Quais são as vantagens de criar raças zebuínas leiteiras?

Perguntado por: Francisca Iara Assunção Monteiro Henriques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

As raças indianas conhecidas como zebuínas se diferenciam das raças europeias por serem animais que se adaptam mais rápido, com grande resistência ao calor excessivo e à alta umidade do ar. O gado zebu usufrui com eficiência alimentos com baixa qualidade nutricional.

Quais são as vantagens benefícios das raças zebuínas descreva três vantagens benefícios?

Raças Zebuínas

Compõe aproximadamente 85% dos genes do rebanho brasileiro, apresenta como vantagens excelente taxa de sobrevivência, boa habilidade materna, tolerantes a parasitos e altas temperaturas, o que a caracteriza como uma raça rústica.

Qual o objetivo do cruzamento de raças leiteiras?

O objetivo do cruzamento é obter um melhoramento genético rápido, reunindo em um só animal as boas características de duas ou mais raças, aproveitando-se a heterose ou vigor híbrido. A heterose é o fenômeno pelo qual os filhos apresentam melhor desempenho (mais vigor ou maior produção) do que a média dos pais.

Por que as raças zebuínas tem melhor desenvolvimento produtivo no Brasil?

E é uma raça que nasceu para dar certo. As principais características que fazem esses animais se destacarem dos demais zebuínos é a alta fertilidade e a habilidade materna que garantem o bom desenvolvimento dos bezerros. Além disso, as matrizes possuem ótima produção de leite.

Quais as vantagens de se utilizar o cruzamento entre as raças Holandesa e Gir Leiteiro na pecuária de leite?

No caso do cruzamento de vaca Gir com touro Holandês PO, as fêmeas F1 irão apresentar maior precocidade e maior aptidão leiteira (características típi- cas do Holandês) do que a Gir e também maior resistência a ectoparasitas, maior tolerância ao calor e maior rusticidade do que o Holandês, pois essas são ...

Raças zebuinas

20 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens do cruzamento entre animais das raças Holandesa e Jersey?

Os autores concluem que o cruzamento entre Holandês e Jersey irá resultar em vacas adequadas para sistemas de pastagem, devido à elevada ingestão de pasto, com o benefício adicional de melhoria produção e eficiência alimentar, sendo consequência do vigor híbrido e da complementaridade entre as raças.

Quais são os cruzamentos usados para melhorar a produção de leite da Guzerá?

O cruzamento entre Touro Guzerá com vacas Holandesas ou Pardo-Suíças geram mestiças leiteiras com ótima produção, além de machos com boa capacidade de ganho de peso e acabamento. Outra importante característica das vacas Guzerá está relacionada aos ligamentos mamários mais fortes.

Qual a importância do zebu no Brasil?

Nos últimos anos, o cruzamento industrial do zebu com o gado europeu abriu caminho para o país liderar o comércio internacional de carne bovina. A experiência permitiu reunir no bezerro meio-sangue a rusticidade do zebu com o sabor da carne do europeu.

São raças zebuínas?

As raças zebuínas, Bos indicus, originárias da Índia, em sua história de seleção milenar, reúne todos os predicados genéticos para se adaptar aos nossos sistemas de produção de carne ou leite tropicais. Introduzidas no Brasil a partir do Séc.

Qual a melhor raça Zebuina?

Guzerá – considerada a primeira raça zebuína utilizada pelo homem possui fácil adaptação e pode ser utilizada para a produção de leite e carne. Uma característica importante é a fertilidade da raça, já que se bem manejada pode fazer um bezerro a cada 13 meses.

Qual a importância dos cruzamentos em genética?

O cruzamento é sem dúvida uma forma de se conseguir melhoria genética e incrementos de produção e de produtividade. Contudo, isso não elimina a necessidade, e muito menos diminui a importância da seleção como método de melhoramento genético a ser realizado concomitantemente.

Quais são os tipos de cruzamentos entre raças?

Os cruzamentos, de um modo geral, podem ser classificados em:
  • Estático: todos os produtos do sistema ou de uma determinada fase do sistema, machos e fêmeas, são destinados a recria e engorda. ...
  • Contínuo: as matrizes de reposição são retiradas do próprio sistema do cruzamento, que continua indefinidamente.

Quais são os impactos gerados pela bovinocultura de leite?

Observa-se, entretanto, que cada um desses fatores de produção na pecuária provoca impactos sobre o ambiente, tais como desmatamento e queimadas em pastagens e florestas, poluição por dejetos animais e agrotóxicos, erosão, degradação e compactação do solo e contaminação das águas.

Quais as principais diferenças entre Zebuinos e taurinos?

Os zebuínos tem cupim. Os taurinos não. O cupim é aquele 'montinho' que fica no dorso dos bois e vacas zebuínas, próximo ao pescoço. Os taurinos não tem uma barbela (aquela pelanca que fica embaixo do pescoço) menos desenvolvido, enquanto que os zebuínos tem barbelas bem desenvolvidas.

Quais as 3 principais raças especializada em produção de leite no mundo?

As principais são:
  • Raça européia pura, especialmente selecionada para produção de leite, como a Holandesa (H), a Pardo-Suíça ou Schwyz, a Jersey, a Guernsey e a Ayrshire. ...
  • Raça européia de dupla-aptidão (produção de leite e de carne), como a Simental, Dinamarquesa, Red Poll. ...
  • Raças Zebu Leiteiras (Gir; Guzerá; Sindi etc.)

Quais as principais diferenças morfológicas e produtivas entre taurinos e zebuínos?

As duas formas de gado, identificadas como taurinos (bos taurus) e zebuínos (bos indicus), são basicamente diferenciadas entre si pela ausência e presença de cupim ou giba. Os fetos com poucas semanas já possuem o cupim.

Quais raças tem cupim?

O cupim está presente em todas as raças zebuínas: Nelore e Nelore Mocho, Guzerá, InduBrasil, Brahman, Gir, Sindi e Tabapuã.

São animais de origem zebuína?

Dentre as raças bovinas atualmente existentes no país, o Nelore, Gir e Guzerá representam a maioria das raças de origem zebuína e o Brahman, Tabapuã e Indubrasil a maioria das raças compostas por cruzamento de raças zebuínas.

O que é uma raça taurina?

São os bovinos nascidos sem chifres. De todas as raças taurinas, são a de menor porte. O peso de abate gira entre 420 e 450 kg. A aptidão é para gado de corte.

Quais as características do Zebu?

Características gerais do gado zebu

Pele mais fina, se comparado ao do bovino europeu. Pigmentação de cor escura ou preta. Maior resistência ao calor.

Qual a origem do gado zebu?

Originário da Índia, onde o grande rebanho não tem utilização para abate, o gado foi objeto de diversos cruzamentos em dezenas de países, devido a sua natural predisposição para a adaptação e resistência.

Quanto custa um boi zebu?

Zebu da Terra estreia no mercado com touros Tabapuã à média de R$ 12.705 • Portal DBO.

Quais os tipos de cruzamentos que podemos utilizar dê exemplos?

Os cruzamentos podem ser do tipo:
  • Rotacionado: uso de apenas duas raças, segurando as fêmeas para reprodução, sendo estas acasaladas com animais da raça da mãe ou do pai (retrocruzamento);
  • Terminal: cruzamento entre duas raças, onde todos os produtos são destinados ao abate;

Qual o cruzamento do Tabapuã?

O Tabapuã é uma raça brasileira fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana. Foi na década de 40, no município de Tabapuã (SP), que a raça assumiu as características que perduram até hoje. Mas sua história começa em 1907 na região de Leopoldo de Bulhões, no estado de Goiás.

Quais cruzamentos precisamos fazer para chegar a um animal Girolando Puro Sintético?

Para ser registrado como PS – Puro Sintético da 'RAÇA BOVINA GIROLANDO', como primeiro requisito, o animal deverá ser Bi-mestiço 5/8, ou seja, produto do cruzamento de animais com composição racial entre 4,5/8 de Holandês + 3,5/8 de Gir (9/l6) e 5,5/8 de Holandês + 2,5/8 de gir (11/16).

Artigo anterior
Quais os impactos ambientais negativos dos esportes de aventura na natureza?
Artigo seguinte
Quem tem direito ao valores a receber?