Como descobrir o vértice de uma parábola?

Perguntado por: Ângela Mónica Campos de Andrade  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (55 avaliações)

Esse ponto de retorno da parábola, mais conhecido como vértice da parábola, pode ser calculado com base nas expressões matemáticas envolvendo os coeficientes da função do 2º grau dada pela lei de formação y = ax² + bx + c.

Como calcular o vértice de uma parábola?

Provavelmente, a mais fácil: tem uma fórmula para ela. A gente já falou de onde ela veio em vários vídeos, que o vértice de uma parábola ou a coordenadora "x" do vértice da parábola, ou seja, a coordenadora "x" do vértice é igual a "-b/2a".

Como descobrir o vértice da função?

Perceba que a coordenada x do vértice (xv) fica no ponto médio do segmento entre as raízes da parábola, portanto, para encontrar a coordenada xv, podemos calcular a média aritmética entre as raízes da função: Note também que a imagem da função aplicada no ponto xv é justamente yv, ou seja, f(xv) = yv.

O que é o vértice da função?

Imagem da função

Como o vértice representa o ponto máximo ou mínimo da função do 2º grau, ele é usado para definir o conjunto imagem desta função, ou seja, os valores de y que pertencem a função. Por exemplo, para definir a imagem da função f(x) = x2 + 2 x - 3, devemos encontrar o valor do y do vértice da função.

Como encontrar a abscissa do vértice?

A abscissa do vértice xv é dada pela fórmula: Já ordenada do vértice yv pode ser obtida calculando-se yv = f(xv), ou ainda através da fórmula: Vamos tomar como exemplo novamente a função y = -x2 + 10x - 14 e calcularmos as coordenadas do seu vértice para conferirmos com o ponto indicado na tabela inicial.

Aula 05 - Função do Segundo Grau (Função Quadrática): Vértice de uma Parábola - X e Y do vértice

21 questões relacionadas encontradas

Qual é a fórmula do XV e Yv?

Xv = 5/2. Yv = -9/4.

Como calcular o x1 e x2?

Para encontrar os valores dos coeficientes a, b e c, é preciso observar a equação de 2ª grau: ax2 + bx + c = 0. Os valores obtidos em x1 e x2 devem corresponder com o respectivo resultado da soma e multiplicação em ambas as fórmulas.

Qual é a forma de delta?

O valor de delta é dado pela seguinte expressão: Δ = b2 – 4ac, em que a, b e c são coeficientes da equação e Δ é delta.

Qual a fórmula de Bhaskara e Delta?

Fórmula de Bhaskara. Para melhor compreensão o seu cálculo é dividido em duas partes: discriminante da equação e operações para determinar as raízes. A figura dentro da raiz na fórmula de Bhaskara é nomeada de discriminante. ... Se o delta for igual a zero, a equação terá somente um valor real ou dois resultados iguais.

Como é a fórmula de Bhaskara?

A fórmula de Bhaskara é um método resolutivo para equações do segundo grau utilizado para encontrar raízes a partir dos coeficientes da equação. ... Portanto, o coeficiente “a” é o número que multiplica x2; o coeficiente “b” é o número que multiplica x; e o coeficiente “c” é o número que não multiplica incógnita.

O que é ∆ t?

∆t é a variação de temperatura (°C ou K).

O que é o delta em matemática?

Na matemática e nas ciências aplicadas, é comum o uso da letra maiúscula para representar a diferença entre duas variáveis, como "ΔS", que identifica o resultado da diferença entre a variável "S" em duas situações distintas.

O que é x1 e x2?

Para saber se uma equação tem ou não raízes reais, ou seja, se possuem resultados que satisfaçam a equação, basta verificar o valor do ? (delta): ... As raízes da equação são chamadas de x1 e x2, e mesmo antes de calcular as raízes, podemos calcular a soma (S) e o produto (P) dessas raízes.

Como se calcula a área?

A área de uma figura é a medida equivalente a sua superfície. Para calcularmos a área de uma superfície, geralmente, multiplicamos a base (b) pela altura (h) do objeto.

Quais são equações do 1 grau?

O que é uma equação de primeiro grau? ... Sempre que há letras e números separados por um sinal de igual, temos uma equação. A equação 3x + 1 = 10, por exemplo, é uma equação de 1º grau, com uma incógnita apenas. De 1º grau, porque a única incógnita presente (x) tem expoente 1, sendo que x1 = x.

O que é abscissa de um vértice?

Uma abscisa (do latim abscissa, “cortada”) é uma coordenada horizontal num plano cartesiano retangular, que se expressa como a distância entre um ponto e o eixo vertical.

Como achar a abscissa de uma parábola?

A parábola intersecta o eixo das abscissas (x) e o eixo das ordenadas (y). Dada uma função do 2º grau representada pela expressão y = ax² + bx + c, para descobrirmos se a parábola intersecta eixo x, devemos fazer y = 0 e resolver a equação do 2º grau com base na expressão ax² + bx + c = 0.

Onde fica a abscissa e a ordenada?

O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.

O que é coordenada do vértice?

As coordenadas do vértice da parábola podem ser obtidas por meio de fórmulas que envolvem os coeficientes da função do segundo grau relacionados a ela. ... As parábolas ligadas a funções do segundo grau possuem ponto de máximo ou ponto de mínimo. O maior candidato a um desses pontos é chamado de vértice da parábola.

Artigo anterior
Para que serve fieira?
Artigo seguinte
Em que casos os mastócitos atuam como células de defesa do organismo?