Tem que colocar vírgula depois do nome?

Perguntado por: Sara Miriam de Morais  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)

Resposta: todas estão corretas. Os nomes próprios de pessoas escritos numa frase podem ou não ser separados por vírgulas. Repare na diferença da pontuação: O escritor brasileiro Machado de Assis nasceu em 1839.

Pode usar vírgula depois do sujeito?

Tem mais depois da publicidade ;) A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

Quando não se deve usar a vírgula?

Quando não usar a vírgula
  • 1 - Não separar o sujeito do predicado. A vírgula nunca deve separar o sujeito do predicado. ...
  • 2 - Não separar o verbo do complemento. A mesma lógica se aplica ao verbo e seus complementos - tanto diretos quanto indiretos -, como:

Quem tem amigos tem tudo vírgula?

Pablo Jamilk⚜ on Twitter: "Quem tem amigos tem tudo! Não há vírgula nessa frase!

Quem guarda tem vírgula?

“Quem sabe, faz; quem não sabe, ensina”. “Quem procura, acha; quem guarda, sempre tem”. “Quem não faz, leva”. Agora, se o verbo for idêntico nas duas orações, esta vírgula passa a ser indispensável: “Quem deu, dará; quem pediu, pedirá”.

USO DA VÍRGULA: DICAS RÁPIDAS

24 questões relacionadas encontradas

Onde colocar a vírgula?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  1. Use vírgula nas enumerações. ...
  2. Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  3. Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Use vírgula para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo.

Quem pode pode tem vírgula?

É em nome da clareza que, como destaca o professor gaúcho Cláudio Moreno, a vírgula deixa de ser facultativa para se tornar indispensável quando o verbo se repete – “Quem pode, pode” – ou numa frase como “Quem ama, cobra”, na qual o sinal de pontuação evita que se insinue no entendimento do leitor uma disparatada ...

O que deve ficar entre vírgulas?

A vírgula, então, é aplicada uma única vez antes ou depois de alguma palavra ou expressão. Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

Quem casa quer casa vírgula?

Na minha opinião, não devemos pôr vírgula entre o sujeito e o verbo em hipótese alguma: “Quem lê sabe”; “Quem sabe lê”; “Quem avisa amigo é”; “Quem casa quer casa”; “Quem estuda passa”; “Quem bebe Grapete repete”...

Quem concorda respira tem vírgula?

"Vírgula é para respirar. Cada vez que se respira, coloca-se uma vírgula." De Oiapoque (AP) a Chuí (RS), todos já ouvimos essa definição "científica" numa aula de português.

Tem vírgula depois de oi?

A interjeição de chamamento ó é um caso especial, pois ela faz parte do vocativo. ... Assim, a seguir a ó não colocamos vírgula, mas a regra de isolar o vocativo é respeitada. EM RESUMO, sempre devemos utilizar a virgula após a saudação, veja abaixo: Bom dia, Fulano.

Quando a vírgula não é usada na estrofe?

A "Vírgula" não é utilizada nos seguintes casos: Entre o sujeito e o verbo da oração, quando juntos: Atletas de várias nacionalidades participarão da grande maratona.

Artigo anterior
Qual o nome da banana-da-terra?
Artigo seguinte
Quanto é 1 quinto de 50?