Para que serve fieira?

Perguntado por: Benjamim Eduardo Cunha Almeida Neves  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)

As fieiras são responsáveis por exercer a força de compressão. Para que seu núcleo apresente a rigidez necessária, são produzidos de materiais bastante resistentes como componentes de tungstênio ou diamante industrial.

Para que serve uma fieira?

A fieira confere ao material extrudido a forma desejada. ... A fieira deve ser aquecida a uma temperatura adequada, a fim de se obter um extrudido com uma superfície bem lisa e uma correcta definição de todas as suas arestas.

O que são as fieiras Quais as características necessárias?

As fieiras, ou trefilas, utilizadas na trefilação são compostas de uma carcaça de aço e um núcleo feito de material bastante duro. O núcleo é geralmente feito de Carbeto de tungstênio ou diamante industrial.

O que é fieira mecânica?

É um processo industrial que acarreta na redução da seção transversal (largura) e respectivo aumento no comprimento do material. Consiste na Tração da peça através de uma matriz chamada fieira ou trefila, com forma de canal convergente.

O que são produtos trefilados?

Os materiais trefilados são elementos que passam por um processo mecânico para adquirir dimensões precisas. É o processo de trefilação, portanto, que resulta na obtenção de fios de dimensão reduzida a partir dos aços trefilados e também no controle de acabamento superficial e dos aspectos técnicos desses materiais.

40 questões relacionadas encontradas

Quais são as características de produtos trefilados?

A trefilação ocorre pelo pelo racionamento de uma barra , fio ou tubo através de uma matriz com perfil semelhante ao mostrado na Figura 1. Desde que a seção transversal da matriz seja sempre menor que a peça trabalhada, o processo de trefilação ocasionara uma redução em área e um aumento no comprimento.

Quais os equipamentos para trefilação?

Eles são:
  • Carretel alimentador.
  • Porta-fieira.
  • Garra ou mordaça para puxar a primeira porção do arame.
  • Tambor para enrolar o arame trefilado.
  • Sistema de acionamento do tambor.

O que é uma fieira e qual o seu papel no processo de trefilação?

O QUE SÃO AS FIEIRAS NO PROCESSO TREFILAÇÃO DE AÇO? As fieiras são responsáveis por exercer a força de compressão. Para que seu núcleo apresente a rigidez necessária, são produzidos de materiais bastante resistentes como componentes de tungstênio ou diamante industrial.

Quais são as zonas em que se divide uma fieira?

A geometria da fieira é dividida em quatro zonas (ver figura abaixo): (1) de entrada; (2) de redução ( = ângulo de abordagem); (3) guia de calibração ou zona de acabamento; (4) de saída. Os materiais de construção dependem das exigências do processo (dimensões, esforços) e do material a ser trefilado.

Qual é o processo de laminação?

É um processo de conformação que consiste na deformação de um metal pela passagem entre dois cilindros rotatórios que giram em sentidos opostos, designados por cilindros de laminação. A força de atrito entre o material e o cilindro provoca a deformação.

Quais as características vantagens e desvantagens da trefilação?

Esse processo tem como vantagem um melhor controle dimensional e geométrico do tubo extrudado. Nos dois processos, a desvantagem refere-se à limitação do comprimento do tubo restrito pela possibilidade de flambagem do punção, ou do mandril.

Como funciona Trefila?

A trefilação é uma operação em que a matéria- prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de uma força tracionadora aplicada do lado de saída da matriz.

Quais os materiais extrudados?

Extrusão e materiais de extrusão
  • Alumínio – este material é o mais extrudado em toda a indústria. ...
  • Aço – o tipo de aço plano de carbono é usado mais frequentemente do que qualquer outro tipo de aço. ...
  • Cobre – pode ser submetido à pressão que é cerca de 100 ksi.

Como se usa a fieira?

Tutorial – Como usar uma fieira para fio metálico
  1. Lima-se a ponta do fio em bico. ...
  2. Aquece-se o fio para recozer, tornando-o maleável. ...
  3. Enquanto o fio ainda está quentinho (mas não demasiado quente) cobre-se de cera. ...
  4. Coloca-se a fieira num torno, de preferência um grande e aparafusado à mesa.

Como é feito o processo de extrusão?

É um processo no qual um bloco metálico é colocado dentro de um recipiente e reduzido na sua seção transversal através da aplicação de elevadas forças de compressão, forçando-o a escoar através de um orifício ou matriz.

O que é uma Trefiladeira?

Você sabe o que é uma trefiladeira? Utilizada para tubos trefilados de precisão de 20mm a 250mm com espessuras de parede 1,05 a 12,70mm. Tubos esses que são utilizados para camisa de cilindro, circuito hidráulico e peças com dimensionais de alta exigência.

Quais são os tipos de extrusão?

  • - Extrusão Direta/Indireta.
  • - Extrusão Forward/Backward.
  • -a frio.
  • -a quente.
  • -Extrusão horizontal e Vertical.

Quais são as principais operações na estampagem?

Basicamente, a estampagem compreende as seguintes operações: corte, dobramento e encurvamento, estampagem profunda e prensagem. A prensagem pode ser plena ou compacta, quando o material é levado à fluência (prensagem entre moldes, como acabamento de peças já prensadas); ou prensagem côncava de peças em chapas (placas).

Qual a diferença de laminação e trefilação?

Com a trefilação, o cliente obtém fios nos quais é possível controlar as dimensões, as propriedades mecânicas e as características do acabamento superficial. Já com a laminação, a espessura de uma barra ou perfil metálico é reduzida.

Porque os materiais utilizados na fieira possuem alta dureza?

7- Porque os materiais usados nas fieiras possuem alta dureza? Para suportar os esforços da trefilação durante o processo de conformação do material.

Como é realizada a trefilação de tubos?

A trefilação de tubos é um processo que consiste em forçar a passagem de um tubo através de um conjunto e ferramentas constituído por uma fieira e um mandril. Isso difere da trefilação de barras e arames que só trabalha com a fieira.

Quais as principais características dos processos de trefilação e extrusão?

  • Elevada economia.
  • Combinação com outros processos.
  • Alta qualidade dimensional e superficial.
  • Fabricação de peças complexas.
  • Melhores propriedades mecânicas.

Quais os principais defeitos na trefilação?

Os principais defeitos de trefilação são relacionados abaixo: • Quebras por tração (fratura em taça-cone); Quebras internas (ponta de lápis); • Quebras na solda; • Quebras iniciadas na superfície do material (pé de corvo ou Chevron). A grande maioria das quebras na trefilação ocorre a partir da superfície do material.

São características do trabalho a quente exceto?

São características do trabalho a quente, exceto: a) Aumento da resistência mecânica b) Redução do trabalho do maquinário c) Redução de deformações profundas d) Grande produção de oxido. Processo de conformação mecânica no qual a peça é forçada a passar por roletes diminuindo sua espessura ou diâmetro.

O que são produtos extrudados?

Extrudar é forçar a passagem de um material através de um orifício. Na indústria em geral, a extrusão de um material é usada para dar forma a ele e conferir determinadas características.

Artigo anterior
Quais são as três modalidades de licitação para compras e contratação de serviços definidas na Lei n 8666 93?
Artigo seguinte
Como descobrir o vértice de uma parábola?