Quais são as características da função emotiva?

Perguntado por: Eduarda Machado  |  Última atualização: 17. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (48 avaliações)

A função emotiva é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, ou seja, encontramos nos textos que utilizam essa função a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. O autor tem como principal desejo buscar a adesão de quem lê, convencendo-o através de algumas marcas gramaticais peculiares.

São características da função emotiva exceto?

São características da FUNÇÃO EMOTIVA, exceto: Verbos e pronomes na 1ª pessoa. Uso de pontos de exclamação.

O que é uma função emotiva exemplos?

5 exemplos de função emotiva ou expressiva

É uma função da linguagem que tem como característica a subjetividade, e costuma predominar em cartas pessoais, depoimentos, entrevistas, poemas, etc. Exemplos: 1. Nós, moradores da favela, vivemos todos os dias divididos entre o medo e a desconfiança.

São características da função poética?

A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma do discurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. ... Já o principal objetivo da função emotiva é emocionar, ao mesmo tempo que se preocupa com o emissor da mensagem.

Onde encontramos a função emotiva?

A função emotiva pode estar presente também em músicas, depoimentos, entrevistas, narrativas de caráter memorialista, críticas subjetivas de cinema, teatro e demais manifestações artísticas nas quais o discurso esteja centrado no próprio emissor.

Função emotiva ou expressiva - Brasil Escola

24 questões relacionadas encontradas

Onde se usa a função emotiva ou expressiva?

A função emotiva ou expressiva da linguagem é usada para transmitir as emoções e sentimentos do emissor. A mensagem transmitida é subjetiva e pessoal, sendo construída conforme a visão do seu emissor. ... A função emotiva ou expressiva dá ênfase ao emissor da mensagem, sendo muito usada na poesia.

O que é uma frase emotiva?

A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.

São características da função poética exceto?

Questão 1. Sobre a função poética da linguagem, é correto afirmar, exceto: ... Isso significa dizer que a função poética está voltada para a própria mensagem. c) Nesse tipo de função, a mensagem está centrada no emissor, pois a intenção do produtor do texto é posicionar-se em relação ao tema abordado.

Quais são os exemplos de função poética?

O poema é um ótimo exemplo, mas a função não está presente apenas nos textos que lidam mais diretamente com a poesia e a música. Anúncios publicitários — slogans, principalmente — e ditados populares são outros exemplos interessantes de textos em que a função poética pode predominar.

Quais são as poéticas?

Como disciplina teórica, a poética é o estudo das obras literárias, particularmente as narrativas, que visa esclarecer suas características gerais, a sua literalidade, criando conceitos que possam ser generalizados para o entendimento da construção de outras obras.

Quais são as funções da linguagem exemplos?

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.

Em que tipos de texto a função emotiva se faz presente?

Como o próprio nome sugere, a função emotiva é sempre introduzida em textos carregados de sentimentos, como cartas de amor, poesias, descrições em primeira pessoa, versos ou frases que revelam o mundo interior e as questões do eu. A função desse tipo de linguagem é justamente emocionar.

Quais as sete características que marcam a função emotiva?

A Função Emotiva ou Expressiva caracteriza-se pela subjetividade, pela mensagem que tem como objetivo emocionar. A função emotiva é uma entre as seis funções da linguagem: Função Referencial, Função Poética, Função Fática, Função Conativa e Função Metalinguística.

Quais as principais características da função referencial?

Os textos com função referencial possuem linguagem objetiva, sem a presença de aspectos subjetivos ou discurso literário. A função referencial usa a linguagem no sentido literal, com discurso, geralmente, na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado.

Quais são as marcas gramaticais da função emotiva da linguagem?

Na função emotiva, a expressividade é construída através do uso da primeira pessoa do singular. Nela, ganha voz o eu-lírico, que se posiciona de maneira incisiva em relação ao tema que está desenvolvendo.

Qual é a função da poesia?

Sua função é a de ser expressão verbal rítmica ao mundo informe de sensações, sentimentos e pressentimentos dos outros com relação a tudo o que existe ou é passível de existência no mundo mágico da imaginação.

O que é a linguagem poética?

O que é linguagem poética

Como vimos na Introdução, linguagem poética é uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva. A linguagem comum é aquela que não contém conotações mais expressivas, que não causam emoções, arrebatamentos e devaneios.

O que é poéticos?

Significado de Poético

adjetivo Que pertence à poesia, que é próprio dela. Apropriado para inspirar um poeta. Que comove; emocionante.

Como identificar linguagem emotiva?

Principais Características da Função Emotiva

Há o uso de interjeições para enfatizar o discurso; Marcada pelo uso da primeira pessoa do singular; O uso das pontuações para potencializar a expressão emotiva da mensagem.

O que é a linguagem Conativa?

A função conativa ou apelativa é uma das funções da linguagem, definidas pelo linguista russo Roman Jakobson. ... A função de linguagem conativa utiliza vocativos, verbos no imperativo e pontos de exclamação. Sua finalidade é focar o discurso de modo que incite a atuação do interlocutor.

O que é uma linguagem fática?

A função fática é uma das seis funções da linguagem elaboradas pelo linguístico Roman Jakobson (1896-1982). Essa função tem o objetivo de interromper, prolongar ou estabelecer a comunicação. O termo corresponde a rumor ou a ruído.

Onde se usa a função apelativa ou Conativa?

A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.

Onde encontramos a função Metalinguistica?

A função metalinguística está presente nos dicionários, cujos verbetes explicam a própria palavra, no filme que tem por próprio tema o cinema, no poema que tem por tema o fazer literário, em uma peça de teatro que tem por tema o teatro e demais gêneros em que a linguagem está preocupada com o próprio código.

Qual é a ênfase da função emotiva?

Na função emotiva, a ênfase é dada ao emissor da mensagem, transmitindo seus sentimentos e emoções.

Quais são as seis funções da linguagem?

Função metalinguística e função conativa. Função emotiva e função fática. Função fática e função referencial. Função emotiva e função metalinguística.

Artigo anterior
Quantos dias depois da menstruação posso fazer mamografia?
Artigo seguinte
O que significa os cinco sentidos?