Como consultar a inscrição estadual pelo cnpj?

Perguntado por: André Salvador de Valente  |  Última atualização: 18. November 2024
Pontuação: 4.1/5 (28 avaliações)

Acesse o site do SINTEGRA; Ao visualizar o mapa do Brasil, clique no estado onde a Inscrição Estadual está cadastrada, ou seja, na região de atuação da empresa; Você será direcionado para uma página de consulta.

Como saber o número da inscrição estadual de um CNPJ?

Acessar o site do SINTEGRA do estado que deseja consultar, por meio do mapa ou lista no canto direito. Selecionar a opção de consulta por CNPJ dentre as outras. Digitar o número do seu CNPJ. Logo em seguida, o sistema fornecerá informações sobre a inscrição estadual da empresa pesquisada.

Como saber a inscrição estadual de um MEI?

O SINTEGRA é uma ferramenta online que fornece informações sobre a situação fiscal das empresas. Para acessar o site, basta procurar por “SINTEGRA” seguido do nome do seu estado no seu mecanismo de busca. Dentro do SINTEGRA, localize a opção de consulta de Inscrição Estadual.

Como saber se o CNPJ está cadastrado na Sefaz?

Acesse o site do CCC.
  1. Selecione a Unidade de Federação (UF) que irá consultar; ...
  2. SINTEGRA. ...
  3. Preencha o CNPJ ou Inscrição Estadual e também note se tem algum código de controle. ...
  4. O processo já está finalizado, serão exibidas as informações que estão cadastradas na Sefaz como Identificação, Endereço e situação cadastral:

O que significa inscrição estadual no CNPJ?

A Inscrição Estadual é o registro do contribuinte sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços - ICMS. Esse registro é composto por nove dígitos e obrigatório para comerciar produtos físicos, que necessitam emitir nota fiscal eletrônica ou nota fiscal do consumidor.

COMO DESCOBRIR INSCRIÇÃO ESTADUAL PELO CNPJ - MEI/ME (IE)

17 questões relacionadas encontradas

Como consultar a inscrição estadual?

Qualquer pessoa pode consultar uma IE na Consulta Pública do Cadesp. Para empresário é possível ver todos os dados de sua empresa na Consulta Completa.

Como emitir o certificado de inscrição estadual?

Passo a passo para emitir o comprovante de Inscrição Estadual
  1. Acesse o portal SINTEGRA;
  2. No mapa interativo, clique no Estado de registro do CNPJ;
  3. Informe o seu CNPJ na página de consulta do cadastro do ICMS do seu Estado.

Quem é isento da inscrição estadual?

Empresas prestadoras de serviço são isentas de pagar o ICMS e, por isso, na maioria dos casos, são isentas da inscrição estadual. No entanto, há algumas exceções, como aquelas empresas que prestam serviços de comunicações e transporte interestadual e intermunicipal – que são serviços que devem recolher ICMS.

O que é o número da inscrição estadual?

O que é Inscrição Estadual? Composta por nove números, a Inscrição Estadual (IE), ou registro estadual, é o cadastro formal das empresas que comercializam produtos físicos e que necessitam emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Como saber o número da inscrição municipal pelo CNPJ?

Onde encontrar o número da Inscrição Municipal de São Paulo - SP
  1. Acesse o portal municipal, através do link: Prefeitura do Município de São Paulo;
  2. Clique em “Emissão da Ficha de Dados Cadastrais (informando o número do CPF ou do CNPJ)”:
  3. Informe o CNPJ e o Captcha de validação, em seguida clique em “Enviar”:

Onde fica o número de inscrição municipal do MEI?

Como encontrar o número da Inscrição Municipal? A Inscrição municipal aparece no alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura da cidade onde sua empresa está localizada. Este documento deve ficar exposto, bem visível na sede da sua empresa.

Quem é MEI têm inscrição municipal?

MEI precisa da inscrição municipal? Sim! Após registrar a empresa na Junta Comercial da sua cidade, você precisará se dirigir até a Prefeitura Municipal a fim de cadastrá-la. Pois é lá que se fornece o número de identificação municipal para poder obter o alvará de funcionamento da empresa.

Como consultar o SINTEGRA da empresa?

1 - Acesse o site do SINTEGRA: http://www.sintegra.gov.br/ 2 - No Mapa do Brasil exibido, clique sobre o Estado (UF) onde a IE está cadastrada, ou na lista de Estados à direita: 3 - Será exibido uma página para consulta usando a CCE (IE), CNPJ ou CPF.

O que é a inscrição estadual do MEI?

O que é? A abertura para Inscrição Estadual Micro Empreendedor Individual - MEI, o qual deverá efetuar sua formalização no Portal do Micro Empreendedor Individual, possibilita o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e a Inscrição Estadual.

O que é Inscrição Estadual exemplo?

A Inscrição Estadual ou IE, é um número (exemplo de um número de inscrição estadual de são paulo Ex: 388.108.598.269) que representa o registro formal de seu negócio (da sua empresa), no cadastro do ICMS, ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços, após este cadastro você passa a ter sua empresa ...

Quais são os tipos de inscrição estadual?

As opções de preenchimento são:
  • Contribuinte de ICMS;
  • Não contribuinte de ICMS ou;
  • Contribuinte isento.

Quantos números tem a inscrição estadual de uma empresa?

Formato: numérico Tamanho: 9 dígitos, sendo: - os dois primeiros correspondentes ao código do Estado(12); - os seis seguintes ao número de ordem no cadastro; - e o último dígito ao dígito de controle, calculado através do módulo 11. Passo 3: Se o resto da divisão é 0 ou 1, o dígito é 0.

O que acontece se não tiver inscricao estadual?

A falta da Inscrição Estadual poderá acarretar diversas dificuldades para empresas que têm obrigação de mantê-la em dia: as fiscalizações podem gerar multas e até mesmo apreensão de cargas transportadas, por falta dessa documentação correta.

O que fazer quando a empresa não tem inscrição estadual?

O que colocar na nota fiscal quando o cliente não tem Inscrição Estadual? Se o cliente for Não contribuinte do ICMS, basta marcar “Não Contribuinte” no “Tipo de IE” no campo de cadastro do cliente do seu sistema de emissão de notas, se pedir.

Porque tem empresas que não têm inscrição estadual?

Empresas prestadoras de serviços: Independentemente do porte ou volume de receita anual, toda prestadora de serviços configura-se como empresa isenta de Inscrição Estadual (salvo algumas exceções discriminadas em lei). Isso acontece porque a cobrança do ICMS é exclusiva para quem comercializa produtos físicos.

Qual documento encontro a inscrição estadual?

A Inscrição Estadual pode ser consultada no site do Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços (SINTEGRA), que é a plataforma federal responsável por consolidar e disponibilizar informações de contribuintes aos entes fazendários estaduais.

Como tirar a inscrição estadual pela internet?

Para obter a Inscrição Estadual, você deve acessar o site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado. Nele, você poderá fazer a solicitação do documento de maneira rápida e fácil.

Qual documento comprova isenção de inscrição estadual?

Certidão de Situação Cadastral ou de Inexistência de Inscrição no Estado.

Como consultar inscrição estadual fora do SINTEGRA?

https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/NFE/CCC. 2 - Selecione a UF onde encontra-se cadastrado o CNPJ do Contribuinte ou Inscrição Estadual e preencha os campos de pesquisa com a informação correspondente, além disso, selecione o Ambiente de Processamento, Produção ou Homologação. Clique em Pesquisar.

Como emitir Comprovante de Inscrição Estadual SP?

A certidão é gratuita. Para emitir, acesse a página do Cadesp, no portal da Sefaz-SP, ou clique neste link, e em seguida selecione “Certidão de Situação Cadastral". Basta inserir o CNPJ, digitar o código gerado na imagem e clicar em confirmar.

Artigo anterior
Como saber qual empresa protestou meu CNPJ?
Artigo seguinte
Qual é a religião dos palestinos?