Quais são as três modalidades de licitação para compras e contratação de serviços definidas na Lei n 8666 93?

Perguntado por: Cristiana Mariana Vaz de Fernandes  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (75 avaliações)

O tipo de licitação é justamente a forma de julgamento que será utilizada pelo poder público para escolher a proposta mais vantajosa. Os tipos de licitação estão previstos no artigo 45 da Lei 8.666/93 e são três: menor preço, melhor técnica e técnica e preço.

Quais as modalidades de licitação previstas na Lei 8666?

As modalidades de licitação conduzem o processo de compra de produtos e de serviços públicos. Com características próprias e únicas, as modalidades são classificadas em seis tipos, entre elas: concorrência, convite, tomada de preço, concurso, pregão e leilão, descritas de acordo com a Lei 8.666/1993.

Quais as modalidades de licitação de acordo com a nova Lei?

Uma das grandes novidades da nova Lei de Licitações encontra-se no âmbito das modalidades de licitação, já que agora se prevê cinco delas: pregão, concorrência, concurso, leilão e o inédito diálogo competitivo, extinguindo-se, portanto, a tomada de preço e o convite, previstas na legislação anterior.

Quais são as modalidades de licitação?

Quais são as modalidades de licitação?
  • Tomada de Preços (Lei 8.666)
  • Convite (Lei 8.666)
  • Concorrência (Lei 14.133)
  • Concurso (Lei 14.133)
  • Leilão (Lei 14.133)
  • Pregão (Lei 14.133)
  • Diálogo competitivo (Lei 14.133)

Quais são as modalidades de compra?

Modalidades de Compras
  • De Emergência – É aquela que se realiza às pressas. ...
  • Especulativa – É realizada, antes de se apresentar a necessidade. ...
  • Antecipada – É realizada, a fim de atender às reais necessidades da loja para determinado período. ...
  • Contratada – É aquela que prevê a entrega dos pedidos em épocas pré-determinadas.

Licitação Pública [E7] - Modalidades de licitação

34 questões relacionadas encontradas

O que é modalidade de aquisição?

É uma forma de aquisição de bens e contratação de serviços utilizada quando for conveniente a aquisição de bens ou contratação de serviços para mais de um órgão ou entidade, ou quando não for possível definir previamente o quantitativo que será demandado pela Administração Pública. ...

Qual a modalidade de licitação mais utilizada?

4 - Modalidades de Licitação

O pregão eletrônico tem se transformado na modalidade mais utilizada para realizar as compras e contratações públicas em razão da transparência e celeridade do processo.

Quais as modalidades de licitação e qual a diferença entre elas?

As modalidades de licitação previstas na lei são: concorrência, tomada de preço, convite, concurso e leilão. Já o pregão foi instituído em 2002, através da lei nº 10.520/02. O pregão por sua vez, é o tipo de modalidade que possui a finalidade de desburocratizar o processo licitatório.

São modalidades de uma licitação exceto?

Todas abaixo são modalidades de licitação, EXCETO. Leilão.

Qual a modalidade de licitação para concurso público?

“Respeitados todos estes pressupostos, é perfeitamente cabível a contratação de empresa especializada em realização de concursos públicos através de licitação na modalidade convite, tipo menor preço”, concluiu José Alves Viana.

Quais são as modalidades de licitação na nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos nº 14.133 2021?

Voltando às modalidades de licitação contidas no texto da Lei Federal 14.133/2021, tem-se que as duas primeiras, pregão e concorrência, abrangem e, muito provavelmente continuarão a abranger, a grande maioria dos procedimentos de contratação com a Administração Pública.

O que mudou com a nova Lei de Licitações 2021?

Na Nova Lei as modalidades Tomada de Preços e Carta Convite não existem mais. Continuam apenas a concorrência e o pregão. ... De modo simplificado, o pregão será utilizado para contratação de bens ou serviços comuns, já a concorrência será aplicável às contratações de bens e serviços especiais.

Quais são as modalidades de licitação de que trata a Lei 13.303 2016?

A Lei nº 13.303/2016 não contemplou “modalidades” de licitação, a exemplo do que fez a Lei nº 8.666/93 (convite, tomada de preços e concorrência) e a Lei nº 10.520/02 (pregão).

Quais são os tipos de Licitações elencados na Lei n º 8666 1993?

A Lei 8666/1993 nos art. 22º e 23º prevê inicialmente cinco modalidades de licitação, sendo: a concorrência, tomada de preços, convite, leilão e concurso.

Quais são as modalidades de licitação Segundo os artigos 20 a 23 da Lei nº 8666?

São modalidades de licitação: I - concorrência; II - tomada de preços; III – convite. Artigo anterior que o Art. 23 se refere.

Quais são as possíveis modalidades previstas no artigo 22 da Lei no 8.666 1993 para compras licitação em âmbito público explica cada uma delas?

A Lei nº 8666/93 prevê, em seu art. 22, cinco modalidades de licitação: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão. A Lei nº 10.520/02 institui também como modalidade de licitação o pregão, a ser utilizado na aquisição de bens e serviços comuns.

Quem define a modalidade de licitação?

Primeiro a administração pública deve definir o objeto da licitação, saber o valor estimado do objeto e após o valor ela poderá definir a modalidade, ficando entre concorrência, convite e tomada de preço.

Quais as possíveis modalidades licitatórias prevista em lei e exemplifique quais suas diferenças?

Os tipos de licitação estão previstos no artigo 45 da Lei 8.666/93 e são três: menor preço, melhor técnica e técnica e preço. Como você pode ver, é bem diferente de modalidades de licitação, que é a forma geral de condução do processo licitatório. ... Tomada de Preço. Convite ou Carta-Convite.

Como escolher a modalidade de licitação mais adequada?

Para decidir sobre a modalidade de licitação é preciso considerar o valor estimado; se poderá sofrer aditivos ou prorrogações; se o bem ou serviço é comum; se já existe orçamento disponível; se há necessidade de contratações freqüentes ou se o quantitativo atende a necessidade durante um ano etc.

Qual é a modalidade em que o procedimento licitatório é mais complexo?

Importante salientar que existe uma espécie de hierarquia entre as três primeiras modalidades de licitação enumeradas na Lei 8.666/93 – concorrência, tomadas de preços e convite, sendo que a mais complexa destas é a concorrência, sendo sua utilização, em tese, possível para a celebração de contratos de qualquer valor, ...

Qual a modalidade de licitação para concessão?

Nas Concessões dos serviços públicos a licitação deverá ser na modalidade de Concorrência, porém quando a mesma for de “direito real de uso” será obrigatoriamente na modalidade Concorrência (§ 3º do Art. 23 da Lei 8666/93).

Quais são as formas de aquisição da propriedade?

A aquisição da propriedade imobiliária poderá ocorrer através de Usucapião, Registro do Título e pela Acessão. A Usucapião, ou prescrição aquisitiva, é uma forma originária de aquisição da propriedade imobiliária, que se dá pela posse prolongada no tempo e outros requisitos legais.

O que é aquisição de bens?

Aquisição é o ato de tomar posse de alguma coisa, seja ele bens, produto, serviço ou conhecimentos. A aquisição é aquilo que foi adquirido, podendo essa aquisição ter sido feita de diversas formas, por uma compra, permuta, doação etc.

Quais benefícios a Lei 13.303 2016 trouxe para a administração pública?

A Lei das Estatais passou a disciplinar a realização de licitações e contratos no âmbito das empresas públicas e sociedades de economia mista, independentemente da natureza da atividade desempenhada (prestadora de serviço ou exploradora de atividade econômica).

Qual é a Lei das estatais?

O que é a Lei das Estatais: dos contratos aos procedimentos da Lei 13.303/16. ... As Estatais são as empresas públicas e sociedades de economia mista, organizações que compõe a administração pública indireta que objetivam o lucro, concorrendo no mercado.

Artigo anterior
O que faz um estagiário de infraestrutura?
Artigo seguinte
Para que serve fieira?