGBL, menor será a alíquota cobrada. No entanto, o investidor não estará livre de pagar estes valores no futuro.
Previdência privada e dedução de imposto
Como abater 12% PGBL?
Interessados em ter um desconto que pode chegar a até 12% no IR precisam fazer investimentos em planos do tipo PGBL (plano gerador de benefício livre) antes do final do ano para gerar beneficio fiscal na próxima declaração.
Qual a vantagem de fazer um PGBL?
O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é a modalidade mais indicada para quem entrega a declaração completa do Imposto de Renda. Normalmente, essas pessoas são as que estão em uma faixa salarial maior e possuem despesas dedutíveis, como gastos com saúde, dependentes, educação, entre outros.
Quanto posso deduzir PGBL?
Como vimos, o PGBL no Imposto de Renda pode ser uma escolha interessante para quem faz a declaração usando o modelo completo. Com ele, é possível abater os aportes anuais em até 12% da renda bruta tributável. Além disso, aqueles que contam com planos de dependentes também podem deduzir as contribuições.
Está acabando prazo para pagar menos IR em 2024 com investimento em PGBL?
O prazo para ter direito ao desconto de até 12% ao ano da renda tributável na declaração do Imposto de Renda 2024 está acabando. Esse desconto é oferecido às pessoas que possuem planos previdenciários na modalidade plano gerador de benefício livre (PGBL).
Qual o rendimento mensal do PGBL?
Até 2 anos: 35%. De 2 a 4 anos: 30%. De 4 a 6 anos: 25%. De 6 a 8 anos: 20%.
Como é feito o cálculo do PGBL?
Para calcular o aporte ideal a ser direcionado para um plano de previdência PGBL, sem extrapolar os 12% da renda bruta tributável, é preciso consolidar o valor de todos os rendimentos tributáveis recebidos no período.
Como é a tributação do PGBL?
Como é a tributação no PGBL? Na tributação do PGBL, você pode deduzir o valor das contribuições da sua base de cálculo do Imposto de Renda (IR) até o limite de 12% da sua renda bruta anual. Para aproveitar o benefício, também é preciso contribuir com a Previdência Pública.
Como funciona o plano PGBL?
Os planos de previdência privada (PGBL ou VGBL) funcionam da mesma maneira: você faz aportes mensais e acumula dinheiro durante sua idade economicamente ativa, para acessar o montante acumulado na idade de se aposentar, que é definida por você previamente.
É preciso declarar PGBL em bens e direitos?
Lembre-se: planos PGBL, FAPI ou de entidade pública de previdência complementar não devem ser informados na ficha “Bens e Direitos”.
Como funciona a tabela regressiva do PGBL?
A tabela regressiva da previdência indica como o Imposto de Renda será cobrado na hora que você decidir fazer o resgate. Se o seu plano usa essa tabela, os percentuais de imposto cobrados regridem até chegar ao valor mínimo de 10%. O valor máximo, do início da tabela, é de 35%, assim: Até 2 anos: 35%
Precisa declarar saldo de PGBL?
Antes de mais nada, vale lembrar que seu plano PGBL é dedutível de IR caso você opte pelo modelo completo da declaração. Você pode abater as contribuições do ano-base até o limite de 12% da sua renda bruta anual.
Quando vale a pena resgatar PGBL?
Vale tanto para quem fizer um aporte único até o final de dezembro, como para as contribuições realizadas ao longo de todo o ano. O desconto permitido é de até 12% da renda bruta anual tributável. Por exemplo, caso os rendimentos tributáveis somem R$ 100 mil, o montante a ser deduzido é de até R$ 12 mil.
O que vale mais a pena PGBL ou VGBL?
PGBL ou VGBL? Se você tem a perspectiva de investir por longo prazo, mais de 10 anos, é mais interessante o VGBL, porque a tributação vai caindo ao longo do tempo. Para prazos mais curtos, o PGBL é o mais indicado.
Qual plano de previdência pode ser deduzido do IR?
Plano VGBL
O VGBL é indicado para quem faz declaração simplificada de Imposto de Renda ou para quem ainda não precisa fazer a declaração.
Qual o melhor PGBL progressivo ou regressivo?
Depende. Se você está na faixa de 27,5% em seu IR, a tabela regressiva já será vantajosa para objetivos com prazos a partir de 4 anos, pois você pagará no máximo 25% de IR na previdência. Caso você esteja na faixa de 15% de IR, essa será uma boa escolha para objetivos acima de 10 anos, pois você pagará 10% de IR.
O que é a parcela não dedutível?
As parcelas não dedutíveis são valores que não podem ser deduzidos da base do Imposto de Renda (IR). Ou seja, elas são o oposto das deduções legais. Certos gastos em educação, saúde e até mesmo doações fazem parte das quantias que não podem ser abatidas do informe.
É melhor regime progressivo ou regressivo?
Se o plano foi feito como uma reserva para utilização na compra de um bem ou a realização de uma viagem ou evento em poucos anos, o regime progressivo será o mais indicado. No entanto, se o pensamento está diretamente ligado à aposentadoria e ainda há muitos anos para poupar, o regime regressivo será a melhor escolha.
Qual a diferença entre VGBL e PGBL?
O primeiro (VGBL) é classificado como seguro de pessoa, enquanto o segundo (PGBL) é um plano de previdência complementar. A principal diferença entre os dois planos reside no tratamento tributário dispensado a um e a outro. Em ambos, o Imposto de Renda incide apenas no momento do resgate ou recebimento da renda.
É possível engravidar com o TSH alto?
Quais são algumas sintomas mais comuns de COVID-19?