O que é a análise de solo?

Perguntado por: Ana Doriana Garcia de Castro  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (49 avaliações)

A análise de solo é o principal instrumento para o diagnóstico da fertilidade do solo, permitindo a recomendação das quantidades de adubos e calcário necessárias para obter rendimentos elevados das culturas.

Qual o objetivo da análise do solo?

A análise de solo tem como objetivo quantificar os nutrientes disponíveis a partir da amostra de solo extraída. Com esses resultados poderá ser qualificado o solo e quantificado o calcário e adubação a ser aplicada.

Quais são as análises de solo?

Na prática, existem três tipos de análise do solo, são elas:
  • Análise química completa. A análise química completa é realizada quando é necessário avaliar todos os macronutrientes e micronutrientes do solo. ...
  • Análise química básica. ...
  • Análise Física. ...
  • Passo a Passo da coleta do solo para análise.

Como é feita a análise de solo *?

Análise de Solo: Como é feita?
  1. Divisão da área em glebas. Nesta etapa, a área total da propriedade é avaliada e as áreas próprias para cultivo são divididas e condições como vegetação natural, topografia e cor do solo são analisadas.
  2. Amostragem do solo. ...
  3. Profundidade de amostragem. ...
  4. Tipos de Amostra. ...
  5. Interpretação de dados.

Onde se faz análise de solo?

Onde realizar análise de solos? A Embrapa Solos coordena e recomenda os participantes do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). Dele participam os laboratórios que utilizam o Método Embrapa de Análise de Solos.

Análise do solo: características físicas e químicas

45 questões relacionadas encontradas

Como é feita análise foliar?

A análise foliar permite observar se a planta está ou não bem nutrida. ... Para a análise foliar, recomenda-se fazer amostragem entre 50 e 60 dias após o semeio. Deve-se coletar pelo menos 20 folhas por hectare, escolhidas de forma aleatória.

Quais são as principais análises do solo para uso agrícola?

Dentre esses aspectos, têm-se coloração e textura do solo, relevo, histórico de manejo, matéria orgânica, nível de nutrientes, cobertura vegetal e produtividade. Exemplo de separação de glebas e caminhamento em zigue- zague para coleta.

O que é V na análise de solo?

Percentagem por Saturação de Bases (V)

O valor V nos dá uma idéia da percentagem dos pontos de troca de cátions que estão ocupados por bases. Ou seja, quanto por cento das cargas negativas estão ocupadas por K, Ca, Mg, Na, e passíveis de troca a pH 7,0 quando comparado com os pontos ocupados por (H+Al).

Quais são as 4 formas de fertilidade do solo?

A fertilidade do solo pode ser dividida em quatro tipos: a) Fertilidade Natural: É a fertilidade decorrente do processo de formação do solo: material de origem + ambiente + organismos + tempo. Fertilidade de um solo nunca trabalhado. b) Fertilidade Atual: É a fertilidade do solo após a ação antrópica (do homem).

Como é feita uma análise de solo é sua importância?

A análise do solo é feita seguindo as seguintes etapas: Amostragem do solo; preparo da amostra; envio ao laboratório; análise química; interpretção dos dados; recomendação de adubação. A análise do solo nos permite identificar a quantidade de nutrientes, matéria orgânica e o pH que o solo tem.

O que é a fertilidade do solo?

Fertilidade do solo é à capacidade do solo em suprir elementos essenciais às plantas. ... Nesse momento, cuidar da fertilidade do solo é essencial, pois é o cuidado e a capacidade do solo de prover os nutrientes para as plantas que vai ajudá-las na sobrevivência e no desenvolvimento.

Como identificar a fertilidade do solo?

Indicadores Físicos: densidade, porosidade, textura, compactação, etc. Químicos: pH, capacidade da troca de cátions (CTC), salinidade, etc. Biológicos: matéria orgânica, diversidade de microrganismos, atividade microbiológica, etc. Visuais: observação do solo, de fotografias aéreas, resposta da planta no solo e outros.

Quais são as leis da fertilidade do solo?

Leis da Fertilidade do Solo
  1. Lei do Mínimo (Liebig, 1843)
  2. Lei dos Acréscimos Não Proporcionais (Mitscherlich, 1909)
  3. Lei do Máximo (Voisin, 1973)
  4. Lei da Restituição.
  5. Lei do Decréscimo da Fertilidade"
  6. Lei dos Fatores Limitantes.
  7. Lei da Igual Importância dos Fatores de Produção.

O que é saturação por bases V %)?

Saturação por bases (V)

É a soma das bases trocáveis expressa em porcentagem de capacidade de troca de cátions.

Como achar o V1 na análise de solo?

V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+).

O que é CTC a pH 7?

A Capacidade de Troca de Cátions a pH 7,0 (CTC a pH 7,0) é calculada pela soma dos teores de Ca++, Mg+, K+, Al+++ e H+ determinados na análise e dada em cmolc/dm3. Esta representa a quantidade máxima de cargas negativas que o solo possui e que poderiam permitir a troca por cátions.

Quais os principais benefícios que a amostragem e análise de solo podem proporcionar ao produtor rural e ao meio ambiente?

Os principais benefícios que a amostragem e análise de solo podem proporcionar incluem: aumento da produtividade por meio da identificação de nutrientes ou fatores químicos do solo que estão limitando o crescimento das plantas, aumento da eficiência do uso de fertilizantes e recomendação de taxas de fertilizantes ...

Como fazer análise de solo para pastagem?

A recomendação de 0 a 20 cm é básica, pois em 20 cm de solo teremos, aproximadamente, 70% do sistema radicular da gramínea. Podemos também realizar uma coleta de 20 a 40 cm de profundidade e teremos um solo mais pobre nessa camada, em que será necessário um investimento maior, caso tenhamos a pretensão de corrigir.

Como fazer coleta para análise foliar?

A amostragem foliar requer procedimentos cuidadosos. Nesta operação consideram-se: a época e a idade da planta, a posição da folha na haste, o número de amostras por planta e por gleba e, finalmente, o encaminhamento da amostra para o laboratório.

Por que fazer análise foliar?

Uma simples folha pode ser o caminho para uma maior produtividade e lucratividade. E isso é possível graças à análise foliar que, de maneira resumida, tem o papel de verificar quais nutrientes estão em falta ou em excesso nas plantas, tendo como base padrões pré-estabelecidos.

Quais objetivos da análise foliar?

O que é análise foliar

Verifica o estado de nutrição e o uso de nutrientes de uma planta; Ajuda a entender o desequilíbrio de carência ou toxicidade dos nutrientes nas plantas; Permite entender a aplicação dos nutrientes perante o solo ou se eles não estão sendo aproveitados pela planta.

Como funciona a Lei de Liebig?

Justus von Liebig (1850) já dizia que: “O rendimento de uma safra é limitado pelo elemento cuja concentração é inferior a um valor mínimo, abaixo do qual as sínteses não podem mais fazer-se”.

O que é a Lei da restituição?

LEI DA RESTITUIÇÃO

nutrientes absorvidos pelas plantas e exportados com as colheitas, ou seja, aqueles que não foram reciclados. Essa lei considera o esgotamento dos solos, decorrência de cultivos sucessivos, como uma das origens da redução da produtividade.

O que diz a Lei dos acréscimos decrescentes?

A Lei dos Incrementos Decrescentes

Os estudos do professor alemão Eilhard Alfred Mitcherlich possibilitaram a criação em 1909 desta lei que diz que a produtividade de uma planta decresce à medida que se aumenta a quantidade fornecida de um determinado nutriente via fertilizante.

O que causa infertilidade do solo?

A lixiviação é responsável por causar a infertilidade do solo. Isso ocorre devido à lavagem superficial dos sais minerais do solo, podendo gerar a formação de voçorocas grandes e extensos sulcos (fendas). Na prática, a lixiviação pode ser provocada pelo desmatamento, chuvas intensas ou uma soma desses dois fatores.

Artigo anterior
Como ocorre a absorção foliar?
Artigo seguinte
Quanto de álcool tem a Brahma puro malte?