O que é estudo de coorte retrospectivo?

Perguntado por: Martinho Nuno Tavares Gaspar Sousa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (62 avaliações)

O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

O que é coorte retrospectivo?

Na pesquisa de coorte prospectiva um grupo de pessoas que compartilham uma característica ou experiência comum (por exemplo, nasceram no mesmo ano e local, são vacinados, expostos ao mesmo poluente, tomam a mesma droga ou foram submetidos a um mesmo procedimento médico) são acompanhados por um período significativo de ...

O que é estudo em coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

Qual a diferença entre coorte retrospectivo e caso controle?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

O que é um estudo observacional retrospectivo?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).

Estudos Transversais, Longitudinais, Retrospectivos e Prospectivos.

42 questões relacionadas encontradas

O que é um estudo observacional?

Um estudo observacional é caracterizado por seu método estatístico e demográfico, tornando-se uma ferramenta amplamente utilizada em ciências como a sociologia e a biologia, especialmente para a realização de investigações epidemiológicas.

Quais são os tipos de estudos observacionais?

Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).

Qual a diferença entre estudo de coorte e caso controle?

Como em estudos de coorte, estudos caso- controle podem obter os dados do estudo usando uma variedade de fontes, incluindo prontuários, questio- nários, entrevistas e exames laboratoriais. Como nos estudos de coorte, os estudos caso-controle buscam mensurações válidas, precisas e uniformes da expo- sição e do desfecho.

O que é um estudo de caso controle?

Um estudo caso-controle é um estudo observacional para determinar se uma exposição está associada com um desfecho.

Quais são os tipos de estudos?

As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).

O que é coorte na enfermagem?

Uma coorte consiste em um grupo de pessoas consideradas sadias quanto à doença que se quer investigar e que, em relação a alguns critérios, é um grupo homogêneo. Entretanto, quanto à variável de investigação, o grupo é heterogêneo.

Como avaliar um estudo de coorte?

Para definir se um estudo de coorte possui validade interna, avalia-se a presença de vieses de seleção e informação, a qualidade do seguimento dos sujeitos de pesquisa e a presença de fatores de confusão.

Como calcular estudo de coorte?

O RR será calculado utilizando-se a seguinte fórmula: Esta fórmula, em súmula, representa a razão entre a Incidência entre expostos (Ie) e Incidência entre não expostos (Io), portanto RR= Ie/ Io.

Quais são os tipos de coorte?

Os estudos de coorte podem ser classificados como concorrentes (prospectivos, clássicos) ou não concorrentes (retrospectivos). Nos estudos não concorrentes, todas as informações sobre a exposição e o desfecho já ocorreram antes do início do estudo.

O que é pesquisa prospectiva e retrospectiva?

Na pesquisa prospectiva, o estudo é conduzido a partir do momento presente e caminha em direção ao futuro, já na retrospectiva, o estudo é desenhado para explorar fatos do passado, podendo ser delineado para retornar, do momento atual até um determinado ponto no passado, há vários anos, por exemplo, como ocorre nos ...

O que é coorte de nascimento?

Estudos de coortes de nascimentos têm tido alta prioridade na agenda de pesquisa em diferentes países. Estes estudos envolvem a definição de um grupo de nascidos vivos em determinado período de tempo e incluem o monitoramento de saúde dos indivíduos ao longo do tempo.

Quais são os passos para elaboração de um estudo caso-controle?

* * * Desenho básico E NE E NE Casos Controles * * * Passos para a elaboração de um estudo caso-controle 1) Selecionar uma amostra de uma população de pessoas com a doença (casos) 2) Selecionar uma amostra de uma população sob risco sem doença (controles) 3) Medir (em geral, não diretamente) as variáveis preditoras * * ...

Qual é a principal diferença entre um estudo de caso-controle e um estudo de coorte no que se refere à seleção da amostra de indivíduos?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso-controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Como avaliar um estudo de caso-controle?

É importante que tanto a identificação dos casos quanto a seleção dos controles seja independente da exposição. A seleção dos controles deve ser entre aqueles que se tornariam casos, se ficassem doentes. Necessita menos indivíduos para detectar diferenças entre grupos que outros desenhos.

Qual a diferença entre relato de caso e série de casos?

Embora a diferenciação entre os dois tipos de estudos seja subjetiva e divergente entre os autores, um relato de caso engloba não mais do que 3 casos e uma série de casos compreende de 3 a 10 casos, segundo alguns, e mais do que isso de acordo com outros autores3.

Qual o melhor estudo para investigar fator de risco?

Estudo de coorte é um tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades, em grupos da população.

O que são estudos transversais e longitudinais?

ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.

O que é uma pesquisa observacional?

Neste caso, você está relatando a quantidade de exercício que você faz. Os dados gerados a partir deste tipo de estudo são chamados de dados observacionais porque o pesquisador não está manipulando o seu nível de exercício. Você está simplesmente relatando o quanto você se exercita.

O que é um estudo transversal e longitudinal?

Caso especial: Dados Longitudinais: são medidas ao longo do tempo em uma mesma unidade/indivíduo. Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo.

Qual é a diferença entre um estudo observacional e um experimento?

Em um estudo empírico, nós medimos ou entrevistamos membros de uma amostra sem tentar afetá-los. Em um experimento controlado, atribuímos pessoas ou coisas a grupos e administramos algum tratamento a um dos grupos, enquanto o outro grupo não o recebe.

Artigo anterior
Quais as principais características do Antigo Império egípcio?
Artigo seguinte
Como baixar hematócrito no sangue?